Seria atração ou toc? Reparo mais em homens

Feita por >Manuel · 27 jul 2023 Orientação sexual

Ultimamente, a uns 3 meses atrás, comecei a ter sintomas de TOC de sexualidade depois de broxar inúmeras vezes e duas pessoas dizerem que eu poderia ser gay...
Ai minha vida virou um inferno, toda hora me testo, tô imaginando uma cena normal, entra uma imagem de sexo com outro homem, imagino fazendo oral em uma mulher, entra a imagem de mim fazendo em um homem, ta ficando cansativo, tem dias que sinto ansiedade fora de casa quando um homem bonito chega perto de mim...
Eu sei que depois que eu comecei a ter os sintomas, passei a reparar muito mais nos homens do que nas mulheres, porém eu não tenho desejo nenhum... e nem vontade de conversar ou de conhecer...
Eu já tenho o histórico de consumo recorrente de pornografia e masturbacao como um vício já, e agora, com os pensamentos, eu já os dois como uma forma pra aliviar os pensamentos intrusivos...
Ai nessa eu não tenho desejo nem em homens e nem em mulheres...
Mas se tratando de mulheres, eu gosto de conversar, de estar perto, de abraçar, interagir, e essa eu tenho vontade de conhecer, meus olhos se direcionam pro bumbum e pros seios... mas não tenho o desejo...
E pra homens eu acabo desviando o olhar quase sempre, mas pra região do rosto, eu vejo e desvio o olhar...
Ai eu não sei se sinto atração por homens ou por mulheres... porque não sei diferenciar atração de amizade, e etc...
E já tenho os vicios de pornografia e masturbacao a ponto de sentir ansiedade se passar mais de 4 dia sem...

A melhor resposta 28 JUL 2023

Olá Manuel! Obrigado por escrever. Calma! Embora não tenhamos a tua idade, há sinais de que, ou você ainda é bem jovem, ou viveu teorias, virtualidades, encenações sobre as coisas, mas não viveu, por exemplo, turmas de colegas e conhecidos éticos e saudáveis em práticas de coisas sublimes socialmente, como esporte coletivo de contato, teatro, estudos sérios e consistentes, trabalho consistente. A pornografia é uma distorção grave da realidade, levando as pessoas a suporem realidades que não existem; a masturbação, com predominância ou exclusividade, não permite treino de troca social.
Você precisa de pessoas reais, de cultura, real, de trabalho sério e real, de estudos comprometidos e profundos, de trocar o ver pelo fazer, mas o fazer pintura, futebol, basquete, serviços, estudos, pintura, produção de texto, jardinagem, escultura, desenho, viagem social, ou outras formas de vivenciar a troca social real, com pessoas reais, minimizando celular, televisão, internet, cinema e outras formas indiretas e fantasiosas, que distorcem o entendimento da cultura e da natureza humana.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8607 respostas

29 JUL 2023

Olá Manuel, espero que esteja tudo bem com você.

O ponto para o qual imediatamente gostaria de chamar sua atenção, é o fato de você falar sobre seu vício em pornografia, que já fazem muitos anos. Tenho observado, em alguns casos semelhantes que tive oportunidade de acompanhar, que esse vício traz um pouco de "confusão" acerca da sexualidade, sem necessariamente corresponder a realidade. O consumo excessivo de pornografia, de maneira continuada, por muitos anos, nos leva a entrar em contato com uma série de práticas e comportamentos que só acontecem nos filmes, e que não tem nenhuma relação com a realidade. Neste cenário, principalmente quando ainda jovem, no momento em que se está entrando em contato pela primeira vez com a sexualidade, é comum criar fantasias e dúvidas, que só vão existir devido ao consumo desse tipo de conteúdo, e que acabam te afastando de experiências reais, com mulheres reais. Falo isso porque você afirma que não sente atração nenhuma por homens. Não se sabe ao certo como e quando esse conteúdo vai causar essa interferência, mas certamente isso vai acontecer. Chamo atenção também para o fato de que você sente prazer em estar com meninas, já namorou, e se sente atraído pelo sexo oposto. Isso é a sua realidade, pois é como você a descreve, e diz respeito aos teus sentimentos e desejos, por isso, deve ser considerado como fato importante. É importante mencionar também que seu desejo, atualmente, está direcionado apenas para o conteúdo pornográfico, tendo em vista o consumo excessivo desse tipo de conteúdo, e isso pode explicar as experiências poucos satisfatórias na hora do sexo, pois seu cérebro está condicionado a sentir prazer apenas com aquele tipo de estímulo (pornográfico), e isso faz você imaginar que não sente desejo por mulheres. A primeira indicação é que você possa realmente cessar seu consumo de pornografia completamente, até restabelecer seu equilíbrio, segurança e tranquilidade no campo sexual. Um outro ponto é que você não precisa ficar "se testando", ou criar situações para verificar sua sexualidade, pois isso acaba sendo um caminho contrário para uma boa experiência sexual. Haja naturalmente, e se conecte com seus sentimentos e desejos, da maneira que você expôs no que escreveu. Por último, é super indicado você buscar um profissional de Psicologia para te ajudar neste momento. É importante ter o acompanhamento desse profissional para sua mudança em relação ao consumo de pornografia, e também para que você possa ter alguém capacitado para conversar sobre suas dúvidas e questionamentos, durante todo esse percurso. O caminho da psicoterapia é muito valioso para você no momento, e pode te ajudar bastante com suas questões.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal