Tenho tido devaneios frequentes, o que pode ser e como lidar?

Feita por >Skyler. · 29 jan 2020 Problemas psicológicos

Bem, como foi dito no título, eu tenho tido devaneios muito frequentes e demorados, o que está me atrapalhando em questões sociais e de concentração. Tenho gasto literalmente a maior parte do meu tempo devaneando, e sem exagero. Isso acontece em todos os lugares e situações, não tem como evitar, simplesmente acontece e quando me dou conta já se passou um bom tempo. Meus devaneios de forma geral são basicamente eu como protagonista (claro, com algumas coisas mudando) sendo e fazendo tudo que eu quis ser ou fazer. Até aí eu achava que era uma fase da adolescência e etc, o problema foi minha cabeça começar a trabalhar igual uma máquina por causa disso. Eu me sinto exausta. Na escola, na rua, almoçando, jogando... sempre algo vai me dar inspiração pra um novo devaneio, isso faz com que eu tenha no mínimo umas 15 histórias com personagens e enredos diferentes. É, daria uma bela enciclopédia. Se eu pudesse me descrever agora em poucas palavras seria como uma página aberta no Google, cada história seria uma aba a ser aberta no navegador. É de fato muita informação e é isso que me deixa cansada e com sensação de estar sobrecarregada. Quando eu estou no meio de um “transe” desses é como se o mundo real não existisse, eu esqueço completamente dele e entro no meu próprio. Isso me prejudica bastante nisso também. É, eu esqueço do mundo real mesmo. Nas aulas por exemplo, se isso se iniciar, de fato só vai acabar quando alguém chamar minha atenção. Algo interessante é que isso inclusive influência na minha personalidade, minhas personagens geralmente tendem a ter personalidades distintas de mim, então tem dias que por conta de um devaneio eu me sinto mais a “fulana” (personagem).
Eu estou de fato viciada nessas “pequenas“ histórias, mesmo quando percebo que estou presa a um devaneio é difícil me concentrar depois, afinal fica como uma obrigação e vontade extrema de prosseguir. Já teve alguns casos de que eu mesclei cenas do meu ”sonho” com a realidade ou até mesmo me sentir distante de mim mesma por conta disso, como se não fosse eu neste corpo. Porém acho que isso é normal, afinal eu passo metade do meu dia neles. Eu pesquisei um pouco no Google sobre o assunto porém não gostaria de me auto-diagnosticar com nada, então é isto. Caso tiverem tido paciência para ler até aqui, muito obrigado.
Como posso melhorar e o que pode ser isso?

A melhor resposta 30 JAN 2020

Oi Skyler, Muito interessante o que está acontecendo contigo e para te tranquilizar, isto não é nenhum problema psicológico. É normal, porém precisa compreender e tomar algumas providências no sentido de manter a atenção no real. É um perigo se estiver dirigindo e entrar num devaneio, o que poderá acontecer? Pode bater o carro, causar acidente.
Muito interessante isto e poderias te beneficiar e aos outros, pela tua intuição e acesso a outras realidades, outras dimensões. Poderia ser tratado isso com um Terapeuta Energético Espiritual para dar andamento, ter compreensão e saber lidar com esta faculdade, tratar dos sonhos e analisar o conteúdo das tuas elaborações.
Quanto à tua rotina, realmente é uma atividade psíquica elevada e cansa mesmo. Se for numa atividade que inclua tempo limitado sugiro que alerte o professor para que esteja atento contigo, explicando antes para ele, claro. Conseguiria ter consciência do conteúdo? Poderia escrever as tuas “histórias”. Gostaria de poder tratar isto mais de perto para melhor ajudar.
Mas, faça exercício de ficar atenta, de focar o objetivo da tua ação.
Internamente, aceite-se assim embora não compreenda ainda o significado. Não é maluquice, não!