Como lidar com a esquizofrenia e borderline do meu parceiro?

Feita por >cassy · 21 abr 2020 Esquizofrenia

eu tive um relacionamento conturbado com uma pessoa, ele terminou na esperança de ambos ficarem bem mas eu acabei saindo disso bem mal, e digamos que eu chamo tudo que eu vivi depois de outubro de 2017(término) até metade de 2018 de piloto automático pq além da profundo poço que eu estava (tenho depressão entre outras coisas) eu deixava tudo acontecer comigo. tanto que eu acabei ficando com dois amigos dessa pessoa.(é, eu sei, que grande m****) ele voltou comigo em 2019 mas até ai eu não sabia da esquizofrenia eu não me lembro se soube ainda em março ou abril. mas um dia ele me forçou a contar exatamente oq aconteceu. (a esquizofrenia dele é tipo paranoide) eu acabei cedendo e desde então ele tem se vingado de mim com traição com uma pessoa até que só em novembro eu soube mas foi pouco tempo antes da tentativa de suicídio dele então eu ignorei esse fato por um tempo pq eu me importava com ele ele passou três dias no hospital. ele era muito agressivo verbalmente nessa época de novembro-dezembro e foi ai que ele descobriu que tinha borderline.(diagnósticada nesse período no hospital) e eu sei, essa relação pode estar longe de ser saudável mas depois de descobrir o que a borderline faz com alguém é uma m**** mas meio que justifica todas as ações que ele teve até aquele momento. faz um tempo que ele é esquivo e esquizóide comigo e com outras pessoas (borderline) mas eu quero fazer o possível pra melhorar isso. não sei como reagir quando ele é impulsivo e agressivo (apenas verbalmente) não sei como amenizar a crise pq as vezes é aleatório mas as vezes é por conta do meu passado. eu queria saber o que dizer ou como acalma-lo em surtos e crises (principalmente causadas por memórias do meu passado) eu não quero deixa-lo e queria que fossemos mais próximos mas nunca sei como fazer isso sem ele ter uma crise por muito tempo... ele não quer tomar os remédios dele pq diz que não ajuda e em meio a pandemia não pode continuar o tratamento dele. (ele devia tomar hadol, clonazepam e revoc que foi passado). hoje tentei influencia-lo e convencê-lo que podia melhorar e ele surtou. andei pesquisando sobre borderline mas ainda não sei direito como agir com ele além do apoio emocional e da pesquisa pra entender oq ele tem. namorado está entre aspas pq estamos separados no momento, isso tem sido frequente desde outubro, e oq mais tem sido frequente é depois do término ele procurar outros relacionamentos que geralmente só duram três dias...

A melhor resposta 22 ABR 2020

Olá Cassy! Grato por participar. Você citou alguns nomes de quadros de adoecimentos psíquicos: esquizofrenia, borderline, depressão, paranóia. Todas essas palavras referem-se a estados de pessoas, estão contidas em pessoas, mas pessoas são infinitamente maiores do que esses quadros psíquicos. Cada pessoa é única, cada palavra dessa apresenta uma coloração própria em cada pessoa. Por isso é preciso estudar, de forma personalizada, cada caso. A psicologia, para esses casos, solicita, paciência, paciência, muita paciência, cuidado, muito cuidado, com as manipulações, perspicácia, jogo de cintura, para lidar com a situação mantendo a essência da sanidade na condução da troca com pessoas. Nesse estado, há forte energia em busca de direcionar para caminhos que deem sustentação ao lado doentio de uma parte da relação. Essas palavras citam o mínimo do mínimo que é preciso levar em conta. Será necessário, para você, e para ele, ajuda profissional. Pelo seu relato, com a necessidade de uma melhor avaliação presencial, ele precisara de psiquiátra e psicólogo, você, a princípio de psicólogo. Cada qual de vocês, precisa resgatar a inteireza pessoal. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente o necessário). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.