Inquietação na minha primeira experiência profissional

Feita por >elola ramos · 15 ago 2023 Abordagem psicológica

Boa tarde! me chamo Elola e sou estagiária numa empresa, está sendo minha primeira experiência profissional. As pessoas são super respeitosas com meus horários e limites, também não faço nada que não seja minha função. apesar disso tudo, nunca me senti bem aqui. Estou sempre ansiosa e quieta na sala, antes achava que era questão de tempo pra me soltar e aprender, mas simplesmente não consigo nem mandar mensagem ou dar um bom dia que parece que minha voz não sai. Sempre que tenho que mandar qualquer coisa eu planejo mil vezes e ainda pelejo pra conseguir mandar. Essa sensação é horrível e nunca sei o que fazer. desde criança tenho problema com timidez e apresentar trabalhos, mas ultimamente tem se tornado difícil até perguntar coisas importantes que sinto vontade de chorar de vergonha ao fazer.

O que eu faço pra me soltar mais? Parece que estou destruindo minha vida profissional

A melhor resposta 12 SET 2023

Olá, Elola,
O ambiente profissional possui uma etiqueta de conduta própria e o primeiro contato com este ambiente pode ser de apreensão e insegurança. Muitas vezes, boa parte desta insegurança está ligada às nossas expectativas que temos sobre o trabalho e sobre nós mesmos. No final das contas, são pessoas trabalhando juntas e cada uma com seus objetivos, sonhos, metas, enfim, cada um tem sim a sua própria compreensão do ambiente em que estão.
Vejo pela forma que encerra o relato que a sua percepção da situação pode estar um tanto catastrófica, uma vez que na experiência de estágio já falas do receio de estares destruindo a tua vida profissional. Saiba que os estágios são exatamente para isso também, para vivermos o ambiente profissional, nos adaptarmos, nos desenvolvermos.
Bom, este é um ótimo tema para dar início a um processo psicoterapêutico e só tem a contribuir para a tua vida.
Fico à disposição para agendarmos um horário.

Até logo!

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

61 respostas

12 SET 2023

Olá Eola,
O que você traz em seu questionamento denota grau de insegurança elevado, chegando a lhe impactar em determinadas circunstâncias (sua voz que não sai). Percebo também em seu relato que você reconhece esses traços de baixa autoestima desde a infância. Sendo assim, é importante que você inicie o mais breve possível sua jornada psicoterapêutica. Fazer Terapia vai lhe auxiliar a identificar quais os prováveis fatores ao longo de sua vida que contribuíram ou ainda contribuem para essa série de desconfortos na vida pessoal e/ou profissional.
Estou inteira a seu dispor para contribuir para seu bem estar emocional. Agende um horário comigo. terei imenso prazer em lhe auxiliar.
Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

12 SET 2023

Por ser sua primeira experiência de emprego, pode estar se sentindo desconfortável com um novo ambiente. Somando isso a ansiedade por ser algo novo. Com o tempo você deve se adaptar, pode levar alguns dias até se acostumar. Tudo bem ser quieto, muitas vezes é uma vantagem que te permite ouvir mais do que falar, e por isso prestar atenção e pensar melhor antes de agir. Apenas não se esqueça de falar o básico com as pessoas, como um "bom dia". ..

Diego Dias Psicólogo em Rio de Janeiro

12 respostas

12 SET 2023

Por ser sua primeira experiência de emprego, pode estar se sentindo desconfortável com um novo ambiente. Somando isso a ansiedade por ser algo novo. Com o tempo você deve se adaptar, pode levar alguns dias até se acostumar. Tudo bem ser quieto, muitas vezes é uma vantagem que te permite ouvir mais do que falar, e por isso prestar atenção e pensar melhor antes de agir. Apenas não se esqueça de falar o básico com as pessoas, como um "bom dia".

Diego Dias Psicólogo em Rio de Janeiro

12 respostas

20 AGO 2023

Elola, vc precisa manter a tranquilidade.
Procure um profissional p tratar ansiedade e habilidades sociais
Sou monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3176 respostas

19 AGO 2023

Olá Elola,
Pelo seu relato é preciso ouvir mais da sua história para que você consiga compreender os gatilhos que a faz se sentir envergonhada ao questionar as pessoas e também as dificuldades que estão a atrapalhando a se desenvolver Profissionalmente e até mesmo nas suas outras relações. Vamos falar mais sobre como a terapia pode ajudá-la nesse processo? abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

238 respostas

17 AGO 2023

Oi Elola
Voce pode destruir não só tua vida profissional, mas tudo... teu relacionamento, tuas amizades, não consegue ter um amor para si mesma, não consegue se definir na vida.
Tem um bloqueio emocional, possíveis traumas que foram adquiridos em experiências anteriores e que precisa resolver, precisa curar.
Ótimo que só tenha 20 anos e esteja na tua primeira experiência profissional...
Reserve o dinheiro que você ganha para fazer Psicoterapia para resolver este entrave que tem.
E não se preocupe porque vai resolver; afinal, viemos aqui para resolver problemas, para corrigir percursos, para aprender e nos conscientizar.
Voce está nessa empresa porque tem capacidades; então exerça bem as tuas funções.
Ouse ser espontânea, quando chega de manhã, saúde os colegas com um bom dia, mas diga bom-dia em voz alta e pro teu trabalho... logo logo se tornará rotina e você rompe com a resistência. Voce se sentirá bem mais leve e destravada.
O início é esse mesmo; outras pessoas também tem suas dificuldades; você não é a única.
Te preocupe em resolver o teu problema, nem olhe para os outros. Peça ajuda sempre que precisar, para fazer bem o teu trabalho.
Faça com medo e tudo, enfrente a tua resistência. O problema não são os outros, o problema só está na tua mente, para os outros, você não tem nenhum problema.
Mas faça Psicoterapia... é o início da tua caminhada pessoal e profissional.
Abraços

5897 respostas

17 AGO 2023

Oi, Elola !

A pressão por um bom desempenho é muito grande nos tempos atuais, por mais que não exista cobranças diretas sobre você, indiretamente se está posto que se faz necessário não se mostrar tímida e consequentemente mostrar ser capaz de atuar bem em comunicação no lugar que você trabalha. Isso contribui para o seu mal-estar, mas se faz necessário um acompanhamento profissional para que se possa entrar em contato com os fatores que construem a inibição que existe em você. Não ache que não seja possível mudar sua postura, é algo que pode sim ser melhorado.

Abraços !

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

45 respostas

16 AGO 2023

Olá Elola! Pelo seu relato a questão não é externa ( ambiente, social, horário, etc) e sim interno ( timidez, ansiedade, mudez), etc.
Este é um relato forte de que a sua emoção tomou conta de sua razão, é o que chamamos de “ sequestro da amígdala”. Existem várias e várias técnicas dentro da Terapia Cognitivo Comportamental que te auxiliarão neste momento difícil.
Não deixe de buscar uma ajuda psicoterapeutica e nem deixe passar muito tempo com todo este sofrimento.
Espero ter te ajudado!
Um forte abraço e boa sorte!

Patricia Ventura Psicólogo em Niterói

6 respostas

16 AGO 2023

Olá Elola deve ser muito difícil mesmo tentar se expressar e não conseguir, ainda mais vivenciando algo tão importante como a primeira experiência de trabalho. A princípio é normal em um ambiente que não se conhece ou não se conhece as pessoas sentir um pouco de insegurança, afinal você ainda está se ambientando ou se ajustando a essa nova fase de sua vida, mas se com o tempo você sente que as dificuldades persistem nesse sentido seria legal você investigar as causas de tanta insegurança através de um acompanhamento psicológico, se conhecer um pouco mais pode te ajudar a enfrentar tantas situações novas que uma primeira experiência profissional ocasiona.
De qualquer forma seria interessante você se questionar toda vez que a ansiedade de se expressar surgir: você vem se cobrando por determinados desempenhos? Acha que o que você realiza sempre é insuficiente (não só no trabalho)? Gosta de tudo "certinho" não abrindo espaço para o erro? Ou ainda acha que vão te julgar e não ser aceita se dizer alguma bobagem? Recebeu uma educação mais exigente? Tudo isso pode contribuir para esse "travamento" na sua expressão, gerando uma imensa cobrança, como se você jamais pudesse demonstrar qualquer imperfeição (de novo, veja se isso não acontece em outras áreas de sua vida) A terapia é de grande auxílio para você esmiuçar mais essas questões e começar a trabalhar em cima delas, pois não é errado ser tímida ou até mais quieta, mas o que tanto de exigência com você mesma que está por trás disso, isso sim precisa ser cuidado.
Natalia Fioravante Catellani- Psicóloga Clínica

Natalia Fioravante Catellani Psicólogo em São Paulo

15 respostas

16 AGO 2023

Oi Elola, obrigado por compartilhar. Pelo seu relato me parece que sua mente fica funcionando com várias preocupações, dentre elas o medo de falhar, medo do julgamento e avaliação das outras pessoas. Você não falou sua idade, mas vou presumir que seja bem jovem e portanto, ainda está aprendendo muita coisa nova. É sua primeira experiência profissional, é natural se sentir um pouco insegura, afinal você está aprendendo muita coisa nova, entretanto não deixe que esses pensamentos dominem você. Faça o que é necessário, foque sua atenção nas tarefas, respire fundo e lembre-se sempre que na vida tudo é aprendizado. Não devemos ter vergonha de aprender, nem de errar, porque errar faz parte do processo de aprendizagem. Você sente insegurança, mas não permita que essa insegurança te domine. Se sentir que isso está te prejudicando muito e que você não consegue sozinha lidar com isso, procure um psicólogo. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 AGO 2023

Olá >Elola! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu! Teu relato, na atualidade, reflete algo extremamente comum. Tenha calma e persistência. As pessoas, dado contexto da cultura e da legislação atual, vivenciam muitos contatos teóricos e virtuais, quando deveriam estar gradativamente treinando a iniciação ao trabalho e o exercício do convívio real e pleno.
Muitos, mas muitos mesmo, começam assim, sentem assim, depois se adaptam. Com você acontecerá a mesma coisa. Em seu trabalho encontre alguém maduro, sensato, confiável e converse sobre o que está vivenciando. Também veja nossos perfis, escolha um de nós, e passe por algumas conversas profissionais.
Certamente as coisas melhorarão no futuro.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8719 respostas

16 AGO 2023

Olá Elola,
Sinto pela sua situação.

A timidez, a ansiedade, o nervosismo, etc, pode ser fruto de uma condição ou situação vivida na infância.
Para se aprofundar mais e entender a origem disso, sugeriria uma psicoterapia.

Se quiser conversar a respeito disso, sinta-se livre para me contatar.

Desejo tudo de bom,
Rafael Silva | 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo