Meu ex faz chantagem emocional

Feita por >Jessica Daniele · 16 mai 2023 Abordagem psicológica

Olá, tenho 25 anos e tenho dois filhos, um dos meus filhos é desse último relacionamento que durou 4 anos. Quando conheci ele eu não tinha amigos e então o meu mundo se voltou pra ele, só tinha amizade com os amigos dele e tudo que fazia era viver o mundo dele. Quando o conheço ele já trabalhava na noite como músico, e isso sempre me incomodava um pouco em questão de desconfiança é ciúmes, quando tínhamos 4 meses de namoro ele me traiu quando foi fazer um show, fiquei sabendo primeiro pela menina, que me mandou mensagem pelo Facebook e me disse que não sabia por que ele disse que era solteiro, chamei ele pra conversar e ele me contou, então perdoei e seguimos. Logo veio a pandemia que afetou muito os shows, ele ficou parado por 2 anos, enquanto isso ele trabalhava de uber. Depois disso acabei engravidando, ele era incrível, trabalhava muito, acabou comprando uma moto para trabalhar com entregas, é assim foi a minha gestação toda e já fomos morar juntos. Quando ganhei meu filho até uns 4 meses ele era super presente tanto em casa, como marido e pai. Então eu arrumei um trabalho e logo tirei minha habilitação e nesse emprego eu precisava buscar carro de clientes e levar os carros depois de fazerem serviços( trabalhava em uma loja com venda de rodas e mecânica) e então eu comecei a ver que minha vida não era só casa, marido e filhos, eu poderia ser muito mais que aquilo, ser uma boa profissional tbm, ele começou a ter muito ciúmes por isso. O tempo foi passando e as coisas só piorando, chegava começo de mês eu tinha o dinheiro da minha parte das contas e ele não, pagava tudo pela metade mas nada de querer arrumar um emprego registrado, trabalhava em uma imobiliária como corretor, se não vendia ele não recebia, porém ele não focava. Começamos a brigar muito por isso é eu comecei a ficar frustrada, pensava comigo: eu estou dando conta de tudo sozinha, por que eu estou passando por isso? E sempre conversava e nunca resolvia. Quando foi dia 24 de dezembro, recebi uma proposta para ser dançarina em um evento de fim de ano, ele super me apoiou e eu fui. Depois disso recebi várias propostas e convites para dançar para DJs e viajar fim de semana, não via isso como problema, até por que ele tbm era da noite, ele já tinha voltado com a música. Quando eu chegava de viagem ele sempre estava fora, trabalhando de uber ou tocava dia de semana, e isso começou a nos distanciar mais e mais. Ele toca para um cantor que sempre que ele saia com ele pra tocar ele sempre voltava super diferente, ele chegava tarde e a bebida estava sendo o problema, ele sempre chegava em casa bebendo, e ainda saia pra comprar mais cerveja. Comecei a perceber que sempre que ele trabalhava fim de semana ou dia dr semana ele sempre aparecia em casa com cerveja e com cheiro de bebida, começamos a brigar por isso, até que um dia eu estava em casa fim de semana e ele chegou de manhã depois de trabalhar a madrugada de uber, percebi que ele estava muito inquieto e coração muito acelerado, então perguntei pra ele se ele tinha feito alguma coisa ou usado alguma coisa e ele disse que não, que era por que tinha tomado muito energético, então começou a piorar a partir daí, isso aconteceu duas vezes que eu presenciei e as outra vezes eu desconfiava de alguma coisa pq ele sempre agia estranho, e ficava bravo se continuava perguntando. Depois de muito isso, resolvi terminar, fazem 3 semanas e semana passada eu acabei descobrindo que ele estava cheirando, descobri pela boca dos outros. Então chamei ele pra conversar e me contar se era vdd, ele me disse que sim, que ele já tinha experimentado antes de me conhecer e que começou a usar sempre por que era uma forma que ele tinha de lidar com a minha vida na dança. E esse cara pra quem ele toca usa demais tbm. várias vezes perguntei se estava acontecendo alguma coisa e ele dizia que não, olhava nos meus olhos e mentia o tempo todo e eu nunca desconfiei sobre isso de droga. Eu disse pra ele que ele poderia ter é dito isso a primeira vez que usou quando saí pra dançar que eu tinha parado, e ele diz que não,‘que eu não iria parar. E quando chega fim de semana ele me liga, manda mensagem querendo saber se fiquei com alguém, mas quando chega dia de semana ele me trata como se não existisse, me trata super mal, eu perguntei pra ele o por que ele quer sempre saber o que fiz fim de semana e que se isso influenciaria ele a usar a droga de novo, ele disse que se descobrisse que fiquei com alguém ele ficaria mal e talvez poderia usar a droga como refúgio. E dessa forma eu não posso seguir em frente, não posso fazer nada. Ele mora com a tia e a avó e elas não podem saber por que já são bem de idade e elas criaram ele, então eu me sinto sobrecarregada com tudo isso, por que ele tá vivendo a vida dele e eu pisando em cascas de ovos. Eu não sei mais o que fazer, preciso muito de um conselho profissional. Por que eu não estou vivendo, tudo que falo pra ele, ele me diz que só sei apontar o erro e tudo mais. Não consigo nem cuidar dos meus filhos e nem seguir minha vida, por que me sinto mal por tudo isso. O que eu poderia fazer para amenizar isso ?

A melhor resposta 31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém