Mãe fazendo chantagem emocional

Feita por >Fer · 28 jun 2022 Terapia familiar

Para começar vou resumir um pouco a história... Estou com 29 anos, fiquei noiva em novembro do ano passado e vou me casar em dezembro deste ano! Eu sempre fui muito responsável, estudo muito, trabalho muito, sou formada, pós graduada, atuo na minha área, pago as minhas contas e ajudo em casa tanto com as contas quanto com o serviço doméstico! Sou mto apegada a meus pais desde sempre. Sempre tive a parte da noite livre para eles e costumo assistir filme com eles ou novela, já que meus ex namorados e atual noivo estuda a noite! Então ficamos juntos somente o fds, mas posso dormir na casa dele e ele na minha... Até então minha mãe sempre foi muito tranquila quanto a isso, sabe que sou responsável e não fica no pé! Meu avô faleceu já fazem 5 anos e na época minha mãe teve depressão e desde então passou a tomar remédios para dormir e tem compulsão alimentar! Desde que anunciamos nosso casamento ela vive colocando defeitos no meu noivo e falando que nunca mais será completa depois que eu casar, que ela não vê sentido em morar em uma casa sem mim, etc! Fizemos um chá de panela e ela sequer quis tirar foto comigo e com meu noivo e vive triste! Eu não irei morar longe dela pq tb sou apegada, mas não aguento mais ficar dividida pq ao mesmo tempo que estou irradiante de felicidade sinto como se estivesse traindo ela... Já chorei muito por conta da situação e não sei mais o que fazer....

A melhor resposta 8 JUL 2022

Ola Fer.
Quando há muito apego é normal que sua mãe tenha reações de tristeza por sua partida, mas é preciso seguir sua vida. Com o tempo é mais comum que sua mãe entenda e aceite seu casamento.
O que está acontecendo com sua mãe tem um nome: "Síndrome do ninho vazio", que é o momento em que os pais percebem que não vão mais cuidar de seus filhos, é uma espécie de luto pela perda das responsabilidades, obrigações e convivência com os filhos. Como todo luto, existe fases que serão superadas e para alguns é mais fácil passar por isso, para outros demanda mais cuidados.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

4 JUL 2022

Olá Fer, espero que esteja tudo bem com você.

Vamos primeiro substituir esse termo "chantagem emocional", por sentimento, entendendo que realmente sua mãe pode estar sofrendo com tudo isso, em virtude de inseguranças internas, perdas afetivas, faltas de perspectivas, além de outros quadros clínicos, como depressão, que você mencionou. Eu entendo que você gostaria que ela estivesse mais presente nesse processo tão importante para você, que é seu casamento, e se frustra e fica triste com essas atitude dela. Por isso, você também deve se fortalecer e não deixar isso te influenciar tanto, buscando formas de compreender os sentimentos de sua mãe, sem que isso te furte de vivenciar toda a felicidade que esse momento está te proporcionando. Nesse ponto, devemos compreender o que é nosso, e o que é do outro, mesmo sendo nossos familiares. No fundo, parece que sua mãe está precisando de mais apoio que você, não que você não esteja. É interessante você buscar um Psicólogo para trabalhar esse tema com um profissional, que com certeza vai te ajudar a desenvolver outras maneiras mais eficazes de lidar com essa situação, te propondo formas de agir e sentir mais agregadoras com todos os envolvidos.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

2 JUL 2022

Fer .
Vc precisa seguir seu destino. Sua felicidade. E sua mãe precisa aceitar sua felicidade.
Pense em conversar mais com ela.
Se achar interessante faça terapia
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

30 JUN 2022

Olá Fer.
Quem precisa de psicólogo é sua mãe para saber lidar com a Síndrome do Ninho Vazio.
Sugiro acompanhamento psicológico familiar, você e ela.
Estou à disposição para qualquer dúvida.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

29 JUN 2022

Olá, Fer quando a ligação com os pais permanece muito forte após a independência é difícil mesmo afrouxar esse laço, sua mãe precisa de ajuda para lidar com essa situação que não é rara os pais sentem quando os filhos se vão , porém faz parte da vida e poder ir é sinal de que todo o trabalho que seus pais tiveram e todo investimento que fizeram em vc deu certo, compreender isso não é fácil para eles mas vc precisa seguir, construir sua vida compreendendo que essa é uma etapa inevitável.
Aluanda Nabuco de Oliveira
Psicóloga/ Psicanalista

Aluanda Nabuco de Oliveira Psicólogo em Rio de Janeiro

4 respostas

29 JUN 2022

Oi Fer! Obrigado por escrever. Certamente é uma situação bastante comum, de certa forma, esperada, dadas as características famílias atuais com menos membros, com as comunicações de qualidade, restritas a grupos menores. De outro lado, uma questão envolve as dificuldades e fragilidades de tua mãe, de outro lado, a necessidade de você avançar na construção da tua vida e história com autonomia, harmonia, sabedoria e discernimento. Sua mãe está frequentando algum psicólogo? Parece, pelo relatado, necessário.
Também você, pode delimitar melhor as coisas com a ajuda técnica de um psicólogo. A tua mãe está supondo um desdobramento que a ela, é desconhecido, então está, com as armas que tem, tentando evitar. Você pode facilitar com ela, clima de maior segurança e amparo, sem violentar tua autonomia.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são verdadeiras; a maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "lideres religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas.
Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações assim como, elimine criadouros de mosquitos.

8607 respostas

29 JUN 2022

Boa noite fer
Entendo que a relação familiar é importante e no teu caso bem saudável. Mas alguns problemas que descreve da tua mãe talvez seja importante ela fazer uma terapia pois em algum momento da tua vida vai precisar sair de casa ou por casamento ou viagem ou oportunidade de trabalho ou estudo .
Não vejo que estas traindo tua mãe pois encontrou um caminho de amor e felicidade com uma pessoa que te trás prazer.
Talvez com a ajuda de um familiar próximo ajudar a tua mãe nesses momentos difíceis para ela, pois entendo que estes comportamentos dela poderão ser explicados e amenizados em uma terapia.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

29 JUN 2022

Olá Fer.
Que bom que você tem a sua independência financeira e parece que pretende morar em sua casa própria não é? Sua mãe ao que parece precisa ainda de cuidados médicos em relação à compulsão alimentar, ansiedade ... não ficou claro se já está tratando. O diálogo franco com ela é muito importante e necessário. A terapia familiar seria importante neste momento para que possam conversar em ambiente neutro, sigiloso e científico.
Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba