Como se quebra um laço emocional com a mãe?

Feita por >Elisa · 13 set 2020 Terapia familiar

Eu tenho um laço emocional muito forte com minha maē. Mesmo ela me maltratando com palavras e fisicamente desde criança. Já saí de casa e mesmo que demore eu sempre volto para a casa dela. Vivendo praticamente as mesmas situaçoes de quando eu era criança...eu acabo me sentindo muito desamparada e vulneravel, com tanto medo de ficar sozinha na vida! Tenho ataques de pânicos e mesmo tentando lutar racionalmente com isso, no fim das contas eu volto para o crivo dela. E fico "bem". Me sinto protegida. Mas eu tenho 29 anos e não posso ficar assim pra toda vida! Financeiramente eu sou independente dela. Eu consegui me sustentar e pagar minhas contas em todas as vezes que saí de casa. Mas depois de um tempo começo a dar desculpas tao convincentes que até eu mesma consigo acreditar. Também sinto mta pena dela porque ela é infeliz e já sofreu muito...usa medicação controlada. É um apego doentio, e me parece que eu só tenho a ela e ela só tem a mim, mesmo ela estando morando com seu companheiro por ums 3 anos já.
Me sinto virando as costas para ela, como se eu abandonasse ela...meus pais se separaram qiando eu era bem nova e eu sempre fiquei morando com minha mãe, meu pai era ausente, nos abandonou. Tem muita coisa que eu entendo, mas quando tenho oportunidades de mudar eu acabo me sabotando e voltando pra essa situação que me faz sofrer. Já perdi muitas boas oportunidades na vida e hoje cheguei num estágio que é o "odio próprio", tendo raiva de mim mesma por perceber a forma como eu ajo, mas não conseguir parar e acabar jogando todo o meu trabalho arduo embora.

Muito obrigada!

A melhor resposta 15 SET 2020

Oi Elisa,
Pelo seu relato, toda essa culpa que carrega, atrapalha você seguir sua vida e ser feliz!
Toda essa raiva, esse ódio que relata, é por ter se sabotado. Você tem objetivos, só precisa trabalhar esses pontos que não deixam você seguir.
Aconselho você a fazer terapia, trabalhar seus conflitos, seus medos, a culpa, a dependência emocional.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo