E se eu não conseguir conquistar meus sonhos?

Feita por >Perdido · 24 nov 2021 Orientação profissional

Olá, desculpe-me o tamanho do texto, mas prometo que irá valer a pena. Vamos lá? Tenho muita dificuldade em levar uma vida medíocre, sempre almejei coisas gigantescas, estudei por conta própria mesmo sendo pobre, consegui cargos até mesmo que exigiam ensino superior, eu sempre olhei para o topo, eu fazendo Doutorado, viajando para outros países, falando outras línguas, só que a minha realidade é que eu pedi demissão do emprego por que fiquei displicente de trabalhar, era enjoativo, muito longe(pegava ônibus, trem e metrô), cansei sabe? E acabei pedindo demissão, como eu não tenho formação, o que me resta são os empregos abomináveis, sinto vontade de me suicidar, pois não tenho paciência de fazer graduação de tão fraco que é o conhecimento passado, imagina você entrando na faculdade de Psicologia já sabendo todas as abordagens, inclusive a que você atuar, por exemplo, a Psicanálise, que é o uma linha teórica, inclusive já sabe grande parte dos autores como Sigmund Freud, Melanie Klein, Lacan, Winnicott, Hartmann, ei me diga, para que vou fazer uma faculdade de Psicologia, sendo que eu vou ser aquele aluno chato que já sabe grande parte do conhecimento? Tenho muita ansiedade(antecipação) sobre a vida, não sei lhe dar com isso, repito novamente, sinto vontade de me suicidar, conversei com uma garota que estava se formando em Psicologia e ela vem me falar que eu era "imperativo", me deu até dó de corrigir ela e falar HIPERATIVO(sim, ela esta nos ultimos anos da faculdade), e que meu diagnóstico é de Transtorno Afetivo Bipolar, eu me pergunto, é isso que ensinam na faculdade? Perceberam que eu não tenho essa humildade de subir um degrau de cada vez? Eu já trabalhei em cargo de conhecimento técnico, passei em entrevistas concorrendo com pessoas formadas, ganhando salário que duvidavam de mim e também por outro lado já vendi bala no farol, percebeu o contraste da minha vida? Eu sou basicamente aquele mendigo com conhecimento. Tenho 22 anos e estou ficando velho, preciso de um estalo para acordar, como lhe dar com situações do tipo: Eu passo no Psicólogo e tenho mais conhecimento do que o profissional na própria área dele? Isso não me desce na garganta. Teve uma vez que eu conversei com um cara que fazia Engenharia da Computação e eu estudei Computação desde os 12 anos de idade, comecei a conversar com ele, de repente eu estava ENSINANDO computação nível avançado(programação de sites e aplicativos) para ele, o mesmo empolgado me elogiando "Nossa, como você conseguiu essa vaga sem faculdade? Você é top, inteligente", nesse momento eu me sinto um lixo, por que eu MEREÇO estar na Universidade, não esses caras, por que essa galera é tão fraca? Por que o mundo é tão injusto? Por conta da minha Psicopatologia não consigo parar em um emprego. O que fazer diante de tudo isso? Sinto dó de pessoas que dependem do emprego para sobreviver, se perder, vira mendigo(a). Deixa eu contar uma ultima experiência que eu tive, essa é engraçada, consegui entrar em um Cursinho Pré-Vestibular na USP no Butantã, Cidade Universitária, quando de repente, percebi que eu era o mais inteligente, só eu respondia as perguntas dos professores, eu olhei ao meu redor e percebi que poucos iriam passar na Fuvest(para ingressar na USP), eles tinham dificuldades com coisas simples, enfim, acabei me auto-sabotando novamente e desisti do Cursinho. Percebeu? Toda vez que eu tenho uma boa oportunidade, eu desisto, de tão ruim que era, mas na verdade era só o primeiro degrau do que vem pela frente. Teve uma vez que eu estava no meu primeiro emprego numa Hamburgueria, eu estava como Atendente, de repente comecei a conversar com uma garota burguesa que fazia Direito sobre John Locke, Rousseau, Hobbes, Montesquieu e etc, de repente ela me disse: Cara, o que você está fazendo trabalhando aqui fazendo hamburguer, sendo que você é inteligente? Lembro que meus olhos se enxeram de lagrimas, resultado? Fiquei estressado e pedi demissão depois de 1 semana. Me deem um opinião sobre tudo isso. Me desculpe o texto longo.

A melhor resposta 25 NOV 2021

Olá Perdido! Grato por escrever. A pessoa inteligente é aquela que está razoavelmente feliz, que compatibiliza a realização pessoal com integração razoável na a cultura dada em determinado lugar e situação. Isso que é inteligência. Você percebe que você está precisando menosprezar todas as pessoas, sem perceber que o conhecimento que você percebe nelas, é específico, pontual de teorias. Uma pessoa, toda pessoa, olhada com sensibilidade, é uma fonte inesgotável de saberes, sensibilidades, memórias, raciocínios, percepções. Procurando limites nas pessoas sempre achamos com facilidade. Todos temos ignorâncias, que são, aos olhos dos outros, ridículas; inclusive eu e você.
Certamente, por incrível que parece, você está com a mente fechada para a vida, para o dia-a-dia. Teorias, sem vivências práticas, são mais prejudiciais do que contributivas.
Saia um pouco do erudito, venha para a vida brejeira, comum.
Você, pelo relato, terá grande facilidade para entrar em uma universidade pública, terá grande facilidade para conseguir um bom trabalho. Falta exercitar a convivência com os mais práticos e menos eruditos. Uma ação vale mais do que um milhão de teorias, sem a devida ação.
Estando com a mente aberta, com aceitação da humanidade dos psicólogos, estando com persistência de alguns anos, poderá reaprender a situar o saber acadêmico como algo útil e não como algo distanciador.
Abraços.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

26 NOV 2021

Olá Perdido, rs, parece que você percebeu que o papelzinho do diploma nas mãos nessa sociedade vale mais do que o conhecimento efetivo que você tem. Infelizmente, é dessa forma que nossa sociedade está organizada. Mas te digo uma coisa: inteligência não é tudo. A persistência, a insistência, o 'ir até o fim', o 'dar a cara a tapa', valem muito também. Eu tenho um conceito de inteligência que eu acho bacana, é o seguinte: não é a capacidade de acumular conhecimentos, mas de conseguir questioná-los. Quando eu fiz a faculdade de psicologia, eu aprendi muitas coisas, e hoje em dia eu revisito todas elas, questiono boa parte delas, e assumo novos pontos de vista. De alguma forma, o 'ser inteligente' pra você está associado a não conseguir nunca efetivamente se por à prova. O gênio da escrita é sempre aquele que não escreve nada, porque quando escrever e for avaliado pelos seus leitores, talvez perceba que não era tão gênio quanto pensava. Tente deixar de lado um pouco esse rótulo de inteligente, ele está te limitando sem você perceber. Quando o rótulo que assumimos é 'degradante' ou 'ofensivo', sabemos que precisamos nos livrar dele. Mas quando é um rótulo 'agradável' aos olhos da nossa sociedade, fica mais difícil ver o quanto ele te limita. Então, a saída pra você é conseguir dar um jeito de curtir colocar o 'inteligente' à prova de fato, é poder ter a coragem de se descobrir nem tão inteligente assim, e dessa forma abrir um pouco o mundo pra você, o mundo do 'saber', que é grande, e que você vem fechando com 'talvez eu já saiba tudo'. Realmente, nesse caso, nada te anima. Te convido a uma psicanálise, penso que te interessaria. Um abraço!

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba