Gostaria de uma indicação de algum local de ajuda gratuita.

Feita por >REGINA GLUECK · 17 jun 2023 Abordagem psicológica

Odeio minha família, exceto meu filho. Acho que eles só me prejudicam e gostam disso, é uma forma deles se sentirem superiores, eles me manipulam porque quero o amor deles, sou carente.
Já tomei muitas drogas, por muito tempo e em grandes doses: cocaína, codeína, anfetaminas em excesso como porções de felicidades. Estou limpa a mais de três anos. Não há perigo de recaída.
Tenho 54 anos. Tenho pensamentos suicidas, atualmente bem reais já que meu filho é independente e se eu morrer ele conseguira seguir sem depender de ninguém.
Tenho muito ódio e ressentimentos dentro de mim e atualmente eles estão a flor da pele, estou tendo muita dificuldade de lidar com eles.
Preciso de ajuda.

A melhor resposta 20 JUN 2023

Oi Regina, você pode buscar atendimento gratuito nos CAPS da sua cidade, nas clínicas escolas das faculdades que tenham o curso de Psicologia. Além disso algumas ONGS disponibilizam esse tipo de atendimento, então poderia se informar na sua cidade, além disso algumas clínicas muitas vezes mantém projetos de terapia acessível, às vezes gratuito, às vezes a um preço muito abaixo do mercado. Então são essas as sugestões. Espero que você consiga. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

26 JUN 2023

Olá Regina!
A parte mais importante da sua história é a sua preocupação e determinação em viver para cuidar de seu filho! Agarra-se a isto, ele é o bem mais precido que você tem e precisa exclusivamente de você!
Eu não sei onde você mora, mas existem atendimento gratuitos como o CAPS e o CRAS em algumas cidades que podem suprir a dua necessidade de um atendimento gratuito neste momento.

Vivian Torres Psicólogo em Lindóia

20 respostas

23 JUN 2023

Por que "ajuda" gratuita? Não consegue bancar pagar para sair dessa falta de limites aí que você não consegue colocar ? Como você disse : quero o amor deles. Por que quer o amor deles ? Não desenvolveu amor-próprio? Por que não se responsabilizar por isso tudo, não se implicar no processo e pagar por isso para profissionais que estudaram anos ? O gratuito você nem vai dar valor. Pague , se implique , seja adulta , chega de carências. O que não te deram, você já pode se dar. Aí quer trazer seus problemas para os outros e ainda de graça? Repense sua vida.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

20 JUN 2023

Olá Regina! Seus sentimentos podem estar ainda mais aflorados agora com a independencia do seu filho pelo o que chamamos de Sindrome do ninho vazio, seria um momento importante para buscar ajuda profissional de fato.
Acredito que os melhores locais para encontrar ajuda de forma continua seria através de universidades, pois possuem clinicas escolas, além disso, UBSs disponibilizam e em caso de pensamento suicidas você pode buscar pelo CVV através do 188! Espero que você fique bem

Jhayne Rosa Psicólogo em Maringá

9 respostas

19 JUN 2023

Olá Regina.
Acredito que nas clínicas de atendimento em Psicoterapia das Universidades vc consiga atendimento.
Porém será necessário cadastramento e que aguarde ser chamada.
Qualquer dúvida que possa ajuda lá estamos aqui.
Fabiana Cruz Destro.
Psicoterapeuta Psicanalista.

Fabiana Cruz Destro Psicólogo em Araraquara

4 respostas

19 JUN 2023

Ola Regina, espero que esteja tudo bem com você!

Parabéns por você está vindo até este espaço buscar por auxílio na superação de suas dificuldades, isso indica que você realmente está em busca de mudar, e começar a experimentar sua vida e a realidade que a cerca, de uma outra maneira, enfatizando, talvez, as muitas possibilidades que você tem de crescimento e desenvolvimento pessoal. Parabéns também por ter optado abandonar definitivamente o uso de substâncias com grande potencial viciante, isso requer muita força de vontade. Ao longo de nossas vidas enfrentamos, e vamos enfrentar, muitas dificuldades, em vários setores de nossas vidas, e isso é uma condição para todos nós seres humanos. A grande diferença será na maneira que lidamos com as dificuldades, e usamos essas experiências para nosso crescimento e aperfeiçoamento. Muita pessoas não tem as ferramentas e aptidões necessárias para lidar com elas da melhor maneira, e por isso o processo pode ser mais doloroso. Aprender essas habilidades de enfrentamento requer tempo, é um processo, mas é completamente possível. Ao adquirir essas ferramentas você terá mais capacidade de lidar com as dificuldades, e usá-las para seu crescimento. Não por acaso, a nossa família é o primeiro grande local de dificuldade que entramos em contato em nossas vidas, e por isso mesmo, devemos tentar aprender nesse ambiente da melhor maneira possível. Antes de iniciar seu próximo passo nessa jornada, é muito importante que você possa melhor elaborar sua relação com a sua família, para que vivências do passado não atrapalhem definitivamente seu presente, nem seu futuro. Somente você é responsável pela condução de sua vida, e por mais que tenha tido experiências negativas, é escolha sua determinar como elas irão afetar sua vida. Você possui esse livre arbítrio, e se não está usando ele adequadamente, é melhor refletir mais sobre esse ponto. Tirar a vida não vai acabar com seu sofrimento, muito pelo contrário, pode causar muito mais dor, não só para você, mas para quem está perto. A melhor maneira de transformar sua realidade, é transformando a si própria, assim como fez em relação as drogas. Para isso, um processo de psicoterapia pode te ajudar muito, e pode ser importante neste momento. Com o acompanhamento de um profissional de Psicologia, você terá a oportunidade de trabalhar todas essas questões, e de construir as bases sólidas para as mudanças que você deseja para si, para que possa experimentar uma vida sem esse sofrimento que relata. Por isso, no seu caso, o acompanhamento terapêutico é importante, e se houver possibilidade, você deve iniciá-lo o quanto antes. Sua mudança depende somente de você, e os primeiros passos você já deu. Continue.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

19 JUN 2023

Oi Regina,
Os postos de saúde (unidades básicas de saúde) têm psicólogos que fazem o acolhimento e, como no seu caso, por estar com pensamentos suicidas, poderiam encaminhar para o Caps ( centro de atenção psicossocial) da sua região.
Procure a unidade de saúde e converse sobre tais questões com um profissional.
Abraços!

Luciana Lemos Mesquita dos Santos Psicólogo em São Paulo

2 respostas

18 JUN 2023

Olá Regina,
Em geral, as Faculdades que têm curso de Psicologia, oferecem ajuda gratuita, mediante triagem. Desejo boa sorte na sua busca.

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

18 JUN 2023

Olá Regina! Obrigado por escrever. Parabéns por estar limpa. Desejo que você consiga permanecer limpa para sempre. Geralmente os locais onde você poderá encontrar atendimentos gratuitos são as estruturas do SUS, via prefeituras. Outros lugares são as clínicas escolas, por exemplo, da Unesp, USP, PUC.
Sugiro que pratique esportes, faça atividade física, procure contar com companhias que sejam éticas e saudáveis.
Sucessos!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.