Gostaria de saber se é a maioria das pessoas que veem uma tela antes de dormir?

Feita por >Rosangela · 27 abr 2023 Abordagem psicológica

Sou Rose tenho 34 anos e desde pequena quando fecho os olhos pra dormir, vejo um filme, com imagens nítdas, que se moldam como querem e quando querem, independente da minha vontade.
Na maioria das vezes são imagens da natureza (terra com folhas de árvores, insetis, sapos, lagos imensos ou rios, florestas) assim como é na vida real, inclusive tudo muito claro.
Não me atrapalha dormir
Deito e logo que fecho os olhos essas imagens aparecem, não demora muito e ja durmo.
Moro na cidade más a maioria das imagens que vejo é de natureza

A melhor resposta 2 MAI 2023

Olá Rose! Algumas pessoas pensam em algo que querem fazer, outros se lembram do dia, outros programam os dias.
Os pensamentos aparecem muitas vezes sem que a gente busque aqueles pensamentos. Você diz que essses pensamentos não te atrapalham para adormecer, eles te trazem sofrimento em algum outro momento?
Se não te trazem sofrimento e não interferirem na sua vida, não tem porque se preocupar.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

28 ABR 2023

Olá Rosangela.
Todas as pessoas sonham durante à noite, algumas vão perceber e lembrar de seus sonhos, outras não.
Ao se deitar alguns poderão perceber estas imagens e outros não, pois trata-se do seu inconsciente se preparando para dormir e ter sonhos durante o sono.
Quanto a ser imagens de natureza é necessário investigar porque seu inconsciente te traz este tipo de imagem.
Pelo seu relato são imagens tranquilas, pois logo adormece.

Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

28 ABR 2023

Olá Rose, os estudos psicológicos estão mais ligados a situações em que pensamentos e sentimentos passem a influir na vida de forma a atrapalhar o dia a dia. Vejo que não é o caso, pois, inclusive as visões são de coisas agradáveis. Embora aqui não seja o espaço, já que se trata de psicologia, existem pesquisas projeciológicas e bioenergéticas que podem estar mais ligadas ao fenômeno. Por outro lado, caso sinta que gostaria de compreender como isso influi em sua vida, a psicologia já pode ajudar.

Claudio Segura Correia
Psicólogo

Claudio Segura Correia Psicólogo em Viçosa do Ceará

28 respostas

28 ABR 2023

Olá Rose! Obrigado por escrever. Esse tipo de vivência imaginária é bastante comum de acontecer. Geralmente apresenta conexão com repetições da história da vida da pessoa, de certa forma, direcionada, conforme tendências imaginativas. É bom poder se transportar para cenários onde há elementos da natureza. Quando isso não incomoda, não atrapalha o sono, é algo positivo.
O imaginário apresenta um limite não muito claro entre a vontade e o acontecer inesperado. Muitas vezes, em algum momento da história pessoa, alguma experiência atrativa e marcante desse tipo de imaginação, foi adquirindo frequência de ocorrência.
Geralmente é algo positivo.
Havendo fatores particulares não citados, que incomodem, precisaremos retomar conversa.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.