Como prosseguir com a vida sabendo que você já a destruiu?

Feita por >Felipe Silva · 8 abr 2020 Motivação

Tenho 26 anos. Vivo um momento de muita contradição e incoerência em minha vida. Sou formado em Engenharia Elétrica mas hoje vejo que não fez o menor sentido fazer essa graduação, o que me leva a ter certeza que é o maior arrependimento de minha vida até agora. Ainda mais depois de tantos anos de cursinho pré-vestibular, estudos, etc...Estou inquieto e com um peso enorme na minha consciência de ter feito um curso com a o qual eu nunca me identifiquei, ainda mais sendo bolsista do PROUNI.

Desde o início sabia que não era pra mim mas mesmo assim resolvi prosseguir empurrando com a barriga, com medo de abandonar e me arrepender depois mas na verdade hoje me arrependo de não ter abandonado logo no início., o que obviamente me levou ao fracasso. Um erro gravíssimo - daqueles que não se deve cometer na vida - que na minha opinião se configura como um exemplo forte de autossabotagem.

Acredito que a raiz do meu problema está no fato de eu nunca ter conseguido me relacionar com nenhuma menina e no maus exemplos de brigas e discussões que presenciei dos meus pais dentro de casa, o que talvez destruiu minha auto estima, auto confiança, me levando ao isolamento social, despertando crises de ansiedade que,na época, me atrapalharam na hora de escolher o curso. Enfim, minha saúde emocional e mental estava péssima na época e tampouco melhorou de lá pra cá.

Hoje tenho que me contentar com um simples emprego de Auxiliar de Eletricista, com uma remuneração baixa e que me deixa muito frustrado. Não tenho perspectiva de crescimento na área porque realmente não me identifico com ela e até tenho bastante dificuldade para desempenhar as tarefas, ou seja, destruí o meu futuro e já estou pagando o preço. Meu chefe disse que o fato de não gostar da área vai me atrapalhar muito e ele só não deu um chute na minha bunda até agora porque tem muito respeito pelo próximo.

Enfim, estou enfrentando a culpa de não ter sido verdadeiro comigo mesmo e só consigo dormir tomando remédio pois não tenho paz de espírito suficiente para botar a cabeça no travesseiro e repousar naturalmente.

Estou morrendo de medo de, agora em diante, leva uma vida condenada ao fracasso, pobreza, solidão, mediocridade e virgindade, pois, afinal de contas, qual mulher vai querer se relacionar com um fracassado feito eu? Isso também pesa em minha consciência...

Acho que a solução está em fazer outra faculdade, talvez na área de biológicas que me identifico um pouco (veterinária, odontologia, medicina, fisioterapia, etc) mas com certeza será uma luta árdua - talvez quase impossível -para arcar financeiramente com as mensalidades e tampouco sei se darei conta de trabalhar e fazer outra faculdade ao mesmo tempo. Além da questão emocional de ter que começar tudo de novo, se comparando com outras pessoas da sua idade que já se formaram, se casaram, etc...

Agora meu futuro está nebuloso e sem nenhuma perspectiva. Talvez o melhor seria que eu morresse mas eu jamais seria capaz de arrancar minha própria vida pois não tenho coragem o suficiente para cometer suicídio, embora não falte vontade de cometê-lo.

Benjamim Franklin disse: " Algumas pessoas morrem aos 25 anos e só são enterradas ao 75". No meu caso eu morri antes mesmo dos 25...

Agradeço imensamente ao profissional que se dispuser a me ajudar.

A melhor resposta 9 ABR 2020

Olá Grato por participar. Gostaria que outras pessoas tivessem problema como o que você tem. Desculpe-me o começo da fala. A intenção e despertar uma reflexão mais abrangente: trabalho e profissão são componentes culturais que se transformam de época em época. Por exemplo, cinquenta anos atrás, apenas um por cento da população ia para a faculdade; hoje de cada vinte pessoas que tiram um diploma "superior", dezenove trabalharão fora da área na qual se formaram, mas a fantasia de estudar, deu sentido à vida, a socialização decorrente daquele convívio enriqueceu o entendimento da vida, e, principalmente, os conhecimentos adquiridos são transpostos para outros trocas e fazeres. Com vinte e seis anos, é possível sonhar e buscar realizar muitas outras coisas, na verdade, com sessenta ou setenta anos, dá para sonhar e realizar muitas coisas. Nas muitas orientações ocupacionais realizadas, muitas pessoas tem histórico com assemelhados aos seus ou muito mais avançados no tempo de vida. Realmente não tem o menor sentido você dizer que "é o maior arrependimento da minha vida" "obviamente me levou ao fracasso". Permita a nós psicólogos mostrar, com dados consistentes que você está profundamente enganado, que não pode e não há espaço para desanimar aos vinte e seis anos. Adoraria o desafio de fazer a caminhada técnica da psicologia para te ajudar a se ver mais inteiro, com suas ferramentas, possibilidades e amplitudes, que nesse momento, você não está podendo ver. Um abraço! Vamos à luta! Atenciosamente: Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

13 ABR 2020

Olá Felipe!
Infelizmente algumas escolhas de nossas vidas marcam boa parte dela, mas acredite, não é o fim.
É possível conviver com o passado e encontrar soluções e novas perspectivas diante do que consideramos erros.
É ideal que inicie o processo de psicoterapia para que através do processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional conviva melhor com o seu passado e a ausência de amparo de sua família.
Dividindo dores e pensamentos é possível integrar este passado que tanto o faz sofrer e construir novas perspectivas de vida para que não se sinta assim.
Vale ressaltar que seu relato possui alguns indícios de depressão, portanto, é indicado que procure também avaliação psiquiátrica.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo