Fobia social e falta de sentimentos

Feita por >Jennifer · 4 ago 2020 Fobia

Bom dia, eu espero que alguém possa me ajudar. Tem uma pessoa que eu amo muito e me preocupo extremamente com ela. Minha namorada tem uma fobia social estrema, ela até sabe controlar mas ela diz que por dentro ela estar morrendo. Ela tem sintomas de: ansiedade, suor, medo, fala travada e entre outros. Existe outro ponto também, a falta de sentimentos, ela sente que algo está faltando. Quando ela era mais nova passou por vários abusos, não sei se isso tem haver. Quero ajudá-la de alguma forma, mas não sou psicólogo nem tenho dinheiro para ajudar ela. Ela também não gosta de se abrir para psicólogos.
Ela é bem inteligente, realista e pessimista.
Já fez várias cosias erradas quando era mais nova, atualmente ela não faz mais.

A melhor resposta 6 AGO 2020

Olá Jennifer!
Entendo e acolho a sua preocupação com a pessoa amada.
Você não comentou, mas talvez ela já fez alguma terapia ou aprendeu a controlar-se por si mesma embora por dentro continue com os sentimentos dela. Tudo bem, se ela consegue fazer as tarefas, estudar, trabalhar, namorar, sem que a sua fobia a prejudique ou prejudique o seu relacionamento enquanto namorada ou o relacionamento social de vocês duas.
Quanto aos sentimentos que ela diz estar faltando preciso de mais aprofundamento, seria sentimento amoroso?
Se ela sente sentimento de insegurança ou não pertencimento, por exemplo, pode estar sim ligado aos vários abusos que você citou que ela sofreu.
Converse com a sua namorada e se houver pontos que estejam atrapalhando a convivência entre vocês explique à ela. É como você disse, ela é inteligente, ela vai entender que precisa de ajuda. O atendimento online talvez seja uma opção para ela que não gosta de se expor.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

5 AGO 2020

Olá Jennifer, tudo bem?

Olha, o que voce pode estar fazendo para ajudar sua namorada é entender o que ela sente é realmente real. E quando ela quiser desabafar e falar com você seja bem empática, ou seja, veja o ponto de vista dela, a entenda e se coloque no lugar dela. Dessa maneira ela vai ficar mais confiante por saber que ela pode contar com você quando precisar

Os abusos que você disse que ela sofreu quando era mais nova podem sim ter mexido negativamente em seu emocional. Porém, se tratando dessa questão seria mais que recomendável ela procurar ajuda de um psicólogo

E em seu relato você disse que ela não gosta de se abrir para psicologos. Você já foi mais afundo com ela nessa questao? Seria importante saber disso, pois o profissional mais indicado para tratar dessa questão seria um profissional dessa área

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

5 AGO 2020

Olá Jennifer! Grato por participar. Fobia social não combina com falta de sentimentos, combina com sensação de extrema fragilidade em situações de troca social, que leva a pessoa a bloquear os sentimentos. Abrir-se não é questão de gostar, é questão de necessidade. Inteligência e realismo são conceitos muito facilitadores de evolução. Pessimismo é incompatível com realismo. Logo há confusão na tentativa de definição.
Poderemos ajudar, mas é preciso que ela permita. Pelos sinais físicos apontados ela vivencia significativa ansiedade ao trocar com os outros.
Ela precisa de alguém confiável, amadurecido, sensível, acolhedor, para poder reorganizar a autoconfiança, harmonia e, a partir disso, redimensionar a troca social, tão necessária.
Espero ter ajudado. Nós, psicólogos estaremos à disposição para ajudá-la.

Abraços virtuais (em tempos de pandemia, respeitemos a Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.