Filha de 15 anos não vai mais a escola.

Feita por >Ana · 12 jun 2024 Adolescência

Ola, minha filha não tem ido mais a escola. Esse ano só tem o ensino medio de manhã e percebemos que ela tem dificuldade de acordar cedo, uma dificuldade absurdar. Na 5° serie ela quase repetiu porque foi um ano que teve que ir de manha também, com muito custo conseguimos vencer esssa batalha mas foi bem cansativo. Atualmente ela parou de ir. Ela diz que não sabe o que é, pelo que ja conversamos não é bulling. Consegui leva-la no CAPS porém não parece estarem ajudando pelo contrario. Teve psicologo que falou que ela não é obrigada a ir la e também que pro conselho tutelar eles não ligam se ela não for pra escola. Só pioraram a situacao. Passamos em um psquiatra e ele receitou Fluoxetina, disse que seria para depressão e ansiedade leve. A minha filha não vai pra frente, nem pra tras. Ela em casa faz as tarefas que ela precisa fazer, cuida dos animais e de algumas coisas da casa, porem não temos dinheiro e ela so tem o celular para fazer as coisas dela. Se eu tirar o cel 100% ela fica agressiva, por isso eu tento deixa-la usar bem menos, mas me pergunto se o ideal seria tirar 100%. Ela joga apenas um jogo no celular e faz lição virtual da escola nele. Ela tem feito amigos virtuais pelo instagram e não tem muitos amigos reais na escola. Eu não sei o que fazer mais. Não sei se é uma fobia social visto que ela não sai nunca conosco. Pra nada. Dificilmente aceita sair de casa pra qualquer coisa. Eu não sei mais o que fazer. Sou separado do pai dela desde sempre e em casa somos eu, meu marido e ela. O relacionamento dos dois é bom, porem ela não se abre mais tanto depois que comecou a faltar. O pai dela também não é presente na vida dela.
Em resumo, ela não consegue acordar cedo pra nada. Teve um dia que fomos viajar e ela passou mal no metro, desmaiando (tonha bastante gente). Ela fica o tempo todo no celular quando esta em casa e temos dificuldade de tirar sem ela causar stress. Não temos dinheiro para coloca-la em cursos. Porém falei que ia colocar ela em um e ela disse que não iria, no fim não faz nada, nem academia que eu poderia pagar. Ela não sai conosco, dificilmente.

A melhor resposta 14 JUN 2024

Ana
Tua filha precisa de disciplina. Precisa dormir cedo, 22 horas deve estar na cama.
O problema é a falta de disciplina e uso excessivo do celular. Tire o celular dela as 22 horas e só o libere quando ela fez as tarefas todas. Ela não levanta cedo porque fica até altas horas no celular.
Mídias sociais não são necessárias, amigos virtuais também não.
Ana, você é a responsável porque está permitindo isso.
Faça o que tiver que fazer e se ela ficar agressiva, corte o celular total.
O choro é livre e você não pode ceder às trapaças que ela aprontar.
Se quiser recuperar a sua filha...

6349 respostas

15 JUN 2024

Olá, para ajudá-la é preciso um acompanhamento. É preciso entender a rotina atual da sua filha. Tem pessoas que tem dificuldade de acordar cedo, mas muitas vezes isso é superado com disciplina e uma mudança na rotina. Você relata que não tem muitos recursos. Mas neste momento é preciso um bom profissional para estar trabalhando estas questões com ela e infelizmente, um bom profissional vai ter um custo. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

13 JUN 2024

Bom dia, Ana! Obrigado por escrever. Espero que tenhas tolerância com o que preciso escrever para não faltar com responsabilidade diante de tuas expectativas. Escola aos quinze anos não se escolhe, se vai. Em alguns raríssimos casos, com a devida avaliação profunda a ser feita com profissionais éticos, profundos, sérios comprometidos, busca formas adaptadas de ajudar.
Celular é, usado indevidamente, sem dúvida, a pior droga da atualidade. Não há dúvida disso.
Acordar cedo não se escolhe, é obrigação! O ser humano é diurno. Não há outra explicação convincente.
Certamente se levantarmos a história dela e de vocês, veremos que ela não treinada a aprender a vivenciar rotina de vida que contemplasse o tempero saudável das bases da vida, envolvendo dentre outras coisas, esportes coletivos de contato, turmas de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, obrigações adequadas a cada idade, liberdade com a responsabilidade correspondente a cada etapa de desenvolvimento. Não quero que se sintam culpados. É muito difícil mesmo, para uma parte significativa dos pais, especialmente nas cidades grandes, dosar o direcionamento dos afazeres dos filhos, a cada avanço do desenvolvimento.
Ponderar com estratégia, sabedoria, diálogo, técnica, é o que deve ser feito daqui por diante.
A ausência da escola presencial, é a última coisa a se pensada, isso após, amadurecer e tentar outras milhares de possibilidades de superação.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9307 respostas

13 JUN 2024

Olá Ana, após ler seu relato queria fazer alguns apontamentos observando o comportamento que foi descrito da sua filha.
O fato dela não conseguir acordar cedo, apresentando muita dificuldade para sair da cama, pode estar ligado diretamente com o horário que sua filha esta indo dormir, se ela estiver dormindo muito tarde isso pode afetar na hora de acordar, porem como vc falou que ela tem esse comportamento desde a 5ªsérie, alguns outros fatores podem influenciar, como a alimentação dela, exposição a luz constante de celulares e telas, falta de atividade física entre outros. Nesse caso recomendaria, se possível, ela realizar um exame completo e passar em um nutricionista, para entender se não há alguma deficiência em vitaminas no corpo dela, junto com isso seria regular o uso do celular durante a noite, introduzindo para ela outro tipo de atividade mais relaxante, como a leitura de um livro por exemplo.
Em relação ao fato dela não querer ir para a escola, apesar dela afirmar que não é por conta de Bullying, seria bom conversar com algum coordenador da escola e pedir um relatório sobre a sua filha dentro da escola, com observações de professores que possam ajudar a dar uma orientação do que esta acontecendo.
O uso excessivo do celular, jogos e redes sociais, podem fazer com que o adolescente percam o interesse no convívio social pessoal, pois no celular o mundo se torna mais interessante, a sua exposição e relacionamentos são mais controlados e o adolescente consegue se relacionar única e exclusivamente com um grupo de pessoas que apresentam os mesmos gostos e interesses que ela, então o relacionamento externo e do dia a dia pode acabar se tornando desinteressante, ainda mais no período de desenvolvimento que a sua filha se encontra.
A melhor solução nesse caso seria a sua filha iniciar um acompanhamento terapêutico, claro que isso deve ser discutido com ela previamente, e levando em consideração as condições financeiras, e vide que o CAPS não esta fornecendo a ajuda necessária, existem algumas saídas, você pode recorrer a Clinicas de Faculdades, que oferecem atendimento gratuito, realizado por alunos da faculdade e supervisionada pelos seus professores. Ou pode ir atras de atendimento particular e buscar com o psicólogo um valor de atendimento social.

Espero ter ajudado!

Yagho Fernandes da Silva Psicólogo em São Paulo

7 respostas

13 JUN 2024

Boa noite Ana, percebi em seu relato a preocupação que está em ajudar sua filha, podemos pensar em diversas possibilidades em fornecer um suporte emocional para ela, entendo as motivações de não conseguir ir para escola, a baixa interação social e o uso do celular constante. Mesmo que tenha recorrido ao CAPS e psiquiatra sugiro a terapia para proporcionar uma escuta acolhedora para sua filha.
Espero ter ajudado, me coloco a disposição.
Fernanda de Souza Alves
Psicóloga

Fernanda de Souza Alves Psicólogo em Volta Redonda

3 respostas

13 JUN 2024

Olá! Na falta de recursos financeiros eu sugiro buscar um profissional da psicologia em faculdades de psicologia. Quem sabe vc encontra um profissional assertivo para ajudá-la?
Certamente ela não está bem e deve ter causas no ambiente na família também. Sugiro conversar, abrir a possibilidade de trocar de escola ou escola profissionalizante. Até acredito que se ela encontrasse um sentido para a vida dela em terapia ou livros ou grupo de jovens poderia despertar interesse pelos estudos, ser independente, cuidar do futuro. Não desista de acorda-lá e encontrar uma escola que ele goste, você como mãe pode ser um pilar de sabedoria, calma, apoio nessa fase difícil que estão passando. Espero ter ajudado. Abraço fraterno

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria