Meu filho vai mal na escola e não faz amizades, o que devo fazer?

Feita por >Kelly · 15 fev 2017 Adolescência

Meu filho tem 13 anos, sempre foi um menino muito calmo e obediente, mas na escola tem muita dificuldade em aprender e não se quer se aproximar de ninguém na sala.

A escola reclama muito porque ele tenta de tudo para não fazer trabalhos em grupo e fica o tempo todo sozinho na escola, ele já estuda lá a 3 anos, e nunca reclamou, sempre que pergunto ele diz que gosta da escola e da sala.

Ele não tem amigos da idade dele, e sempre se relacionou melhor com adultos, alias quando esta com adultos é muito falante e só se interessa por assuntos com mais conteúdo.

E na escola esta sempre com as tarefas atrasadas e tirando notas baixas, os professores dizem que na escola ele é muito distraído, mas quando esta em casa gosta muito de pesquisar sobre assuntos específicos, como outros países e culturas.

A melhor resposta 16 FEV 2017

Olá Kelly,

Nas relações de amizade é preciso que se tome decisões, é preciso ganhar e perder, deve-se saber partilhar, se colocar no lugar do outro e cooperar. Seu filho tem demonstrado dificuldades nesses quesitos?
São tantos fatores: a criança pode ser muito tímida, como também pode ser agressiva e autoritária e os outros se afastam dela.
O Bulliyng, as agressões, sejam elas físicas ou emocionais, tendem a gerar um fechamento maior da criança, além de uma renúncia em frequentar a escola.
Deficit de atenção, dificuldades de aprendizagem...
Mudanças excessivas de casa, cidade, escola também forçam para um comportamento de inseguranças.
Pesquisar com a escola como o filho se comporta diante de outras crianças também é positivo.
Caso o isolamento da criança persista, a dica é buscar atendimento psicológico para avaliar o caso. Não espere muito, para não perder o ano letivo!

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

8 NOV 2020

Olá Kelly. À princípio, seu filho pode estar tendo dificuldades por pensar diferente dos amiguinhos. Parece ter amadurecido, emocionalmente, mais cedo. Procure saber como é a turma que ele está inserido, conhecer os professores e suas opiniões pode também te dar uma visão mais ampla dele e da escola. Mesmo que você busque um processo terapêutico, precisa saber o que está acontecendo. Somos também produto do meio. É comum os adolescentes se sentirem inadequados: corpo, posturas, vestimentas e sentimentos Boa sorte

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

17 ABR 2017

Oi Kelly,
se o seu filho realmente tem dificuldade escolar seria interessante procurar uma avaliação psicopedagógica, mas pelo que você falou acredito que seu filho não tenha interesse da mesma forma que outras pessoas em amizades e o interesse dele é específico por alguma área, fazendo com que ele não se interesse pelos assuntos escolares. Você me diz que ele se relaciona muito bem com adultos e prefere esse tipo de relação. Acredito que também seria interessante você procurar um atendimento psicológico para ele caso você queria entender o jeito de ser do filho. Não posso afirmar nada pelo que você colocou, mas eu já trabalhei com algumas crianças que também tinham interesse restrito, se relacionavam melhor com adultos eram muito inteligentes, aprendiam varias coisas sozinhos e tinham muitas habilidades e facilidades e não tinham muitos ou nenhum amigos eram crianças asperges, talvez seu filho possa ser uma dessas crianças e como você está preocupada com esse jeito dele talvez seja interessante você procurar atendimento para ver se essa hipótese é razoável. Att., Clarissa

Anônimo-314191 Psicólogo em Brasília

11 respostas

13 ABR 2017

O processo de Psicoterapia Analítica tem como objetivo auxiliar pessoas com dificuldades ou em sofrimentos e que não conseguem resolver sozinhas.
Durante a Terapia, o analisando é convidado a acessar seus afetos, pensa,netos, comportamentos e fantasias que compõem o cenário de sofrimento. Saber lidar com os sintomas e permitir a fluidez de vida são consequências da empatia do analisando consigo mesmo. Atenciosamente, Aline M.S.De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

17 FEV 2017

Olá Kelly!
A falta de atenção e falta de sucesso escolar pode muitas vezes ser atribuído a dificuldade que ele tem em se relacionar com os colegas o que pode afetar sua autoestima e motivação.
É importante que você proporcione acompanhamento psicológico para ele para ajudá-lo com tais dificuldades e neste momento de transição da pré-adolescência para adolescência.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

16 FEV 2017

Kelly, boa tarde. Tudo indica que cognitivamente seu filho vai bem, caso tenha dúvida, procure avaliação de um médico. A princípio me parece que ele precisa de ajuda psicológica, tudo indica que o ambiente social é aversivo para ele, ou seja ele não sabe como socializar, quais as vantagens e talvez exista um deficit de habilidade social. Seria bom investigar realmente se já sofreu agressão de algum amigo, críticas, como é este ambiente escolar, se ele tem um bom modelo de socialização com a família e na escola, entre outros. Habilidades sociais podem ser aprendidas e ele vai precisar durante a adolescência e vida adulta, então vale a pena investigar e trabalhar para ele se sinta melhor e progrida neste contexto. Um abraço.

Márcia Costa Psicólogo em São Paulo

79 respostas

16 FEV 2017

Bom dia Kelly, a fase da adolescência pode trazer dificuldades sociais e de enfrentamento de situações emocionais, a aprendizagem necessita de espaço emocional para acontecer. Uma avaliação psicológica para seu filho é bem vinda, e nesse processo psicoterápêutico poderá elucidar os motivos de seu retraimento social no contexto escolar ajudando-o a compreender e vencer as dificuldades com autoestima e segurança.
Desejo sorte e sucesso.
Deborah Del Grossi L. Prado
Psicóloga/Psicopedagoga/ Neuropsicóloga

Clínica Blühen - Psicologia, Neuropsicologia - Psicopedagogia Psicólogo em Sorocaba

3 respostas

16 FEV 2017

Olá Kelly,
Primeiro vou lhe dizer que é muito dificil fazer qualquer tipo de avaliação desta forma, quando se trata de crianças todas as informações e detalhes são importantes, sobre a família, escola, ambientes que ele frequenta, e sua história de vida. Somente compreendendo como tudo isso se configura que esta avaliação fica mais clara. Pelo que você relata, seria interessante fazer uma avaliação que analise se existe algum problema de atenção, ou se realmente é um desinteresse pelos assuntos de sala de aula. E com certeza um psicólogo poderá ajudá-lo a desenvolver as questões referentes à socialização com outras crianças.
Espero ter lhe ajudado! Fico à disposição.

Psicóloga Ana Carolina Rizzi Psicólogo em Curitiba

17 respostas

16 FEV 2017

Olá Kelly,
Não dá pra fazer uma orientação sem conhecer o garoto e poder avaliar suas dificuldades. O melho a fazer é procurar um psicólogo para ajudá lo a superar suas dificuldades.
Boa sorte.
Maria da Conceição V. Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

16 FEV 2017

Olá Kelly, seu relato fala de uma dificuldade específica do seu filho, que ao que tudo indica é inteligente e capaz de socializar. Procure um acompanhamento psicológico para que ele possa compreender melhor essas questões. Boa sorte!

Bruna Paschoalini Psicólogo em São Paulo