Meu filho está dando muito trabalho na escola e não sei o que fazer

Feita por >claudia santos · 9 out 2014 Dificuldades de aprendizagem

Ele não escreve os deveres da escola, só bagunça, foi expulso da escola e não sei lidar com a situação, pois já conversei, já tirei tudo que ele gosta, já deixei de castigo e a escola já deu suspensão. Já conversamos e nada adianta, não sei o que fazer. Ele tem 12 anos. Obrigada.

A melhor resposta 10 OUT 2014

Cláudia,

em toda violência, bagunça ou força física há uma fraqueza que a sustenta. Às vezes, tentamos entender a violência a partir do plano real das coisas, através dos fatos. Mas ela pode ter origem nos pensamentos, por isso é preciso dar atenção ao que é dito e ao que não é dito. "Bagunça" pode ser uma posição subjetiva, quando a vida está uma bagunça, por exemplo. Assim como ser "expulso" é cheio de significados. É preciso interpretar como isso pode fazer sentido na vida dele. Vale lembrar que apenas me servi de dois exemplos para ilustrar o que digo, mesmo que a realidade dele seja, em particular, bem distinta.
Sendo assim, um profissional de psicologia pode ajudar a sua família a trabalhar isso.

Alexandre V. Brito

Alexandre Vieira Brito Psicólogo em Vitória

7 respostas

9 OUT 2016

É uma idade difícil mesmo, Claudia. Testam os limites e buscam identidade. É preciso escutar, para além desses sintomas, o que tem a dizer. Praticar o diálogo com responsabilização. Inseri-lo em grupos propositivos também pode ajudar muito. Abraços e confie que há solução, pois as crises podem apresentar alternativas de aprendizado para todos.

Intercurso Escuta Ativa Psicólogo em Blumenau

3 respostas

28 OUT 2014

Olá Claudia, os motivos pelos quais teu filho se mostra resistente à escola podem ser muitos, inclusive ele pode estar tendo problemas de aprendizado, ou com os colegas, ou múltiplas questões... Não temos como dar respostas para um problema assim sem conhecer o teu filho e também você. O melhor é que procure uma consulta com psicólogo no consultório para poder avaliar e resolver o problema.
Espero que consiga pronta consulta.
Susana

23 OUT 2014

Olá Claudia.

Muitas crianças têm sido classificadas como portadores de déficit de atenção e hiperatividade com muita frequência nos últimos anos, mas para que seja dado esse diagnóstico é importante uma avaliação de um profissional da área.

Há vários fatores que podem estar influenciando o comportamento do seu filho: dificuldade em lidar com frustrações, a tendência de obter prazer imediatamente, o avanço da tecnologia, que por sua vez tem acelerado um amadurecimento muito precoce na vida das crianças onde o mesmo não tem capacidade e maturidade para administrar, as experiências vivida no âmbito familiar... entre essas influências que envolvem seu filho existe também a entrada dele na adolescência e na puberdade.

Nessa faixa etária, as mudanças que ocorrem na criança podem perturbar seu desempenho intelectual, sendo assim inclui o seu desenvolvimento escolar, a recusa em estudar e queda do rendimento escolar pode estar associado a essas mudanças. Essa mudança é um momento critico em que a criança sai da infância para entrar num mundo desconhecido e cheio de mistério como é o mundo adulto.

É a famosa crise da adolescência, fonte de conflito e sofrimento tanto para os pais quanto para o próprio adolescente, nessa fase o jovem tem a necessidade de reivindicar sua liberdade e os pais têm a missão de impor limites. Sei que infelizmente não há receita e nem formula mágica como gostaríamos que houvesse, por isso é importante de procurar ajuda de um profissional, para sair do campos das hipóteses e trabalhar em cima da causa real.

Espero ter ajudado.

Cassia Forte - Psicóloga

Psicóloga Cássia Forte Psicólogo em Guarulhos

3 respostas

21 OUT 2014

Boa tarde!
A criança não possui ainda toda habilidade emocional para colocar para seus genitores o que realmente está acontecendo com ela, são muitas variáveis tais o como sentimento de culpa e o medo. Portanto o primeiro lugar que a criança começa a se expressar é no convívio escolar, que pode apresentar através do baixo rendimento escolar, brincadeiras exacerbadas ou ate mesmo a violência. Desta forma, o psicólogo possui técnicas e recursos para descobrir o que esta acontecendo, o real motivo, assim, com a psicoterapia a criança pode resolver todas estas questões, é importante ressaltar a importância do apoio familiar na psicoterapia.
Att. Dra. Claudia Calil

Dra. Claudia Calil Psicólogo em Vitória

8 respostas

17 OUT 2014

Bom dia Claudia, sua preocupação é legítima, o comportamento que seu filho apresenta é a forma que ele encontrou de comunicar a você que algo não está indo bem e, os pais, muitas vezes, estão tão envolvidos com as questões que não encontram a forma de ajudar. Procure um psicólogo infantil, ele fará a escuta da história de vida de sua criança e a partir disso auxiliará vocês a buscar o reestabelecimento emocional e comportamental de seu filho. Abraços, Lúcia Helena Sampaio.

Espaço Ser Psicólogo em Brasília

9 respostas

17 OUT 2014

Bom dia Claudia, seria bom investigar mais um pouco qual é o problema, se de aprendizagem ou de comportamento. Busque uma ajuda profissional, que possa orientá-la. Às vezes, são pequenos ajustes, outras vezes pode ser mais delicado; às vezes os problemas que se apresentam podem ter origem em algum evento na própria escola ou até mesmo fora dela.
Um abraço, Claudia

16 OUT 2014

Oi Claúdia, acredito que a primeira coisa que você deve fazer é procurar um profissional para uma avaliação psicopedagógica ou neuropsicológica para verificar se seu filho está tendo alguma dificuldade na aprendizagem ou apresenta algum transtorno de comportamento, para poder de fato compreender seu comportamento e o que está levando ele a agir desta maneira. Abraços, Karina.

Karina Oliveira Sanches Lemos Psicólogo em Ribeirão Preto

1 resposta

15 OUT 2014

Olá Cláudia,
às vezes um "problema" na escola pode estar dizendo de tantas coisas que estão por trás dos "desafios" apresentados! Para ter uma visão mais clara do que está ocorrendo é preciso maiores detalhes, como perceber as relações familiares, o mundo interno e a personalidade da própria criança, o sistema escolar no qual ela está inserida... Enfim, são muitos fatores que só em um encontro mais detalhado, pode-se vislumbrar possíveis soluções!
Abraços!
Daniela Cota

14 OUT 2014

Cláudia, parece-me que uma expulsão de escola configura uma situação extrema. Existem perguntas importantes a serem feitas no momento para se começar a entender o percurso desse sofrimento, no sentido que fica clara a necessidade de ajuda profissional. Pense em procurar um na sua cidade. Abraço e que tudo melhore.

Psicóloga Juliana Carolina Marques Psicólogo em Belo Horizonte

17 respostas

13 OUT 2014

Claudia, o melhor para vocês seria procurar um profissional que pudesse investigar o que acontece na vida do seu filho em casa e na escola para que ele esteja demonstrando esses comportamentos inadequados. Vocês já tentaram todos os tipos de punição, mas em que momentos ele se sente valorizado e é reforçado por aquilo que faz ou tenta fazer de bom? Às vezes estamos tão focados no que a criança faz de "errado" que não conseguimos perceber e incentivar os pequenos esforços. Esses comportamentos do seu filho, com certeza, não devem ter aparecido de uma hora para a outra e foram se cristalizando ao longo do tempo, mas podem mudar se mudarmos a nossa resposta em relação a isto. A mudança é gradual, não é rápida, mas é possível se vocês tiverem alguém para auxiliar nesse processo. Qualquer coisa que pudermos ajudar, estamos à disposição. Um abraço!

Eliane Aparecida Abreu Silveira Psicólogo em São José

11 respostas

13 OUT 2014

Pois bem, trata-se de uma informação muito vaga esta, mas aconselhamos uma pesquisa pela qual necessitamos informações do que estaria acontecendo no ambiente familiar e/ou social da pessoa e quais as características de disposição do mesmo.

10 OUT 2014

Boa noite, Claudia!
Acredito que seja importante, em primeiro lugar, identificar os motivos do que está acontecendo: se há alguma dificuldade de aprendizagem ou o que rege o comportamento dele. A partir deste diagnóstico, o psicólogo poderá orientar os pais e indicar ações.
Um abraço,
Daniela

Consultório Pensado De Psicologia Psicólogo em São Paulo

1 resposta

10 OUT 2014

Boa noite Claudia. Este comportamento apresentado pelo seu filho é recente ou desde o início da vida escolar ele vem apresentando dificuldades? Recomendo uma avaliação psicopedagogica, a fim de investigar melhor a causa destes comportamentos. Coloco-me à disposição, caso queira agendar uma sessão.

Anônimo-218181 Psicólogo em Jundiaí

1 resposta

10 OUT 2014

Claudia,
esse comportamento é recorrente? Ou alguma situação funcionou como "gatilho" para que houvesse essa mudança de comportamento?
O ideal seria fazer uma anamenese para investigar o histórico desta criança e elaborar um plano terapêutico para trabalhar essas questões comportamentais.

10 OUT 2014

Boa noite. Procure levar o garoto a um psicólogo.