Meu filho tem 7 anos, só que brinca e conversa na escola. O que devo fazer?

Feita por >Dayana · 28 set 2017 Psicologia infantil

Meu filho só que brinca e conversa na escola oque devo fazer

A melhor resposta 29 SET 2017

Bom dia!
As crianças quando estão na escola têm oportunidade de encontrar os amigos e com isso o desejo de conversar e brincar fica mais acentuado.Conversar e brincar fazem parte do universo infantil, mas quando isso atrapalha o desenvolvimento escolar é preciso primeiramente, conversar com os profissionais da escola, para que juntos, família e escola, encontrem estratégias para sanar o problema. Caso os resultados não sejam satisfatórios, fez -se necessário procurar um psicólogo para que juntos, escola-família-psicólogo, encontrem alternativa para sanar o problema.Espero que as orientações lhe ajudem . Caso necessário estou à disposição para juntos solucionarmos essa situação. Um abraço

Psicóloga e Psicopedagoga Regina Lucia B. de Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

2 respostas

1 OUT 2017

Boa tarde, Dayana!
Veja, é natural de toda criança querer brincar o tempo todo. É brincando que a criança exerce sua autorregulação diante dos fatos da vida, e por meio dela também aprende e se coloca no mundo.
A questão é que chega uma idade em que o brincar precisa andar junto com outras atividades, e responsabilidades, a serem assimiladas pela criança - de preferência não impostas. Assim sendo, recomendo que a criança seja encaminhada ao serviço psicopedagógico mais próximo - da escola mesmo seria ideal, se houver - para avaliação das condições para esta sintonia entre a brincadeira, o estudo e todas as demais atividades do seu filho.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!

Anônimo-247176 Psicólogo em Juiz de Fora

16 respostas

30 SET 2017

Procure por um profissional de Psicopedagogia para lhe orientar.
Crianças brincam e tem energia, é comum. Mas se isto está prejudicando o desempenho acadêmico dele é preciso investigar se existe alguma dificuldade que o faça se desinteressar pelas atividades escolares.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

29 SET 2017

Olá !
A idade permite certo nível de distrabilidade principalmente na escola que é um ambiente de exigências sobre ele. Pode está sendo um escape para algo que ele esteja vivendo que o está sendo pesado, então ele usa o momento onde deveria concentrar para desopilar. Tenha uma boa conversa com ele procure saber com os professores se algo está acontecendo. Caso nada te explique bem, procure um profissional de psicologia !

Psicóloga Eva Karine Psicólogo em Caruaru

27 respostas

29 SET 2017

Oi, Dayana! Como vai?
O seu filho está entrando num período mais difícil para as crianças, porque a escola começa a exigir mais deles, em termos de aprendizado. Sugiro que converse com ele e o escute sobre qual é a relação dele com a professora, como ele se sente na escola, como tem sido a relação com os amigos. Muitas vezes é algo simples que na correria acabamos deixando passar. É importante também respeitar o tempo da criança e criar estratégias que o deixem mais seguro. Fico a disposição. Um abraço.

Luísa Gonçalves Terapia e Coach Psicólogo em Florianópolis

4 respostas

29 SET 2017

Dayana , brincar também é uma forma de aprender . Brincando a criança demonstra seu sofrimento psíquico e principalmente expressa suas fantasias. Portanto , nesta idade, é preciso respeitar a necessidade e o tempo lúdico da criança. Estou a disposição.

Psicóloga Suely Poitevin Psicólogo em Curitiba

11 respostas

29 SET 2017

Boa noite.
Nessa idade as crianças estão descobrindo e experenciando o mundo. Porém se isso o prejudica, é importante buscar orientação com uma psicóloga infantil para identificar e trabalhar algumas questões.
Sugiro que você procure uma profissional em sua cidade.
Espero ter ajudado, fico a disposição

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville

260 respostas

29 SET 2017

Olá Dayane, caso este comportamento esteja prejudicando o desenvolvimento e desempenho dele na escola, Procure por um psicologo para auxilia-lo nessas questões.

Camila Lourenço Neuropsicologia Clínica Psicólogo em Curitiba