Meu filho vai completar 4 anos e não tira a camiseta por nada

Feita por >Pri · 1 mar 2021 Psicologia infantil

Tenho receio sobre isso. Quando era bebê até seus 2 quando não entendia muito ele ficava sem, agora não fica de jeito nenhum.
É normal isso?

A melhor resposta 2 MAR 2021

Olá Pri.
Tente lembrar se houve algum momento em que possa ter acontecido algo em que seu filho desenvolveu este comportamento e se possível converse com ele para entender o que está acontecendo. Talvez com um diálogo você consiga saber e entender.
Se tiver dificuldades de entender o que está acontecendo e verificar que esta situação está fugindo de controle, convém levá-lo a um psicólogo infantil.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 MAR 2021

Olá Pri!

Ao que parece por ser uma criança muito pequena é importante que observemos os cuidados dirigidos a criança, devido a esta idade a criança ser muito mais passiva ao meio, ela não conta com recursos próprios para lidar com problemas que encontra. A linguagem ainda é muito precária, portanto uma possível avaliação irá realizar um levantamento das atitudes e comportamentos dos cuidadores frente a mesma. A psique infantil nesta idade se acha muito atrelada a psique materna, ou do outro significativo que realiza esta função. É importante que agende uma sessão, pois quanto mais cedo é realizada a intervenção, mais chances de prevenir possíveis danos no futuro. Grato por perguntar! Abraços!

Renato Bandola Psicólogo em Poços de Caldas

18 respostas

2 MAR 2021

Olá Pri! Grato por escrever. Nessa idade não é normal ainda. Certamente algo aconteceu que ajudou a ele a organizar esse comportamento. A análise detalhada da história dos contextos para ficar com ou sem camiseta ajudarão muito a entender a situação.
Haverá outros comportamentos integrados a esse? Ele experimenta convívio regular, harmônico e significativo com crianças da mesma idade, que tiram a camiseta normalmente?
Vamos observar melhor esses aspectos.
Embora esse comportamento não seja esperado para a idade dele, também pode não ser algo tão significativo e com o passar dos dias, desde que não esteja influenciando outros comportamentos, naturalmente, no convívio com outras crianças, ele torne o retirar a camiseta com naturalidade e espontaneidade.
Observemos.
Se for tranquilizador, aprofunda reflexão com a ajuda científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

2 MAR 2021

Bom dia, antes de responder gostaria de agradecer a sua confiança em buscar ajuda neste site. Agora respondendo a sua pergunta, esse comportamento não é inato, ou seja, não nasceu com sua criança, foi desenvolvido por algum motivo como reação a algo externo, ou seja é um comportamento de defesa a ação externa. Seria bom observar com quem ela fica e buscar conversar na linguagem da criança para tentar descobrir de onde vem esse comportamento. E se persistir não forçar e buscar ajuda psicológica. Espero ter contribuído, um abraço!
Att. à Psicóloga Ussénade
A

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

2 MAR 2021

Não isso não é normal, quando ele começou a mudar o seu comportamento?

Psicóloga Daniele de Oliveira Psicólogo em Fortaleza

2 respostas

2 MAR 2021

Olha, pelo seu relato não é possível entender ao certo o que está havendo, te sugiro levar ele para fazer uma avaliação com um profissional de psicologia.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul