Meu filho de 4 anos pensa que é menina. Ele vai ser homossexual?

Feita por >Juliana · 4 out 2016 Orientação sexual

Olá! Meu filho de 4 anos pensa que é uma menina. Ele pega minhas roupas, sapatos, maquiagem, esmaltes. Gosta de bonecas e tudo que é cor de rosa.

Coloca toalha na cabeça e fala que é o cabelo dele. Ele não gosta de brincadeira de meninos. Adora ficar imitando meninas na frente do espelho. O que devo fazer. Devo proibir de brincar com as minhas coisas. Ele vai ser homossexual?

A melhor resposta 4 OUT 2016

Juliana, aparentemente, seu filho tem demonstrado preferências por coisas de meninas, ele só poderá se definir homossexual na idade adulta, quando escolher com quem irá se relacionar. Acredito que reprimir seus desejos não seja a melhor opção, talvez apresentar opções e deixa-lo decidir seja a maneira mais saudável de lidar. Aceitá-lo do jeito que ele é, independente de rótulos. Sugiro que se pra vc isso é um problema, vc faça uma psicoterapia para te ajudar a lidar com os preconceitos que possam aparecer no seu caminho.

Livia Pignaton Caser Psicólogo em Vila Velha

54 respostas

2 MAR 2021

Bom dia, gostaria de parabenizá-la por ter procurado ajuda neste site e pela confiança. Agora respondendo a sua pergunta, não é possível afirmar pelo comportamento citado por você de sua criança a orientação sexual. Mas que o comportamento é aprendido por identificação e admiração inconsciente. Entretanto, entendo a sua angustia mas independente da orientação sexual que ele venha a desenvolver, ele continuará sendo seu lindo bebê e é preciso ter muito cuidado com os nossos sonhos e desejos projetado nós filhos. Por isso, que tal não se angustiar buscando rotular a criança, afinal de conta ele está se autodescobrindo. Se possível procure conversar com ele sem imposição e sem castrá-lo em sua natureza. Espero ter contribuído e desculpe se não respondi a seu contento.
Att. à Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

11 OUT 2016

Olá, primeiramente a identidade sexual não tem nada haver com a orientação sexual, ou seja ele pode se sentir mulher e ter atração por mulheres também não mudando assim a orientação sexual. O transtorno de identidade de gênero pode ser diagnosticado e acompanhado por um psicólogo e psiquiatra, caso seu filho tenha esse transtorno, não tem como reverter, ele precisa ser acolhido e respeitado, tentar negar e esconder essa condição vai gerar muita angústia nele, por tanto procure um profissional especializado em transtorno de identidade de gênero pra ajudar seu filho.

Dr. Anderson Garcia Psicólogo Psicólogo em Uberlândia

11 respostas

6 OUT 2016

ola juliana!!!!! procure um psicologo para que seu filho possa ser melhor avaliado,o?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

5 OUT 2016

Boa tarde Juliana
A princípio o que pode está acontecendo com o seu filho, é a identificação com a pessoa mais próxima a ele, isso não é nada que não possa ser trabalhado com um psicólogo independente da abordagem. Agora estas questões da opção do gênero masculino ou feminino é de demanda dos pais, porque desde a concepção há um anseio para saber o sexo e se compra rosa ou azul planejando um futuro dentro dos padrões das normas sociais, culturais e religioso, o que não quer dizer que a criança desde pequena tenha sua orientação sexual independente do querer dos pais. Filho independente da orientação sexual é para toda vida e deve ser amado independente das expectativas familiar, porque se a família rejeita, o mundo abraça.
Att. á Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

5 OUT 2016

Oi Juliana, não podemos determinar de antemão se isso ocorrerá ou não. Procure um analista e converse sobre isso. Seu incomodo, sua questão em relação ao seu filho, e aí vocês analisarão se é necessário ou não o acompanhamento da criança.

Gardênia Holanda Marques Psicólogo em Fortaleza

41 respostas

5 OUT 2016

Juliana, teu filho tem convívio com o pai ou com algum homem com quem possa se identificar? Essa é uma idade muito importante para a construção de uma realidade psíquica relacionada à sexualidade e é justamente nesta fase que alguns pontos devem ser entendidos. Eu sugiro que você procure um psicanalista na tua região para te ajudar quanto à questão apresentada. Espero ter ajudado. Ah, uma outra pergunta: o que você acha disso que relatou, principalmente de ele "brincar com as tuas coisas"?!

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

5 OUT 2016

Olá , querida. Quando uma criança brinca com brincadeiras que a nossa sociedade/cultura diz ser do sexo oposto , isso nos preocupa porque estamos acostumados a dar satisfação aos outros sem nos preocupar com o que nos faz bem. Além do mais, cores e brinquedos não torna ninguém homossexual ou heterossexual. O que define se alguém é homo ou heteroafetivo é o direcionamento do afeto. Crianças podem ter este tipo de comportamento e estar apenas experimentando a diferença.
Oriento a você, buscar um psicólogo para lhe ajudar com suas dúvidas e angústias, bem como lhe ajudará a conhecer seu filho. Isso ajudará a entender se existe algum sofrimento psíquico e o profissional poderá ajudá -lo a se encontrar sendo quem ele verdadeiramente é.
Enquanto isso, converse com ele. Pergunte e o escute. Ele lhe dará as respostas.
Caso precise de mais orientação e for.do Rj, fique a vontade para marcar uma consulta.

Aline

Aline Rodrigues de Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

15 respostas

5 OUT 2016

Juliana,
proibir não e a melhor solução, primeiro tente observar de onde esta vindo estas referencias, em casa para seu filho, depois, perguntar a ele e questionar, sem ter uma forma ameaçadora ou proibitiva.
o profissional muito te ajudaria neste processo, de ação com o seu filho neste momento.
e não e porque ele brinca, que ele já fez a opção sexual dele, este processo de opção sexual vai muito mais alem.
a procura de um profissional muito te ajudaria.