Meu filho de 4 anos não gosta de festas e barulho

Feita por >Roberta · 7 out 2017 Psicologia infantil

Meu filho de 4 anos se adaptou tranqüilamente na escola, porém agora na semana da criança onde a escola realiza festas...os professores me disseram que qd começa a musica ele começa a chorar vai ficando nervoso grita, tapa os ouvidos e provocou vômito, porém qd dizem que eu vou buscá-lo ele para na hora de fazer escândalo...n sei oque fazer...ele me diz que gosta de fazer atividades e não queria festa na escola oq fazer

A melhor resposta 8 OUT 2017

Roberta, vc percebe isso a qto tpo? Ele tem 4 anos, nessa fase tem crianças q realmente não gosta de gritos, fogos, musica alta, estouro de balões. E tem outros q curte isso tdo. Você leva ele a um profissional e pede uma avaliação. Se quiser me procure para conversar melhor sobre ele. Pscicologa Maria jose p Silotti

Psicologia Silotti Psicólogo em Belo Horizonte

30 respostas

9 OUT 2017

roberta parece me que seu filho tem dificuldades em alguns aspectos na area social....procure um psicologo para atender seu filho e em pouco tempo isto vai passar ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

9 OUT 2017

Olá Roberta.
Já investigou com o pediatra do seu filho se ele pode ter hipersensibilidade a barulhos? Atualmente há muitas pessoas com essa questão. Descarte hipóteses físicas e depois investigue se há causa psicológica ok?
Espero ter ajudado.
Um grande beijo
Erica Taylor
Niterói RJ

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

9 OUT 2017

Olá Roberta!
Tente investigar com seu filho o que pode estar motivando esta insegurança e sofrimento.
Muitas vezes estas manifestações estão voltadas para fantasias de não atingirem expectativas ou sentirem-se amedrontadas por alguma razão. Caso persista e venha causar prejuízos, procure um profissional para avaliação e orientações.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

8 OUT 2017

Oi Roberta, boa tarde!
Que bom que seu filho se adaptou à escola e aos novos amigos isso mostra que ele conseguiu construir esse vínculo afetivo de segurança. Em crianças dessa idade é muito comum utilizar a música como um recurso para a aprendizagem. Costuma ter a música do "bom dia", "boa tarde", do lanche, na hora de guardar os brinquedos e etc. Pergunte a professora como ele reage nesses momentos. Também peça a ela que na hora que ele começar a chorar converse com ele, abra um canal de comunicação e coloque seu filho para se sentir a vontade e falar o que ele quiser, o que essa situação faz ele pensar, pra "cutucar" um pouco, se ele não conseguir dizer, pergunta se é algum medo e que é muito importante falar sobre ele.
Naturalmente ele para de chorar quando dizem que vc está indo até a escola porque vc é a mãe dele, o vínculo de vcs é diferente.
Também leve em consideração se vc e sua família estão passando por alguma situação difícil, morte, doença, desemprego, estresse, entre outros. As crianças são mais sensíveis e costumam demonstrar mais que nós adultos quando não se sentem bem. Se vc achar que esse é o caso então marque consulta com um psicólogo e trabalhe junto com esse profissional essa questão.

Fico à disposição,

Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

8 OUT 2017

Deve tranquilizá-lo levando ele para assistir a festa somente, sem que precise se expor de qualquer forma, parece ter problemas com este fator (exposição) ,neste caso a criança deve ser acolhida pelos pais e professor para que possa se sentir seguro e progressivamente se permitir participar junto as outras crianças de outros eventos.

Cristiane Evangelista Psicólogo em Taboão da Serra