Meu filho tem 5 anos, e nao goata de ir pra escola de camiseta e shorts.

Feita por >INGRID · 21 jun 2023 Psicologia infantil

Meu filho tem 5 anos ele não gosta de ir pra escola de camiseta e shorts , ele sempre quer usar roupas de frio calça e jaqueta , se ele não está com roupa de frio chora muito, isso está me deixando preocupada, fui chamada ontem na escola dele justamente por isso, eles querem entender o motivo, porque até nas aulas de educação física ele não quer tirar as roupas de frio, já em casa e outros lugares ele não tem essa resistência.

A melhor resposta 22 JUN 2023

Bom dia, Ingrid,
As crianças normalmente passam fases de desconforto com o próprio corpo e a própria identidade. Sobretudo perto dos 5-6 anos quando começam a formar a própria identidade. Se fosse algo geral, poderíamos desconfiar de algum trauma, mas como se trata apenas de ambientes externos e pouco familiares, pode ser que alguém tenha falado dele, talvez uma brincadeira, mas que pra ele ficou gravada como incômodo. Às vezes nem foi com ele, como um elogio a um coleguinha, por exemplo, e ele assimilou, por não ser como o colega, como uma insegurança.
Isso é muito comum em crianças gordinhas e magrinhas, mas não é uma regra, obviamente. Acho que vocês podem observar seu comportamento, tomar cuidado com brincadeiras negativas e trabalhar no sentido de elogiar e reforçar sua abertura.
Outro ponto comum entre crianças é a formação emocional. Nesta fase (5-6 anos) ele começa a formar a própria identidade, e pode estar tomando consciência da própria introversão, por exemplo, que é um movimento de voltar-se para si mesmo e seu mundo interno (não confundir com timidez), mas como não tem ainda maturidade para entender seus sentimentos, ele usa as roupas para se expressar. Então roupas compridas podem fazer com que se sinta mais "protegido", mais confortável.
A melhor pessoa pra te dizer como ele se sente é ele mesmo. É a fase de ajudá-lo a entrar em contato com suas emoções e se entender. Isto vai ajudá-lo a crescer com segurança e autoconfiança.
Se quiser conversar melhor sobre o assunto, fico à disposição. Tenho muita experiência com orientação de pais e crianças nesta fase de descoberta.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

23 JUN 2023

Ingrid
Precisa aprofundar o diálogo com ele, mas não diálogo racional, com justificativas, com cobranças, julgamentos...
Precisam aprofundar a expressão de sentimentos... única forma de ele começar a ter confiança e começar a falar de seus sentimentos, do porque prefere esta vestimenta.
Claro que deve ter uma razão, pois em casa, ele não usa.
Se necessário, precisa usar um intermediário que saiba conduzir o diálogo de forma adequada até voces terem prática na expressão de sentimentos.
Um bom Psicoterapeuta é capaz de fazer isso.
Abraços

5817 respostas

22 JUN 2023

É compreensível que você esteja preocupada com a situação do seu filho na escola. É importante lembrar que cada criança tem suas preferências e peculiaridades individuais. No caso do seu filho, pode haver diferentes motivos para sua resistência em usar roupas mais adequadas ao clima ou para participar das aulas de educação física.

Uma possibilidade é que ele sinta-se mais confortável e seguro usando roupas de frio. As camadas extras podem proporcionar uma sensação de proteção e familiaridade, o que pode ser reconfortante para ele em um ambiente novo e desconhecido, como a escola. Além disso, algumas crianças podem ser mais sensíveis a mudanças de temperatura e sentir frio com mais facilidade.

Converse com seu filho de maneira calma e acolhedora, buscando entender os motivos por trás de sua preferência por roupas de frio. Pergunte sobre como ele se sente ao usá-las e se há algo específico que o incomoda em relação às outras roupas. A comunicação aberta e empática é essencial para compreender melhor as necessidades e preocupações do seu filho.

Também é importante dialogar com a equipe escolar para compartilhar suas observações e preocupações. Explique que seu filho tem essa preferência por roupas de frio e que você está trabalhando para entender melhor suas razões. Juntos, vocês podem buscar soluções que atendam às necessidades do seu filho e garantam que ele se sinta confortável e integrado nas atividades escolares.

Se necessário, você pode considerar consultar um profissional especializado, como um psicólogo infantil, que pode ajudar a compreender melhor os aspectos emocionais envolvidos nessa situação e fornecer estratégias específicas para lidar com as dificuldades do seu filho.

Lembre-se de que cada criança é única e tem suas próprias maneiras de lidar com o mundo ao seu redor. Com empatia, diálogo e apoio adequado, você estará no caminho certo para compreender e ajudar seu filho a enfrentar essas questões de maneira saudável e positiva.

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville

66 respostas

22 JUN 2023

Olá Ingrid! Obrigado por escrever. Será preciso diálogo, sensibilidade, mas será importante verificar a origem desse tipo de comportamento. Algumas vezes os motivos são concretos, outras vezes são interpretações e sensibilidades que algumas crianças organizam.
Conte com a ajuda profissional, o mais rápido possível, para avaliar a solucionar isso.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.