Minha filha tem crises de ansiedade e não consegue ir pra escola.

Feita por >Maria D · 13 set 2023 Ansiedade

Tenho uma filha de 12 anos e está com problemas pra ir pra escola. Sempre que chega o horário que eu chamo pra se arrumar, ela começa a "travar" . Diz que está com medo, desanimada, diz sentir dores na barriga e cabeça, fraqueza e tremedeira. Algumas vezes fica agressiva. Tento acalma la conversando e tentando convencer, mas não adianta. Ela tem pensamento negativos sobre a escola, já perguntei sobre bullying, maus tratos lá e ela diz que não é isso. Que não gosta do ambiente escolar, de interagir com os outros alunos por medo de ser julgada , ela realmente não consegue interagir, participar de certas atividades, não consegue fazer amizades. Isso tbm em certos lugares fora escola. Não sei mais o que fazer, pois está sendo repetitivo essas crises e a escola já informou que as faltas estão muitas correndo risco de perder a vaga e repetir de ano. Fui na clínica da família (SUS) e me aconselharam a organizar uma rotina com ela, mesmo assim não está surtindo efeito. Restante do dia após ela não ir, fica tranquila, calma. No dia seguinte já acorda dizendo estar desanimada e triste. Será que existe algo que um psicólogo ou psiquiatra possa ajudar, um laudo para abonar ou afastar ela da escola por um tempo pra ela não perder o ano? Me ajudem por favor.

A melhor resposta 14 SET 2023

Olá Maria,

Primeiramente, quero expressar minha mais profunda empatia pelo que você e sua filha estão passando. É extremamente desafiador ver um ente querido lutar com questões emocionais, ainda mais quando se trata de uma criança em uma fase tão crucial de seu desenvolvimento.

Entendo que a situação que sua filha enfrenta é muito mais do que uma simples "relutância escolar". Os sintomas que você descreveu ansiedade, dores físicas, tremores, e pensamentos negativos — são sinais claros de que ela está passando por um nível significativo de estresse emocional.

A questão da escola parece ser apenas a ponta do iceberg, um gatilho que aciona uma série de respostas emocionais e físicas em sua filha. Dado que ela também apresenta dificuldades em outros ambientes sociais, é possível que ela esteja lidando com algum tipo de transtorno de ansiedade ou outro problema de saúde mental que requer atenção especializada.

Você mencionou que já procurou ajuda médica através do SUS e que lhe aconselharam a estabelecer uma rotina. Embora rotinas possam ser úteis, elas frequentemente não são suficientes para abordar problemas emocionais mais profundos.

Um psicólogo ou psiquiatra certamente poderá ajudar a avaliar a situação de sua filha com mais profundidade e, se necessário, fornecer um laudo que poderia justificar uma licença temporária da escola. No entanto, é importante ver isso como uma medida temporária. O objetivo final deve ser ajudar sua filha a enfrentar e superar suas ansiedades para que ela possa levar uma vida plena e saudável.

Em conclusão, quero reiterar que você e sua filha não estão sozinhas nesta difícil jornada emocional. Se você está pronta para dar o próximo passo em direção ao desenvolvimento e transformação emocional de sua filha, estou aqui para apoiá-la. Para mais informações ou para agendar uma consulta, sinta-se à vontade para acessar meu perfil no MundoPsicólogos.

Com toda a empatia e compreensão, envio-lhe um abraço caloroso.

João Veríssimo Psicólogo em Salvador

7 respostas

15 SET 2023

Sua filha está com problemas emocionais, está abalada, é prejudicial para ela ir no colégio.
Algo aconteceu lá que ela fica em crise e não consegue enfrentar mais.
Ela precisa fazer Psicoterapia com um profissional que a compreenda e a ajude a superar esta fase.
Dê crédito a ela. Deixa ela em casa e que aprenda fazer alguma coisa que ela goste...
Colégio para ela, neste momento não serve para nada.
O Psicoterapeuta irá ajudar pra ela desvendar o que está passando.
Primeiro a vida, depois a cultura
Abraços

5817 respostas

14 SET 2023

Olá Maria! Você está pedindo uma coisa e devemos te oferecer outra coisa. Será altamente recomendável que você conte com uma avaliação e orientação profunda de um de nós, psicólogos. Poderemos entender e ponderar com você, as possíveis e mais adequadas soluções.
O isolamento, a falta de comunicação real nessa idade, apenas prorroga a necessidade de construir soluções, modificações.
Doze anos, início da adolescência, com frequência acontecem interpretações amedrontadoras da vida e das interações. Sua filha precisa ser ouvido, esclarecida, apoiada.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.