Minha filha de 5 anos não quer ir pra escola e chora muito

Feita por >daianny · 18 jul 2017 Psicologia infantil

minha filha de 5 anos não quer ir a escola , isso comecou de uma semana pra cá . a ultima semana de aula ela chorou todos os dias para ir , mas segundo a professora depois ela fica bem e para de chorar . ela fala a todo tempo , o dia inteiro que não quer ir pra escola e nao quer que eu vá tbm pra escola , pois sou professora de biologia ensino medio e trabalho a tarde e noite . ela fala a todo momento na minha cabeça : _ mãe vc não vai pra escola e nem eu . e se eu bato o pé e digo que vou ela chora horrores. Não sei o que faer

A melhor resposta 19 JUL 2017

Olá Daianny,
Chorar nos primeiros dias é normal mas se ela já foi a escola e só depois de uma semana ela está chorando. ..você tem que ver como é essa escola. Será que tem crianças demais, será que alguém está sendo inconveniente? Procure observar bem e não force. Algo não está bem.
Comvetse com ela e procure nos detalhamentos. ..se isso continuar procure um psicólogo. Ele saberá avaliar o que está acontecendo.
Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

19 JUL 2017

Olá Daianny!
Por mais nova que ela seja, tente conversar de maneira acessível e confortável para tentar compreender as razões dela querer ficar em casa, se o sentimento estiver vinculado a saudades que ela sente de você fazer planos para o final de semana, construir a ideia de ficarem juntas a longo prazo, oque você trabalhar ajuda no lazer que vocês podem desfrutar...etc.
A angústia tende a diminuir quando medos e fantasias são desconstruídos, por isso, quanto mais receptiva você for, mais facilitará a comunicação e compreensão da natureza deste comportamento.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

19 JUL 2017

Bom dia, Daianny.
Se sua filha ia a escola normalmente e de repente começou a não querer mais, pode ter havido algo sério e que deve ser pesquisado. O fato dela não querer que você vá trabalhar na escola também reforça a suspeita de que o ambiente escola para ela é muito ruim ou apavorante. Procure conversar com ela, pedindo que te conte o que faz na escola, como a professora conversa com ela e com os colegas, se tem ajudante se ela gosta,. Não são perguntas diretas do tipo, o que aconteceu, pois ela pode ter sido orientada a não contar. Pode ser apenas um colega que bate mas pode ter sido algo mais sério. Se sozinha não conseguir, aconselho a buscar um profissional de psicologia, especializado em crianças, para que ele faça uma avaliação e busque as respostas.
De modo geral esta fase passa rápido, se o acontecido não se repete, mas deve ser observada e levada a sério para que não prejudique a vida escolar da criança.
Qualquer dúvida busque a coordenação da escola também, pois a mudança de comportamento repentina não é natural e nem de graça, na criança

Juliana Pimenta Aguiar Psicólogo em Vitória da Conquista