Minha filha de 10 anos chora e não quer ficar na escola

Feita por >Jemima · 26 jun 2020 Psicologia infantil

Sofro muito com isso veio a pandemia parou tudo e agora está voltando as aulas e não sei como agir nem o que fazer o que sei é que ela vai pra escola.na minha casa somos muito unidos e conversamos sobre tudo ela só relata que uma coleguinha batia nela e que não tinha amigos fica só na hora do lanche fico muito preocupada . Conversei com ela sobre a volta as aulas pós pandemia ela chorou disse que não quer ficar só lá mais entendeu. Passei a pandemia toda pensando no assunto pois parece que está fora do meu alcance ajudá-la.

A melhor resposta 30 JUN 2020

Olá Jemima. Obrigada por sua pergunta.
A escola é o lugar que todos precisamos ir, é como se fosse o trabalho para os adultos. Acredito que o fato dela não ter amigos e a coleguinha ter batido nela, tenha feito que com ela perdesse o interesse em ir para escola.
Você conta que sua filha não tem amigos, mas em outros contextos ela tem? Como por exemplo, vizinhas que possa brincar, primos e etc (antes da pandemia, quando podiam estar juntos)?
Penso que seria interessante a procura de um profissional para poder ajudá-las. Ele poderá verificar se é do perfil dela ser introspectiva ou se há algo além que possa ser exclarecido e melhorado.
Espero ter contribuido com seus pensamentos.
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga Clínica
CRP 08/30665

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

27 JUN 2020

Olá Jemima! Grato por participar. As outras estudantes ficam na escola, tua filha também terá que ficar! Ela tem dez anos e não há alternativa: é preciso ir à escola. Ela deve ter apoio, conversa, direcionamento, mas precisa ir à escola. A maior parte das crianças, em uma ou outra ocasião apanham ou batem; é impulso de defesa infantil. Ela deve mudar a forma de interpretar a interação, confiar nela mesma, interagir, construir relacionamentos. Caso ela mude de escola, por exemplo, a probabilidade dessa sensação se repetir, é quase total. A questão está dentro dela, não na escola; caso contrário, a escola já teria fechado. Pode ser enriquecedor você, mãe, contar com uma orientação técnico-científica de um psicólogo. Estamos à disposição para maiores esclarecimentos e aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais um próximo!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.