Chora quando volta do final de semana com o pai e diz que não quer ficar comigo

Feita por >May · 12 abr 2022 Psicologia infantil

Meu filho sempre chora quando volta do final de semana com o pai, ele acabou de completar 4 anos e faz isso desde os 2 anos e meio.. ele diz que quer ficar com o pai e não comigo, eu não entendo pois não falta nada p ele de minha parte, faço o impossível por ele, amor e carinho tem se sobra, durante todo o dia fala que me ama muuuuitas vezes e tudo é um motivo p um abraço ou beijo.. Eu realmente não entendo sempre essa cena quando volta do pai. Sou solteira e não há pessoas dentro da minha casa que possam fazer mal a ele, ele é o xodó da família, gostaria realmente de saber o que acontece com meu filho perante essa situação.
Desde já, obrigada!

A melhor resposta 13 ABR 2022

Olá May! Grato por escrever. Aproximadamente nesse etapa, a criança costuma apresentar um foco predominante na figura masculina. Esse é um componente. Outro componente é que a criança se completa com pai e com mãe. Ainda outros fatores: identificação com coisas que se faz e vivencia com a a figura do gênero assemelhado, o fato de um ou dois dias representarem maior raridade do que cinco ou seis dias. Isso implicar mais novidades e menos desgastes, etc..
Há muitas questões a serem compreendidas.
Será bom você aprofundar reflexões sobre esse desconforto com a ajuda científica de um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!
Vacine-se! Vacine as crianças! Seja comedido com a máscara, com a aproximação afetiva, mas com o distanciamento físico

8607 respostas

20 ABR 2022

olá May,
Parece que o comportamento do teu filho expressa como ele ainda se sente dividido e perdido com a separação dos pais. Com certeza ele te ama muito, mas deve sentir muito a falta do convívio diário com o pai. Sugiro vocês conversarem com ele sobre a separação, e esclarecer que vocês se separam enquanto casal, mas vão continuar sendo pais deles, só que em casa separadas.O diálogo é sempre o melhor caminho. Com certeza um profissional pode te ajudar bastante neste processo.

Abraço, Luciana Berton.

Luciana Berton Psicólogo em Porto Alegre

33 respostas

19 ABR 2022

Olá. Tente se tranquilizar, pois esta reação de seu filho não significa que não se sinta bem com você. As crianças muitas vezes sentem-se confusas em lidar com a descontinuidade na convivência com os pais e vivem sentimentos ambíguos. Contudo, na maior parte das vezes estão refletindo dificuldades vivenciadas pelos pais no manejo da situação. Percebo que seria importante que buscasse apoio psicológico para você, para que compreenda melhor suas posturas diante desta experiência e reflita a melhor forma de lidar, visando baixar suas angústias e, consequente, eventual mal-estar vivido por seu filho. No decorrer dos atendimentos o profissional poderá encaminhar seu filho para atendimento especializado, caso observe esta necessidade. Abraço.

Alessandra Luiza Junta Psicóloga Psicólogo em Americana

32 respostas

13 ABR 2022

Ola
Provavelmente como toda criança ela gostaria que voltassem e faz essa cena ao chegar para ter sua atenção. Além disso uma boa rotina em ambas as casas é muito importante.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

13 ABR 2022

May,
Como está a relação entre voce e seu marido? Pai do teu filho?
Há conflitos? Há coisas que precisam ser resolvidas? Ajustadas?
Há coisas que não estejam em paz?
Somos esponjas que captam a energia circulante e as crianças manifestam a energia que rola entre voces que, embora separados, estão unidos por uma realidade.
Penso que precise deapoio profissional, faça psicoterapia.
Abraços

5817 respostas

13 ABR 2022

Olá, May!
.
Tu já tentou conversar com o pai para saber como é quando o filho de vocês está lá? O que eles fazem, o que conversam?
.
Pergunta pro teu filho também. Mesmo sendo criança ele pode te trazer importantes informações.
.
Além disso, tu pode buscar uma terapia para ele, uma psicóloga com experiência no atendimento infantil!
.
Espero que ele fique bem ☺️

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo