Pânico da escola (Minha filha não quer ir para a escola)

Feita por >MARICELIA · 23 fev 2016 Psicologia da educação

Bom, minha pergunta já foi respondida, mas faltou dizer também que minha filha continua no mesmo colégio, não teve mudança e outra: tem até uns coleguinhas do ano anterior que estão na mesma sala que ela, eu não entendo o por que de ela fazer isso, porque ela vai de boa, mas quando chega na hora de ficar ela começa a tremer e chorar...

Mesmo assim deixo ela chorando, porque precisa estudar, já perguntei para ela por que ela faz isso, ela diz que é porque vai sentir saudades de mim, o problema é esse ela é muito apegada comigo... mas já conversei com ela que ela precisa estudar, que ficar na escola é uma obrigação, senão ela nunca vai aprender a ler, dai ela diz que quer ir, mas na hora H faz a choradeira de sempre... me ajudem, por favor. Grata.

A melhor resposta 24 FEV 2016

Maricelia a sua filha por estar também com o transtorno do pânico. Pelo que você descreve parece que ela apresenta ansiedade de separação. A minha orientação é que ela faça psicoterapia para trabalhar essas questões.
Rosana Laiza.

Clínica Psicológica Rosana Laiza Psicólogo em São Paulo

38 respostas

25 FEV 2016

Ola Marcelia, pelo que consigo avaliar sua menina esta com dificuldade de adaptação na escola caracterizado pelo tremor, e choro ao deixa la na escola ok ?
Penso que é de suma importância que você busque auxilio psicológico com vistas para investigar na integra do caso o que esta relacionado com o desenvolvimento emocional global da criança o que auxiliará nesta e em outras questões .
Podemos estar falando aqui de um um transtorno chamado " ansiedade da separação" no entanto uma avaliação psicológica te dará subsídios para atenuar e solucionar esse e outros problemas.

No mais me coloca a disposição.
Forte abraço,
Gisele Manzotti Psicologa.

Gisele Manzotti Psicólogo em São Paulo

9 respostas

25 FEV 2016

maricela!!!! saudaçoes!!!!! leve sua filha em um psicologo para trabalhar a insegurança dela e o apego excessivo em relaçao á vc, ok? um abraço fraterno, sandra elena carosio-psicologa-sexologa-hipnologa

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

24 FEV 2016

Olá. Além de todos os ótimos conselhos que você já leu aqui de meus colegas, gostaria de acrescentar 2 coisas. As crianças são bem concretas e não entendem o pensamento abstrato; assim, dê a ela uma foto sua para ela guardar e olhar quando tiver saudade, e mostre no relógio de parede o horário em que você vai busca-la. Garanta a ela que você vai voltar para pega-la (nunca minta para ela). Isso dá segurança a criança. E você tem que agir com confiança de que está fazendo o certo; se ela perceber você insegura, ela vai te manipular com o choro. Boa sorte.

Rita Guimarães Psicólogo em Campinas

54 respostas

24 FEV 2016

Ola Maricelia,
E importante destacar que com a ajuda do profissional, este orientara sua filha para a melhoria da auto estima, o que é muito importante nesta idade, melhorando a segurança e a tranquilidade e claro diminuindo a ansiedade que apresenta neste momento de ruptura. A você Maricelia, também é necessário este acompanhamento, pois de fato precisas também minimizar a ansiedade, sentir-se segura diante da escola, para que sua filha se fortaleca. Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

24 FEV 2016

Oi. Talvez sua filha esteja passando por um período de ansiedade de separação. Somente uma avaliação presencial por um profissional da psicologia poderá confirmar isto. De antemão sugiro que converse com ela antes de sair de casa e explique que vocês ficarão distantes por um período, mas que não há necessidade dela ficar com tanta saudade, pois voltarão a se ver em breve. Você pode estimulá-la a ficar mais independente, permitindo que brinque na casa de alguns coleguinhas. Isto poderá ser feito aos poucos. Alguns pais protegem demais os filhos e acabam gerando neles certa dependência e falta de autonomia. Vá aos poucos mostrando para sua criança que ela precisará ficar sozinha algumas vezes e que isto não é perigoso. Estimule-a a uma socialização mais independente de você. Poderá utilizar algum desenho animado que ela goste, como o bob esponja para mostrar que ele algumas vezes fica distante de seus amigos. Mas, não deixe de levá-la para uma avaliação psicológica. Abraço.

Joacil Luis de Oliveira Psicólogo em João Pessoa

19 respostas

24 FEV 2016

Creio que as orientações sugeridas por este site sejam ótimas. Porém Maricela é muito importante você passar a filha em uma consulta, ela tem que ser avaliada pessoalmente, necessita ser aplicados testes psicológicos, que por aqui fica muito vaga a orientação mais profunda, inclusive de risco mesmo, porque não estamos vendo a criança, a não ser pelo que você relata. A visão psicológica é muito mais ampliada quando estamos no setting terapêutico.
Ela necessita de um tratamento, que vou deixar para você a sugestão de uma clínica escola nas faculdades, solicite uma urgência para ela não sofrer por mais tempo, e que isso não venha intervir na aprendizagem.
Sucesso na busca!

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

24 FEV 2016

Boa noite!

Você já foi a escola conversar com a professora e a coordenadora para saber o que está acontecendo?

Psicóloga e Psicopedagoga Fernanda Rodrigues da Silva Psicólogo em São Paulo

9 respostas

23 FEV 2016

Maricelia, bom dia! Novamente, venho descrever que fico feliz por ter se aberto por aqui mais um pouco, pela sua preocupação, pelas conversas já realizadas com a sua filha, e de, pelo menos ter falado um pouco sobre como você se sente com todos esses acontecimentos, bem como a sua angústia em saber lidar com tudo isso. A conversa é muito importante, bem como nas brincadeiras de forma a estender mais sobre determinados assuntos com ela e a importância do seu papel de mãe e as atividades que ela vai crescendo e assumindo. Um exemplo que gosto de trabalhar é quando as mãe brincam de fazer comidinha com as filhas, ou mesmo, dependendo da idade, vão para cozinha, cozinhar todos juntos. Estes momentos são importantes para vocês aproveitarem juntas, conversar sobre o que a mamãe precisa fazer no dia-a-dia, o que você faz, a sua rotina, como é bom estar com ela, o tempo que passam juntas como são bem aproveitados e assim perceber e sentir o quanto é bom ficar juntas, mas a construção dos momentos separados. Por isso, aconselho você buscar um psicólogo infantil. Existem várias linhas de trabalho dentro da psicologia, seja Psicanálise, Gestaltista, Junguianos, Lacanianos, TCC, todos são psicólogos! O importante é você encontrar qual a melhor linha e Psicoterapeuta que você se identifica e a sua filha também! Não existe certo ou errado! Mas encontrar a melhor forma de compreender a queixa, o mundo e a forma de lidar com o mundo. E propor esta possibilidade a criança de ter um espaço para ela brincar e de se conhecer mais. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

23 FEV 2016

Olá Maricelia
Procure ajuda de um psicólogo, se possível que atenda na Abordagem Cognitiva para que ele auxilie sua filha a identificar seus pensamentos e sentimentos em relação à escola. Às vezes ela interpretou alguma situação ou acontecimento na escola e ainda não sabe como expressá-lo a você e dizer o que realmente sente quando começa a chorar. O psicólogo irá ajudar a identificar o que desperta esse medo. Abraço

Vanessa Gallo Silva Psicólogo em São Bernardo do Campo