Eu tenho uma doença psicológica? Não consigo controlar a raiva.

Feita por >JONATHA · 14 out 2024 Agressividade

Eu ultimamente estou com o pavio muito curto. Eu acabo fazendo o pior e não só botando minha vida em risco, como a de quem está ao meu lado.
Esta semana, fui tomar um sorvete com minha namorada, estava tudo bem, voltamos para casa pela orla olhando a praia, parei próximo a ciclovia e deixei minha moto entre a ciclovia e a via, só eu desci para molhar os pés bem rápido.

Assim que voltei pra cima minha namorada estava em choque e acabou me falando depois de eu insistir bastante, ela falou que um rapaz passou e havia falado " ei cachorra, tira essa poha dessa moto da ciclovia".

Eu não pensei duas vezes, peguei a moto e fui atrás dele, e quebrei sua bike com minha moto, atropelando ele, xinguei bastante e o ameacei de fazer o pior.

Não e a primeira vez que isso me acontece, eu brigo muitas vezes não só no trânsito, na rua também, tenho medo de um dia tirarem minha vida, ou eu mesmo tirar a vida de alguém.

Após todas as brigas me arrependo de ter iniciado confronto da forma agressiva que sempre faço, não consigo evitar de ser agressivo, é mais forte que eu.

Tenho algum doença psicológica por isso?

A melhor resposta 15 OUT 2024

Olá Jonatha.
É importante que saiba que esse sentimento é um sintoma. Normalmente nossa mente funciona assim: você vê algo ou se envolve em alguma situação, isso gera um sentimento, esse sentimento busca uma referências dentro de você(acontecimentos anteriores), seja positivas ou negativas. A partir dai vem o "gatilho", que gera ação. No seu caso a raiva excessiva e a impulsividade, a qual vem gerando esses embates e conflitos.
Se essas ações vem acontecendo com mais frequência pode ser sinal de um adoecimento emocional. É possível que tenha sido ferido em algum momento de fragilidade ou vulnerabilidade, no qual não pode se defender ou reagir. Consequentemente, sua "ATUAL VERSÃO" se defende de tudo e todos de maneira desproporcional.

Isso é uma possibilidade, por isso é importante procurar um profissional para ser seu facilitador.
Deixo algumas perguntas para que possa pensar sobre:
1- O que, na atitude dessa pessoa, me fez sentir assim?
2- O que isso me faz lembrar?
3-Quem já me fez sentir assim anteriormente?

Att. Psi. Senakeribe

Senakeribe Pereira Esteche Galeano Psicólogo em Barra do Garças

3 respostas

16 OUT 2024

Olá Jonatha, tudo bem?
Bom, existem vários motivos para alguém "colocar as coisas para fora" de forma agressiva, e o ideal para você é entender quais as suas motivações. Você já sabe que esse comportamento não é o mais adequado socialmente, pois como você coloca, pode gerar consequência bem ruins. Nesse sentido, buscar uma psicoterapia pode te ajudar a entender suas motivações, e a direcionar essa energia de forma mais adequada.

Att,
Vitória

Vitória Martins Suliano Psicólogo em São Paulo

32 respostas

16 OUT 2024

Olá Jonatha
Você está brincando com fogo e vai ser queimado, não resta dúvida. Aqui se faz, aqui se paga. É a lei de Causa e Efeito.
Portanto, precisa saber sominar tuas emoções e não ser escravo delas.
Você não se conhece, não sabe quem é, não sabe compreender e dominar suas emoções; elas é que te comandam...
Faça Psicoterapia para sanear seus problemas, seus traumas e qualificar-se, se quiser subsistir.
Abraços

6395 respostas

15 OUT 2024

Boa tarde, Jonatha! Grato por escrever. Você não tem exatamente uma doença. Você tem o costume de agir sem pensar, movido pela raiva repentina. Isso envolve imaturidade, envolve extrema insegurança racional, a ponto de supor que a força física, o poder físico pode dominar. Isso não é válido para humanos. Temos a inteligência para construir estratégias para resolver as coisas.
Esse tipo de atitude denuncia sua forte sensação de fragilidade, com a necessidade de se afirmar pela imposição física.
Certamente há elementos em tua história, no desenvolvimento dela, que precisam ser decifrado, para que você possa conter essa impulsividade imponderada da você mesmo percebe o elevadíssimo grau de risco que oferece.
Venha a um de nós, psicólogos, com mente aberta, muita persistência, disciplina e regularidade para que possa fortalecer tua autonomia e não permaneça tão susceptível a qualquer contrariedade.
Atenciosamente,

9366 respostas

15 OUT 2024

Olá Jonatha,

Com certeza um bom acompanhamento psicológico é recomendado, pois vc descreve um descontrole de impulsos que expressa em uma agressividade sem limites. Vc descreve um complexo autônomo onde surge um outro eu -sabotador, quem é esse em vc que produz esses estragos?! Um bom processo psicoterapêutico te ajudaria a trazer a tona essas questões em busca de maior conscientização de si mesmo e ampliação destes fatores sombrios de natureza inconsciente.
Respeitosamente,

Angela Dias Campanha Psicólogo em São José do Rio Pardo

60 respostas

15 OUT 2024

Olá Jonatha!
É uma situação complexa que você descreve. Isso seria mais bem investigado, no sentido de descobrir se você de fato possui algum transtorno relacionado a essa agressividade, em um processo de psicoterapia. Lá, você poderia tentar compreender de onde vem essa raiva e de onde vem essa dificuldade de lidar com ela. E, caso o profissional enxergasse a necessidade, te encaminharia para um psiquiatra!

Cecília Xavier Psicólogo em Belo Horizonte

14 respostas

15 OUT 2024

caro jonatha todos nós temos sentimentos e por sermos seres humanos temos direito de sentir eles e aprender a melhor lidar , sentir raiva é algo humano de sentir o que é preciso é você se psicoeducar para conseguir aceitar a raiva e lidar de uma melhor forma , estou a disposição se quiser consultar comigo e compreender melhor a respeito da raiva e de como melhor lidar com ela , att Felipe schuchmann

Felipe Sanberg Schuchmann Psicólogo em Porto Alegre

4 respostas

15 OUT 2024

Olá Jonatha

Pelo seu relato vc já teve esse comportamento agressivo outras vezes e, realmente, existe um perigo em torno dessas explosões. A raiva é uma emoção complexa, que pode surgir como um impulso muito forte, difícil de controlar. Isso pode ser indício de um sofrimento oculto. Nesse caso, é importante fazer psicoterapia para investigar a origem desse sentimento e exercitar a regulação emocional. É necessário que vc aprenda a se observar, identificar os gatilhos que despertam a sua raiva e construir recursos saudáveis para lidar com essa emoção. Não há nada de errado em sentir raiva, o problema está em agir com agressividade. Não controlamos a emoção, mas podemos fazer escolhas melhores em torno do nosso comportamento e para isso, muitas vezes, é necessário ajuda profissional. O seu sistema nervoso pode estar fixado no modo "luta", vc aprendeu a ter essa resposta, provavelmente na infância, para lidar com o ambiente ao seu redor. Em muitos momentos é importante lutar pela nossa sobrevivência, mas essa não é a unica resposta possível, vc pode desenvolver outros comportamentos mais saudáveis para lidar com a situação. Além disso, vivemos em uma sociedade patriarcal, que estimula a violência nos homens e que constrói crenças a respeito da masculinidade. Muitas vezes, inconscientemente, para provar sua força e a sua masculinidade vc pode agir com violência e se for esse o caso é importante ressignificar o que significa ser homem para vc. O exemplo que vc trouxe no relato, do cara ter ofendido sua namorada, deixou isso evidente, pois vc foi atrás dele, o agrediu e ameaçou. Reflita sobre isso, será que é necessário agir dessa forma para proteger sua namorada? Ao invés disso, vc poderia simplesmente ter acolhido os sentimentos dela, essa atitude já a deixaria segura, sem a necessidade da violência. Compreendo a indignação que isso traga, mas enquanto adultos não podemos sair agredindo as pessoas diante de toda indignação. Pense nas outras situações que provocaram essa reação violenta em vc e avalei o que tem por trás do seu comportamento, isso pode te ajudar a compreender melhor os seus gatilhos. Quanto mais consciência vc tiver sobre o que "dispara" a sua raiva, mais controle vc adquire do seu comportamento. Não é uma tarefa fácil, exige comprometimento da sua parte, mas o fato de vc já ter consciência do quanto é perigoso e prejudicial ter essa atitude, já é um ótimo sinal. Passo a passo vc se transforma. Busque psicoterapia, será um ótimo recurso para vc se conhecer melhor. Espero ter ajudado. Um abraço

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

254 respostas

15 OUT 2024

Ola Jonatha! Muitas pessoas nao sabem lidar com a raiva de forma assertiva. Mas saiba que é possivel atraves da psicoterapia, aprender inteligencia emocional, deixando de ser instintivo. Fico a disposicao

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria