Por quê não consigo controlar meus pensamentos

Feita por >Linda · 16 mar 2023 Abordagem psicológica

Desde pequena sempre gostei de criar histórias na minha mente, como se fosse um escape para mim conseguir alcançar as coisas que eu não podia ter no mundo real, uma das formas que eu fazia constantemente para me dar a sensação de que aquilo estava a acontecer naquele mesmo instante é por correr e saltar ( pular), eu achei que fosse só uma fase de criança, mas hoje já estou com 23 anos e isso continua, tanto os pensamentos como os saltos simultaneamente, principalmente quando estou a escutar música é como se ela fosse um catalisador. Eu já tive consultas com diferentes psicólogos e até psiquiatra, mas até agora eu não sei como acabar com isso, eu não consigo ser produtiva pois pensamentos surgem do nada acabo perdendo muito tempo na imaginação de algo que eu não tenho ou não só e não consigo ir nem para frente nem para atrás. O que devo fazer?

A melhor resposta 17 MAR 2023

Oi Linda, como vai? Primeiramente, é importante lembrar que é perfeitamente normal ter uma imaginação vívida e criar histórias em sua mente. No entanto, se esses pensamentos estão interferindo na sua vida diária e causando problemas, é importante abordá-los de maneira saudável.

Uma abordagem na psicologia que pode ser útil é a abordagem que trabalho, a terapia cognitivo-comportamental (TCC). A TCC pode ajudá-la a identificar padrões de pensamento negativos e substituí-los por pensamentos mais positivos e realistas. A TCC também pode ajudá-la a desenvolver habilidades de enfrentamento para lidar com os pensamentos intrusivos.

Também é importante lembrar que o exercício físico pode ajudar a liberar energia e reduzir a ansiedade. Se você gosta de correr e pular, considere integrar essas atividades em sua rotina de exercícios.

Por fim, lembre-se de que não há nada de errado em ter uma imaginação vívida, desde que você possa controlá-la e usá-la de maneira saudável. Não se culpe por ter esses pensamentos; em vez disso, trabalhe para encontrar maneiras saudáveis ​​de lidar com eles.

Abraços.

Filipe Araujo
CRP 02/26303
Psicólogo Clínico - Teoria Cognitivo-comportamento

Filipe Araújo Psicólogo em Recife

44 respostas

18 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

18 MAR 2023

Oi Linda!
Voce pode controlar seus pensamentos, mas precisa saber como a sua mente funciona; como ela se organizou para enfrentar os desafios que o meio ambiente (mãe, família, escola, sociedade, crenças) impunham... diante destes desafios, a mente se organizou com defesas e recursos... mas que voce, por não conhecer, esteja na defensiva e não está usando os recursos.
Por isso, age, reage, se relaciona, ama de uma forma que, por não entender a sua mente, desaprova.
Há uma maneira de voce se conhecer, conhecer como a sua mente funciona - pela análise corporal.
O que voce apresenta é apenas uma característica da sua personalidade.
Abraços

5830 respostas

18 MAR 2023

Oi, Linda. Deves ter o traço de caráter que se mielinizou no seu sistema nervoso tempo em que estava na barriga de sua mãe, que é o traço voltado mesmo para a mente, para o racional. Por medo (inconsciente) de ser rejeitada, você se volta para mente como um escape mesmo. Temos cinco traços de caráter, porém, tem uns que predominam, e em você, o mental deve ser mesmo o pico, já que mencionou as características. Os traços são desenvolvidos da gestação até os 5/6 anos de idade e são mecanismos de defesa desenvolvidos para lidarmos com o que percebemos de dificuldades para nós. Mas , paralelamente a isso, temos também os recursos, e no seu caso, é a criatividade , mas devido a castrações , talvez não se perceba assim. Agenda teu horário para entender melhor do que estou falando e viver no seu recurso de fato. Te aguardo!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

17 MAR 2023

Olá, Linda, tudo bem?
A que serve todo esse desejo de controle? É possível controlar o que sentimos?
Lendo seu relato, fiquei com a impressão de uma separação (ou tentativa de separação) entre o racional e o emocional, quando na verdade eles caminham juntos. Andar com os dois de mãos dadas nos permite transformar essa imaginação em criatividade, organizando um pouco mais o que você vive, afim de te dar maior qualidade de vida.
Um processo de terapia (para além de uma consulta isolada com profissionais) pode te ajudar a encontrar uma possibilidade de acolher esse sentimento com mais sensibilidade.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

17 MAR 2023

Olá Linda! Obrigado por escrever. Você consegue sim, controlar seus pensamentos. Conseguiu, por exemplo, para escrever esse texto. Nesse próprio texto você citou que gosta de criar estórias na sua mente, para escapar de si. Isso é controlar pensamentos. Quando eu te pergunto quanto é dois vezes dois, o que você imagina? Pensamento tem que ser direcionado, estimulado, integrado com sentidos, lugares, funções, motivação, focos, memória, raciocínio. Certamente, levando a sério as consultas com psicólogos, e praticando o estabelecido, entendido, significativo, após algum tempo, você melhorará muito isso.
Estarei a disposição para te ajudar.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.