Não consigo controlar meus pensamentos

Feita por >Sa · 9 out 2020 Problemas psicológicos

Olá, ando tendo os mesmos sintomas de um ano atrás, quando perdi meu namorado pro suicídio. Minha mente é mt agitada e me deixa mt inquieta e isso me perturba muito, tenho pensamentos totalmente aleatórios que causam medo e desconforto, as vezes eu chego a gritar dentro da minha própria mente para ver se esses pensamentos que me pertubam param. Quando começo a pensar em algo, isso fica por tempo na minha mente e chego a até ter crises de choros, essas crises me fazem pensar que vou morrer, parece que meu peito doi ao chorar e fico com dificuldades ao respirar. Tenho mts sentimentos de culpa tbm (msm não tendo ocasiões pra me culpar). Obrigada

A melhor resposta 11 OUT 2020

Oi Sa,
Não temos controle sobre os pensamentos, eles simplesmente vem, mas importante é você não segui-los ... conforme eles chegam, deixe-os ir, sem se fixar neles, sem dar atenção a eles. Mude teu sentimento. Em vez de tristeza, pense e imagine uma coisa agradável, prazerosa, alegre...
Se tem sentimento de culpa, precisa se livrar dele, precisa resignificar acontecimentos... Veja na possibilidade de fazer Psicoterapia para se compreender, se conhecer e ver de onde parte este sentimento de culpa.

5830 respostas

11 OUT 2020

Boa noite. Vc já buscou ajuda profissional?
Abs Monica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

10 OUT 2020

Olá Sa! Grato por escrever. Imagino que é muito doloroso perder um namorado nessas circunstâncias. Muitas reflexoes, certamente acontecem.
Será fundamental você poder falar sobre isso com escuta especializada. Também sendo possível, conte com pessoas de sua profunda confiança, que tenham sensibilidade para contrubuir no sentido de te ouvir e ajudar a ponderar.
Para a escuta especializada, você precisará contar com a conduta científica de um psicólogo. Isso envolverá: sigilo, compreensão, acolhimento, empatia, sensibilidade, orientação, por parte do profissional. De sua parte precisará: abertura mental, disciplina e persistência.
Sugestões para a vida: atividade física, afazeres que envolvam mente e corpo, horário para dormir e horário para estar de pé. Não trocar dia pela noite, alimentar-se corretamente, tomar água em quantidade adequada, não permitir que haja a sensação de não saber o que fazer. Evite a todo o custo predominância de interações virtuais, telefone ou televisão.
Quando há estímulos visuais, auditivos, objetos, movimentos corporais, textos direcionadores, sonhos, metas claras, panelas direcionadoras, vasos, roupas em processo de lavar, pensamentos ruins vão perdendo a força.
Abraços virtuais (em tempos de longa permanência de alta taxa de contágio da pandemia, sejamos razóaveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, movimento, senso de comunidade, troca social, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

9 OUT 2020

Oi Sa,
Sinto muito pelo que passou com seu namorado. Tudo o que relatou, pode ser do trauma vivido pela perda. Me parece que hoje você está passando por uma ansiedade grave, isso requer ajuda de profissionais da saúde. Assim que puder, procure ajuda psicologica e psiquiatra.
Me coloco a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga clinica.

Rute Martins Psicólogo em São Paulo