Por que eu não consigo controlar a minha mente?

Feita por >Gabs · 22 jan 2021 Desenvolvimento pessoal

Olá, preciso de ajuda com isso,que vem me atormentando à anos. As vezes,quando vou imaginar uma situação,seja pra me acalmar ou pra prever algo,na maioria das vezes,minha mente faz o contrário do que eu quero,vou tentar explicar com exemplos:
Se eu imagino uma manivela girando pra direita,ela começa a girar pra esquerda sem que eu queira,e eu tenho que me concentrar só naquilo pra ela fazer o que eu quero,porém, se eu paro,ela volta à esquerda.
Se eu imagino pessoas pulando corda,e quero que em algum momento a corda fique parada, ela não para,e se eu "reseto" e imagino a corda parada,ela volta a bater.
Eu vou numa psicóloga, na qual eu comecei a ir à alguns meses,ela não sabe me responder o que é ao certo,parece que ela nunca ouviu sobre isso. Eu de fato não gostaria de trocar de profissional,pois é muito dificil eu me sentir confortável com alguém ,mas seria necessário?

A melhor resposta 2 FEV 2021

Olá Gabs.
Você não controla seu sonho, então relaxa.
Procure mudar o foco do seu pensamento, levando este, por exemplo, para situações que lhe são mais agradáveis.
Imagine a seguinte situação: Você está conversando com uma pessoa, entra um palhaço na sala. Se você der atenção a ele, mais palhaçada ele vai fazer, se não se importar com esta presença, ele se cansa e vai embora. Assim você pode encarar este tipo de pensamento, dando menos importância a eles, com o tempo tende a diminuir.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

24 JAN 2021

Gabs realmente é incomum. Vc sempre sentiu assim? Sofreu algum acidente? Parece alguma lesão no sistema nervoso, lobo frontal(?).
ABS Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

23 JAN 2021

Gab
É impossível querer controlar a mente, ela sempre está gerando pensamentos e imagens, Mas você pode mudar o que sente e racionalmente pode mudar um sentimento para outro.
Talvez esteja se conduzindo de uma forma muito limitada, na vida. Amplie os horizontes, deixe a vida fluir.
Tudo são escolhas e você pode fazer sempre novas escolhas, mas de acordo com estas escolhas terás os resultados condizentes.
Somos os resultados das nossas escolhas e decisões.

5826 respostas

23 JAN 2021

Olá Gabs! Grato por escrever. Precisaríamos do contexto mais amplo para colocar elementos mais consistentes. Algumas reflexões podem, com a devida tolerância, caso sejam fruto de enganos, ser feitas:
- Provavelmente você vive mais ocupações teóricas, colocando poucas coisas em prática;
- Parece haver o cansaço mental, mas falta o tempero com o cansaço físico decorrente de ações éticas e úteis socialmente;
- Você, provavelmente, em determinado período da tua história, priorizou agir contrário ao comum. Sendo isso fato, tal atitude, vem do esforço por busca opositora para formar identidade.
Talvez você esteja, sem se dar conta, encontrando jeito de se opor à sua psicóloga, para dar continuidade ao jeito equivocado de garantir a não influência das pessoas na formação de tua identidade. Reflita isso com ela.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia - vacina para todos - Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.