Estou confusa com relação aos meus sentimentos

Feita por >Lu · 26 jul 2021 Desenvolvimento pessoal

Há 2 anos atrás eu tive um namorado que eu me identifiquei bastante, porém eu senti muito com o término, ficamos juntos por 2 anos... e apesar de ter sido um relacionamento incrível não demos certo. E desde então todas as pessoas que eu me relaciono eu procuro algo semelhante a ele, e me sinto frustrada por fazer comparações e sempre me fecho e acabo não conseguindo me envolver com outras pessoas por me decepcionar e não ser correspondida com as minhas expectativas... me sinto confusa pois não sei o que eu sinto e não sei o que faço pra mudar isso.

A melhor resposta 27 JUL 2021

Oi, Lu!

É comum que algumas pessoas deixem marcas em nossas vidas que talvez levaremos conosco para sempre. No entanto, não é esperado que essas lembranças boas impacte diretamente em nossas relações futuras. Pode ser que você fique rememorando e comparando todas suas relações com essa que te marcou muito e pode ser também que você só não tenha encontrado ainda alguém que te fizesse sentir paixão e amor verdadeiros e intensos.

Considerando que essas lembranças e comparações estejam de fato prejudicando sua vida afetiva e relacionamentos, seria interessante você fazer acompanhamento psicoterápico para entender melhor por que esse namoro deixou marcas tão fortes e como você pode lidar com isso da melhor forma possível.

Considere a possibilidade nesse meio tempo, de se apaixonar mais por você mesma, por seus sonhos, objetivos, por quem você é. Isso pode te ajudar nessa sua confusão de sentimentos. Se precisar de algo mais, me coloco à disposição.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

28 JUL 2021

Lu vc talvez ainda sinta algo por esse rapaz e por isso busque alguém semelhante.
Se não deu certo houveram motivos. Então vc precisa seguir em frente.
Não se culpe. Apenas se cuide.
Se precisar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 JUL 2021

Oi Lu,
Sim, voce está assustada e pensando que está errada em determinados aspectos...
Porém, tiveste uma experiência e esta experiência te deu conhecimento de causa e quer evoluir nos relacionamentos.
Este é o objetivo da vida, que também está em ti: fazer experiências e sempre diferentes e depois voce escolher o que te agrada e o que não. E a cada momento podes fazer novas escolhas, sabendo é claro, que é responsável pelos resultados de cada escolha.
Invista em si mesma, acredite em ti mesma, seja a cada dia melhor, seja a cada dia a tua melhor versão, aprenda a amar-se, valorizar-se, priorize-se, satisfaça a ti mesma, tenha um grande amor-próprio... Assim as tuas escolhas serão qualificadas e vai atrair de acordo com a tua vibração. E não se atrase esperando a avaliação dos outros.
Voce deve se autoavaliar, voce vai sentir como voce está.
Voce veio para realizar a si mesma e não para se adequar às expectativas dos outros.
A expectativa sempre revela uma ditadura interna, um autoritarismo porque faz com que a pessoa faça o que voce quer e não o que ela quer. Se isto está em ti, trabalhe os teus sentimentos e corrige-se. Mas não se diminua, colocando-se na dependência dos outros.
Se precisar de ajuda, o que neste momento seria bom, sirva-se da Psicoterapia. Solicite ajuda.
Abraços

5840 respostas

27 JUL 2021

Olá Lu! Grato por escrever. Cada pessoa é única, rica, rara, composta de milhares, talvez milhões de características. Comparar uma pessoa com a outra, acaba se resumindo a um ou dois componentes, ignorando a maior parte da nova pessoa. Nós, seres humanos, tendemos a nos acomodar em alguns aspectos já conhecidos, familiares, pseudo confortáveis esperando encontrar a continuação desse conforto em novas pessoas. Isso não acontece. Cada pessoa apresente configurações e contextos específicos e pessoais da integração de suas características.
Para mudar tua concepção, você precisa amadurecer, abrir a mente para ver com maior amplitude, se desligar da pessoa anterior, com a maior profundidade possível. Lembre-se: o centro do namoro de cada pessoa, está nela mesma. Somente namoramos outra pessoa com a melhor plenitude possível, se tivermos a nós mesmos, como prioridade.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de políticos falsos, de imensa maioria de religiosos falsos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.