Confusa em relação aos meus sentimentos

Feita por >Miriam · 1 abr 2022 Psicologia clínica

Há uns anos que ficava num vai e vem com um rolezinho, acho que todo o mundo tem uma pessoa que nunca irá esquecer conforme o passar do tempo.
Desde setembro que namoro, e o meu namorado é perfeito e tudo mais, mas é muito "obcecado" e sofre demasiado com a relação e com medo de abandono e tudo mais. Esse tal role é meu colega de trabalho, e isso me tem feito uma baita confusao, mais recentemente. Nao sei o que fazer acho que amo meu namorado mas não consigo parar de pensar naquela pessoa principalmente porque tenho tido sonhos exatamente iguais com ela à cerca de 2 semanas, Toda noite o mesmo sonho! Estranho! Me ajudem

A melhor resposta 3 ABR 2022

Olá Miriam, espero que esteja tudo bem com você!

Miriam, procure se conectar com os teus sentimentos em relação a sua vida pessoal e afetiva. Se conecte com teus desejos, com tuas aspirações profissionais, seus objetivos de vida, teus sonhos, com teus planos mais importantes para você e para seu desenvolvimento pessoal. Depois disso, observe se cabe alguma relação nesse seu contexto, mesmo sendo com A ou B, e se cabe, como seria essa relação, qual formato dessa relação, quais os objetivos dessa relação, o que você espera dessa relação, e como essa relação pode contribuir para seu desenvolvimento pessoal. Essa reflexão inicial pode te ajudar a entender o que você realmente espera, encontra e deseja de um relacionamento afetivo, que contribua com seu próprio desenvolvimento pessoal. Observe o que surge a partir dai, pois isso poderá servir como uma luz a iluminar o melhor caminho para sua decisão, seja qual for ela. O processo de autoconhecimento é muito importante para nos dar subsídio de tomar as melhores decisões para nossas vidas, e esse autoconhecimento pode ser obtido a partir de um acompanhamento com um Psicólogo. Eu indicaria você a buscar um Psicólogo, não para te ajudar a decidir entre A, B ou nenhuma destas opções, mas sim para te proporcionar o autoconhecimento necessário para você se entender mais, e projetar as melhores escolhas para sua vida futura, almejando seu melhor desenvolvimento pessoal.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

5 ABR 2022

Oi Miriam,
Percebe como tem medo de viver o que sente? Que está usando o namorado para tentar sufocar o sentimento que nutre pelo role?
Por que o medo? De ser criticada? De algum impedimento moral?
Siga teu coração, siga o que tua alma está pedindo.
Nada é certo e nada é errado; tudo é aprendizagem! Pior é ficar na dúvida. Experimente.
Sempre pode fazer novas escolhas.
Confie em si mesma!

5817 respostas

4 ABR 2022

Olá Miriam! Obrigado por escrever. Algumas observações: namorado perfeito não existe; quem fica em dúvida ao mesmo tempo entre dois, não vivencia nenhum. Pessoas que convivemos com certa distância, misturando papéis (colega de trabalho com rolezinho), quando viverem aproximação intensa, na imensa maioria das vezes, os papéis se confundirão e as pessoas se desgatarão.
Quanto ao sonhar repetido, será necessário ambiente profundo, específico, protegido, de consultório, para, possivelmente extrair conteúdo conectado em tua vida, tua personalidade, com esses sonhos.
Não se esqueça que colhemos o que plantamos.
Para contar com a ajuda científica de um psicólogo, veja nossos, perfis, escolha um de nós, venha com mente aberta, persistência, disciplina, regularidade, continuidade.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos relgiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos políticos, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Tenha bom senso com as mascaras! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8634 respostas

2 ABR 2022

Olá, Miriam!
.
Tu pode fazer alguns exercícios pra te ajudar a avaliar se teu relacionamento ainda é uma prioridade pra ti ou se tu gostaria de abrir mão dele para vivenciar outras experiências.
.
Tu pode fazer uma lista de pros e contras em continuar no relacionamento e em terminar.
Pode imaginar como vai estar a tua vida daqui a 6 meses, 1 ano e 2 anos, se continuar no namoro ou terminar a relação, e avaliar o que se aproxima mais do que tu gostaria pra tua vida.
.
Mas o ideal seria buscar atendimento psicológico, para não tomar uma decisão precipitada ou mal pensada.
.
Fico à disposição
.
Espero que fique bem ☺️

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo