Como lidar com sentimentos confusos no início de um namoro?

Feita por >Frida · 3 fev 2022 Psicologia clínica

Muito recentemente comecei a namorar um cara muito legal, mas me sinto confusa...Não sei se gosto dele, ele fala que me ama e no entanto não consigo retribuir tão intensamente. Eu gosto de estar com ele e quando estamos separamos começo a encontrar defeitos nele. Me sinto culpada longe dele, é difícil para mim demonstrar afeto tanto em público quanto privado. As vezes eu penso que a relação não terá um futuro, fico com medo e sou sincera com ele que por enquanto não consigo falar "eu te amo". Ele é meu primeiro namorado, eu pensava que início de namoro seria uma fase boa. Por outro lado, o acho fofo e uma boa pessoa, grande parte quando tô com ele gosto muito do momento mas é só sair de perto que lê sinto estranha.

A melhor resposta 5 FEV 2022

Olá, Frida. Isso pode acontecer e tá tudo bem, acontece com várias pessoas. E quando nos “forçamos” ou nos “obrigamos” a amar uma pessoa, isso costuma se tornar cada vez mais difícil de se realizar. Por ser o primeiro relacionamento, as vezes nos sentimos confusos em relação a várias coisas, tanto referente ao relacionamento em si, quanto ao outro e a si mesma. Um relacionamento requer sempre alinhamento de expectativas e responsabilidade afetiva, não é sobre corresponder e ser recíproco, mas ser transparente na relação.
Seria interessante você investigar o porquê se considera uma pessoa distante nesse relacionamento, será que é somente com ele em específico ou isso aconteceria em outros relacionamentos e é uma questão especificamente sua? Podemos ter referências e modelos de relacionamento a seguir e nem nos damos conta, mas é possível trabalhar nisso afim de equilibrar suas habilidades sociais. Estou a disposição caso queira agendar um atendimento, um grande abraço.

Psicóloga Isabella Bergamo
CRP: 06/173927

Isabella Bergamo Psicólogo em Ribeirão Preto

30 respostas

8 FEV 2022

Boa tarde Frida.
Espero que esteja bem!
Não existe um padrão para início de relacionamentos.
Nem na forma de sentir.
O mais importante você está fazendo sendo sincera com seu namorado.
Lidar com sentimentos emoções pode ser muito difícil e a terapia pode te ajudar muito.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

8 FEV 2022

Frida. Vc não sente solidez na relação e por isso se sente confusa. Talvez n esteja pronta p um relacionamento. De passos graduais.
Sou mojica Psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

6 FEV 2022

ola! Posso lhe ajudar no que você precisar. Se você estiver precisando se consultar com um psicológo é só agendar comigo que eu lhe respondo o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 FEV 2022

Olá Frida.
Grata por sua Confiança.
Nem sempre acontece a paixão avassaladora no início do namoro e sim esse carinho especial , um encanto que aparece na forma de admiração de alguns aspectos mais aparentes da personalidade ou físicos. Esses sentimentos bons no início do namoro ajudam a sustentar o relacionamento e são essenciais para um bom relacionamento futuro. Portanto, o que está sentindo é normal no seu namoro que é muito recente. Não há necessidade de culpar-se e nem de dar desculpas. Tudo acontece na hora certa. Espera-se que em torno de um ano seja um bom tempo de namoro para que ambos se conheçam bem e percebam quais as afinidades os unem e se o relacionamento pode seguir em frente.
Espero tê-la ajudado neste momento.
Fico à disposição.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

4 FEV 2022

Olá Frida! Grato por escrever. Certamente a primeira experiência de namoro, causadora de certa apreensão, temperada com a inexperiência e dificuldade para adaptar os limites da identidade, te fazem se sentir assim. A rigor, é um aprendizado. Há imaturidade de sua parte, para viver essa situação. Amadurecer é experimentar, experimentar gradativamente, cuidadosamente, se violentar a identidade e a autonomia. Lembre-se: antes de namorar outra pessoa, é condição necessária, namorar a si mesma, respeitar a si mesma. Conversar sinceramente é um começo de caminho, mas é preciso separar o que é medo, é o que auto boicote, nessa situação. O novo é sempre inesperado, pode assustar.
Converse com pessoas amadurecidas, éticas, ponderadas, de tua confiança, para desenvolver maturação e sabedoria para conduzir a situação.
Não sendo possível, nós psicólogos, poderemos te ajudar.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdaeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)]
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.