É possível tratar da dependência emocional sem precisar se separar da pessoa?

Feita por >jo · 27 fev 2023 Dependência emocional

Quero aprender a gostar de fazer coisas individuais além das em casal, sair sozinha e não ficar mal por ele sair sozinho, mas toda vez acabo tendo uma crise. Eu quero mudar e ao mesmo estar com ele, mas tenho medo de precisar terminar para conseguir.

A melhor resposta 2 MAR 2023

Olá Jo! É possível sim, não é necessário que se separe para aprender a viver bem consigo mesma.
Você vai poder em alguns momentos escolher e conseguir fazer coisas sem sozinha, aprender a viver na sua própria companhia, fazendo escolhas próprias, essa mudança pode até melhorar o seu relacionamento.
Fico à disposição
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

1 MAR 2023

Jo
Claro que sim...
Não é necessário separação para resolver seus problemas emocionais, superar suas carências, sua dependência...
Primeiro existe a realidade individuAL DE CADA UM... Cada um precisa resolver os seus problemas, antes de casar. Mas, os problemas e conflitos aparecem só quando já temos condições de resolver; antes, não aparecem. Por isso alguns conflitos e até traumas aparecem quando convive com seu parceiro, outros aparecem quando morre alguém da família, outros quando tem um filho...
Não é por acaso que voce escolheu esta pessoa para casar... ele te colocaria defronte ao teu problema e agora, precisa resolver.
Resolvendo o teu, obriga ele a resolver o dele também.
O meio é o diálogo, a expressão dos sentimentos e a interajuda.
Se não conseguir, apele para a Psicoterapia
Abraços

5839 respostas

1 MAR 2023

Oi Jô,
Não existe impossível, quando o assunto é buscar crescimento e melhorar aspectos de nós mesmos. Basta que você tenha coragem para trilhar esse caminho, fazendo terapia, entrando em uma profunda jornada de autoconhecimento, para resgatar sua autoestima e poder pessoal.
Se precisar de ajuda, estou à disposição.
Um abraço, psicóloga Natália

Natália Cassemiro Psicólogo em Uberaba

35 respostas

1 MAR 2023

Oi, Jo, depende muito do seu traço de caráter , pois tem traços que tendem a ter dependência emocional, e aí é preciso você se conhecer, saber quais seus os seus traços predominantes , e com isso, suas dores maiores , para poder trabalhar em cima delas (traumas infantis gerados em você que colaboram para esse perfil dependente) e aí virar suas chaves, conhecer seus recursos. Entre em contato comigo para saber sobre seu perfil de personalidade e ter acesso a estratégias, exercícios, porque tudo é um treino, e sozinha assim você não consegue. É preciso certas ações em cima do que você já vivenciou, tratarmos suas dores infantis que talvez você não lembre mas segundo a análise do caráter ficam registradas em seu corpo, e então, agirmos em cima disso para elaborar as melhores formas e traçar o melhor de estratégias para você praticar , e assim, tornar habituais em sua vida,já que pelo visto é muito dependente do seu parceiro para tudo. Não é saudável nem para você e nem para ele , pois o sufoca. E qualquer outro relacionamento que venha a ter trará prejuízos. Entra em contato comigo. Te aguardo!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

28 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 FEV 2023

Olá Jo! Obrigado por escrever. Como dependência emocional é uma impossibilidade, implica que você começou a namorar outra pessoa sem estar namorado consigo mesma, explicando suas emoções (que são tuas, internas, originais), como se elas fossem conduzidas por outra pessoa, você precisa vivenciar uma longa caminhada de desenvolvimento de amor próprio de autonomia.
Certamente cada pessoa é única, rica de possibilidades e potencialidades. Um de nós, psicólogos, precisará entrar, cientificamente, em contato com as tuas. A questão não é separar-se da outra pessoa. A questão é não se posicionar-se como se estivesse separada do controle de tuas emoções.
Amadurecer e muito, é preciso.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8670 respostas

28 FEV 2023

Jo: Importante mencionar que, antes de qualquer decisão, é fundamental que você possa buscar investigar as origens desse sentimento que menciona e aqui a psicoterapia é um dos tratamentos mais indicados pois te ajudará no processo de compreensão e autoconhecimento. Quando falamos em um sofrimento emocional é também importante que você compreenda que ele precisa ser enfrentado e o processo de terapia, muito provavelmente, lhe proporcionará o desenvolvimento de novas estratégias de enfrentamento para lidar com suas emoções e sentimentos, que estão lhe desestabilizando. Um psicoterapeuta habilitado irá lhe ajudar a encontrar as causas desse sentimento o que contribuirá para a compreensão de muitos de seus padrões que possam estar dificultando o seu relacionamento. Sugerimos que busque por psicoterapia e nos colocamos a sua disposição.

Aurilene Recco Silva Psicólogo em Dourados