É possível eu me curar de uma dependência emocional, sem precisar terminar?

Feita por >lola · 12 jul 2021 Dependência emocional

É possível eu me curar de uma dependência emocional, sem necessariamente terminar o relacionamento? Fico muito triste por ser assim, estou disposta a terminar se for o melhor. Mas se houver alguma maneira de eu me tratar ainda no relacionamento eu gostaria de tentar. Realmente gosto do rapaz, e nossos planos de futuro vieram ainda em uma fase saudável do relacionamento. Mas infelizmente percebi que desenvolvi essa dependência durante a pandemia. Ah, nosso relacionamento tem dois anos e ainda em 2019 descobri que tinha depressão (depois dessa crise meu relacionamento começou a desandar). Eu estava me sentindo apática e perdi completamente a motivação de estar junto a ele, foi a primeira vez que quis terminar, pois não sentia nada. Conversamos e decidi continuar, pois percebi que queria estar ali e toda a empolgação de um futuro juntos (em relação aos objetivos que tínhamos juntos) retornou. Mas em 2020 as coisas pioraram novamente, veio a pandemia e eu que já não tenho muitos amigos desde sempre me aproximei ainda mais do meu namorado e acredito que daí surgiu a dependência. Enfim por favor me ajudem, sinto falta do bom relacionamento que tínhamos antes de tudo isso :(

A melhor resposta 19 JUL 2021

Olá Lola.
Sim, é possível você conseguir se desapegar e ser mais dependente emocionalmente do seu namorado mesmo sem terminar o relacionamento.
Essa forma de dependência tem raíz em uma diversidade de fatores, o que torna esse incômodo emocional complexo e de difícil superação sem a ajuda psicológica adequada. Ela pode se originar por fatores como: A urgência em ser amado, reconhecido e valorizado
A pessoa dependente costuma ter baixa autoestima e pouco apreço por si mesma. Ela corre atrás de outros indivíduos para preencher o vazio emocional dentro dela.
Para conseguir se livrar da dependência emocional de uma vez por todas é fundamental investigar as origens desse apego extremo. É uma experiência ruim do passado? Um relacionamento afetivo que não deu certo? Um trauma de infância? Falta de expressões de amor dos pais e familiares?
Isso implica em confrontar lembranças e medos desconfortáveis. O enfrentamento não é feito de um dia para o outro tampouco em um único mês de terapia. É um processo longo de introspecção e construção do amor-próprio, que requer a superação de limitações emocionais.
Quebrar o elo com a dependência significa encontrar a liberdade pela primeira vez. Para quem nunca viveu sem amarras, esse pensamento pode ser intimidador. No que você poderá se segurar para não se sentir inseguro, indesejado e incapaz?
A resposta é simples: em você mesmo. Acabar com a dependência é também transferir a necessidade de atenção e de carinho para si mesmo. Em vez de escolher alguém para ser o seu porto seguro, você será o seu porto seguro!
Para chegar a esse ponto, muitas reflexões sobre vivências, emoções e crenças débeis são necessárias. Pessoas dependentes levam tempo para encontrar motivos para se amar, por isso, esse processo raramente é efetivo quando feito sozinho.
O acompanhamento psicológico é quase sempre um requisito para elevar a autoestima da pessoa dependente emocionalmente, além de ajudá-la a desapegar de traumas e lembranças prejudiciais para a sua saúde mental.
Adalberto Silva (CRP-03/23371)

Adalberto Silva Psicólogo em Vitória da Conquista

28 respostas

19 JUL 2021

oi! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que vou lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

17 JUL 2021

Lola, a dependência emocional está ligada a baixa auto estima.
A terapia vai lhe ajudar com o auto desenvolvimento e entendimento de seu estado emocional .
Faça terapia.
Se interessar conhecer sou Mônica psicóloga (clínica) - atendimento online.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 JUL 2021

Olá Lola.
A dependência emocional tem relação com histórico familiar. Sugiro acompanhamento psicológico para se sentir mais segura e aceitar, com naturalidade, mudanças no seu comportamento e no dele.
Estou à disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

13 JUL 2021

Bom dia Lola, espero que esteja bem.

Para construir uma relação saudável com alguém é necessário que estejamos bem internamente, que saibamos onde queremos chegar em nossas vidas, que saibamos apreciar nossa companhia a sós, desfrutando de nossos hobbies, nossas atividades físicas, nossos estudos e trabalho. Para uma relação ser forte e ter mais chances de durar muito tempo, os dois lados precisam estar bem e íntegros em sua trajetória de vida. Quando isso não acontece e uma das partes está mais fragilizada que a outra por muito tempo, a "balança" vai ficando desigual, e essa diferença pode sobrecarregar uma das partes, o que pode gerar mais dificuldade para a relação ficar mais harmoniosa e proveitosa. O primeiro passo a ser dado é começar a implementar uma rotina voltada para seu desenvolvimento e para seus gostos pessoais, independente do seu namorado. É preciso que você busque dentro de si seus desejos, suas vontades, seus sonhos, seus objetivos, e trabalhe para obter isso ao longo de sua vida. Não espere para agir somente baseado nos movimentos de seu namorado, tenha você também autonomia e seja protagonista de sua própria vida, isso não irá acabar sua relação, pelo contrário, irá fortalecê-la. Nesse processo, um acompanhamento com um bom Psicólogo vai te ajudar a encontrar esse caminho dentro de si, e também te orientar quanto a outras possíveis queixas, como por exemplo, a de depressão que mencionou. Não deixe de encontrar esse profissional, ele vai te ajudar nesse movimento inicial. Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

13 JUL 2021

Olá Lola! Grato por escrever. Muitas vezes as respostas razoáveis são doloridas. Quem experimenta essa dita, dependência emocional, ainda não pode começar a namorar ao outro, pois ainda não aprendeu a namorar a si mesmo. De outro lado, o conceito de "descoberta", tanto quanto o conceito de "depressão", precisam ser personalizados, precisam ser explicados, caso a caso. Posto isso, nós, psicólogos, temos o papel e a obrigação de contribuir para que você desenvolva autonomia, originalidade, organize tua vida lançando mão de tuas possibilidades e potencialidades. Para tanto será necessário resgatar tua história, analisar tura rotina de vida, tua personalidade, objetivos, metas, configurações familiares.
Você precisa começar: a namorar a si mesma, valorizar-se.
Estaremos à disposição para tanto. Venha com mente aberta, persistência e disciplina.
Abraços virtuais (em tempos de índices gravíssimos de pandemia - o Brasil apresenta os piores índices do mundo - Siga o conselho da Ciência. Mesmo vacinada, não abra mão da máscara, higiene, distanciamento físico, até o controle da doença.)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

13 JUL 2021

Ola Lola. As causas da dependência emocional estão associadas ao medo de errar e de ser rejeitado, além do temor de ficar sozinha. Isso é projetado na vida adulta, e a pessoa depende dos demais para reconhecer suas virtudes. No entanto a dependência emocional não é considerada uma desordem mental, porém, alguns pacientes com outros tipos de distúrbios, como depressão e ansiedade, podem apresentar dependência emocional, que foi o seu caso. Uma pessoa dependente emocionalmente demonstra em suas ações e sentimentos uma fragilidade e carência, que pode afetar negativamente seus relacionamentos. Seja nas relações amorosas , como entre amigos, colegas de trabalho, pais e filhos, entre outras. Uma pessoa dependente emocionalmente demonstra em suas ações e sentimentos uma fragilidade e carência, que pode afetar negativamente seus relacionamentos. Seja nas relações amorosas , como entre amigos, colegas de trabalho, pais e filhos, entre outras. O primeiro passo para reduzir esta dependência é iniciar um processo de psicoterapia, para assim adquirir auto conhecimento e consciência do seu próprio valor. Procure um psicólogo ele(a) irá ajuda-la a identificar em que áreas da vida essa dependência surgiu, e de que forma está afetando sua vida e suas relações. Além de buscar assim as causas e tratá-las.

Irismar Farias Psicólogo em Manaus

34 respostas

13 JUL 2021

A partir dono momento em que percebemos que existem situações em que devemos olhar para nós mesmos muita coisa é diluída/ compreendida.
A felicidade, por exemplo, é algo pessoal e intrasferivel, logo a felicidade do outro pode não ser a sua ... essa é a equação principal da sua subjetividade, entendendo isso vai ser perceber liberta dessa dependência emocional e seguir até melhor do que antes !!!

Fica bem !!! Abraços

Frederico Monte Psicólogo em João Pessoa

17 respostas

13 JUL 2021

Lola,
Sim, é possível curar de uma dependencia emocional, sem precisar terminar o relacionamento. A dependência emmocional não começou com ele, não começou na pandemia, começou no passado, na infância ou até em outras existências. Assim como outros conflitos, eles aparecem quando a oportunidade surge, apenas estão adormecidos no inconsciente.
Para isso, precisa submeter-se à Psicoterapia onde terás a oportunidade de se conhecer e curar problemas e conflitos.
Contudo, nada garante que vai permanecer com o atual namorado.Toda a mudança gera uma readequação de forças e de energias.
Mas esta mudança tua, também vai favorecer a ele, ele também terá que se harmonizar, ele também precisa ajustar coisas dentro dele.