Como curar e se livrar da dependência emocional?

Feita por >Zack · 5 fev 2022 Dependência emocional

Como curar e se livrar da dependência emocional , carência emocional , empatia excessiva e o altruísmo nocivo ? É uma merda tudo isso e da uma enorme vontade de morrer ! Sinto vergonha e desprezo por ser muito bonzinho ou ter esses pensamentos que alguns chegam até ser muito extremos tipo me culpar por não ter nascido com algum cargo importante na 2° guerra mundial e ter impedido várias mortes terem sido ocorridas ... Eu tenho clara noção de estar doente ( um doente pode negar muito muito muito mas uma hora percebe que está na merda ) eu também tenho pensamentos de odiar muito pessoas ruins ( assassinos , estrupadores etc ) vontade de matar eles , mas ao mesmo tempo também sinto muita pena de alguns , pois alguns tiveram uma infância difícil que fez com que virassem uma pessoa ruim ... Eu também tenho pensamentos todos os dias ou quase sempre sobre o bem e o mal de ficar me julgando toda hora e isso me mata por dentro ... Tipo " se eu matasse uma pessoa má eu também seria mal ? " Ou por exemplo eu me sinto muito mal as vezes por magoar alguém o que é uma coisa extremamente rara pq na maioria das vezes eu minto ou penso duas vezes antes de falar algo de errado ( pq na real eu sou bem amigável ou sociável ou talvez eu fico me forçando a ser assim , uma pessoa legal com todos ... ) Na realidade eu acho que não sou uma pessoa verdadeiramente boa e sim só sinto pena dos outros ou acho eles inferiores ou que precisam da minha ajuda ?
Sim ... Eu deveria ir a um psicólogo pois minha mente tá uma merda ( eu sei que tá uma merda ) com apenas 18 anos , mas eu preciso correr atrás de emprego e do meu futuro e minha vida etc ( só fui 10 sessões ao psicólogo e desisti pq iria iniciar com outro pois ela foi afastada ou abandonou o trabalho e isso foi quando eu tinha 15 anos ) estou cansado de tudo isso e além disso de muita muita muita tristeza ( não tenho depressão nem nada diagnósticado )
A única vez que fui ao médico foi com indicação à ansiedade . Acho que isso só foi um desabafo mesmo e me desculpem se eu falei besteira , mas queria saber alguma resposta profissional ... Tô me sentindo um ser repugnante e vergonhoso ( muita vergonha ) por pensar ou ter essas merdas na cabeça ... Eu simplesmente não entendo o porquê e como eu cheguei a esse nível ! A cada dia parece que tô caindo mais e mais nesse poço . Eu juro que não queria ter essa merda e não estou fazendo nenhum drama !!! Só quero uma boa resposta profissional , obrigado pela atenção.

A melhor resposta 6 FEV 2022

Zack
Parabéns pelo depoimento, por compartilhar teu sentimento do que está sentindo.
O que colocou são reflexões vitais que vão auxiliar muitas pessoas que nos leem...
Vou me focar passo a passo:
1- Como curar e se livrar da dependência emocional, carência emocional, empatia excessiva e o altruísmo nocivo? A dependência (carência) emocional é uma falta de amor por si mesmo, é falta de amor-próprio, falta de orgulho de ser si mesmo. Uma carência emocional não é preenchida por outros, é cada um que se resolve para si mesmo.
2- Empatia excessiva é sofrer a dor do outro. Podemos ter empatia para identificar a situação do outro, mas cada um precisa resolver as suas coisas. Se colhe o que se planta.
3- Altruismo nocivo: todo o excesso é prejudicial.
4- Sinto vergonha e desprezo por ser muito bonzinho: você não nasceu para ser bonzinho; não nasceu para carregar os outros nas costas; nasceu para se realizar, para cumprir com a sua missão de vida, missão que você projetou, antes de iniciar a formação do teu corpo físico... sim, precisa identificar esta missão para estar em paz contigo mesmo, e se nasceu nesta época é porque a tua presença aqui, neste momento é de extrema importância para a humanidade, sendo simplesmente o que você quer ser.
5- Eu tenho clara noção de estar doente ... por você estar fazendo estas colocações, deixa claro que não esta doente porque percebe a falha que existe no sistema educacional/religioso, social,cultural que através das suas crenças não auxilia o individuo a se encontrar, a se conhecer; visa apenas te adaptar a ele e se não se adaptar o sistema te classifica como alenado;
6- eu também tenho pensamentos de odiar muito pessoas ruins ( assassinos , estrupadores etc ) vontade de matar eles .... cada um está aqui para corrigir percursos, sanear coisas, resolver conflitos que ficaram pendentes. Cada um precisa acordar para perceber como está enfrentando seus conflitos, se está se assumindo (a maioria não se assume) ou toma uma postura de vítima (99,9% das pessoas se colocam como vítimas, “a culpa é do outro, é do sistema, do governo, dos políticos...é do outro” e caso não tome consciência existe a justiça social que coíbe e pune pelas “maldades” cometidas; porém nem estas resolvem porque as condenadas não são conscientizadas do que fizeram. Portanto, não podemos fazer justiça pelas próprias mãos.
7- sinto muita pena de alguns, pois alguns tiveram uma infância difícil que fez com que virassem uma pessoa ruim ... Cada um nasceu no ambiente certo, na família certa, no corpo certo, com as condições perfeitas do que precisava, era o que precisava para se conscientizar; problema é, como cada um reage e o que faz com o que recebeu. Todos somos seres infinitos, temos o poder de construir a nossa realidade. Como ponto de partida, todos somos iguais; como ponto de chegada, somos todos diferentes porque cada um age e reage diferentemente.
8- Na realidade eu acho que não sou uma pessoa verdadeiramente boa e sim só sinto pena dos outros ou acho eles inferiores ou que precisam da minha ajuda? Ter pena é inferiorizar os outros é diminuí-los da condição do que são. Podemos apenas mobilizar para que tomem consciência do modo como age consigo mesmo e como interage com os outros e com o meio. O sofrimento faz parte da redenção. Precisamos reconhecer também que muitas pessoas preferem ficar na dor, no sofrimento... respeitamos as suas escolhas;
9- Acho que isso só foi um desabafo mesmo e me desculpem se eu falei besteira, ... Tô me sentindo um ser repugnante e vergonhoso (muita vergonha)... Que ótimo que esteja expondo e compartilhando teus sentimentos sobre o que está percebendo da guerra que está travando para se conhecer e ao mundo, ao meio, porém, como coloquei, são reflexões verdadeiras, você esta colocando a sua alma, os sentimentos que estão na sua alma... too o nosso respeito!
10- Eu simplesmente não entendo o porquê e como eu cheguei a esse nível! A cada dia parece que tô caindo mais e mais nesse poço... Certo, está percebendo que o ensinamento todo recebido não está respondendo as questões principais que sempre mexem conosco: Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? O que estou fazendo aqui? O que eu quero na vida? Qual o meu objetivo de vida? Como me enxergo? Quais os meus talentos?
11- Precisa empreender para si mesmo, certificar-se, autenticar-se segundo as coordenadas da vida e não do sistema; precisa adquirir conhecimento para saber como lidar com o sistema, como ser flexível e diplomata para saber orquestrar as relações com o sistema, SEM DEIXAR ou SEM SE ANULAR a tua essência.
Proponho sim fazer Psicoterapia para robustecer esta força de vontade e esta vida que está agindo dentro de ti.
Abraços

5817 respostas

13 FEV 2022

Olá, Zack,

É uma pena que não tenha dado certo com essa psicóloga, pois seria bom você ter um acompanhamento profissional, de alguém que te acolha e ajude a lidar com esses pensamentos que causam tanta angústia. 18 anos é uma época de tantas mudanças e escolhas a serem tomadas, seria bom ter alguém que não trate seus pensamentos como drama.
E é preciso investigar de onde vem essa dependência emocional, por que você dá tanto de si mesmo, sabendo que essa dinâmica te faz mal? O que você perdeu que busca suprir com essas pessoas? O que você espera dessas pessoas e o que elas realmente te dão?
Com o auxilio de um profissional você vai se descobrindo e encontrando sua identidade, de alguém que não precisa de outras pessoas para se sentir completo.

Roana Braga Psicóloga Psicólogo em São Paulo

3 respostas

6 FEV 2022

Olá Zack.
Grata por sua participação aqui.
Você já sabe o início do caminho, siga em frente, retome a terapia pois vai ajudar muito no auto controle da Ansiedade e você poderá aumentar a auto estima e adquirir mais segurança para participar das entrevistas de emprego e nas interações sociais em geral. Com a ansiedade controlada você perceberá que o seu sofrimento desencadeado por pensamentos automáticos, intrusivos e repetitivos vão perdendo força e você poderá se sentir mais leve e os sentimentos de culpa e inadequação ao longo de alguns meses de terapia tenderão a diminuir. Esteja disposto a seguir o processo da terapia proposta com afinco e de forma metódica participe do processo inteiro mesmo que á princípio realize de forma mecânica , mas à seu tempo perceberá a "cura" ou "livramento" que está buscando. A Terapia Cognitivo Comportamental trata de forma eficaz a Ansiedade.
Fico à disposição.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitivo Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

6 FEV 2022

Olá Zack!!
Não se julgue, uma pessoa não consegue ser 100% boa, todos temos um lado sombrio, a questão é como lidamos com tudo isso, nem sempre é simples.
Imagino que esteja sendo difícil por aí, mas procurar um profissional e iniciar a terapia poderá contribuir muito para entender melhor de onde vem todas essas emoções e por fim, ressignificá-las. Fica difícil te orientar em apenas uma mensagem sobre uma questão tão profunda e delicada, com certeza existem raízes profundas por aí que precisam ser vistas, validadas e transformadas.
Espero ter contribuído.
Abraços, Picila!!

Picila H. Souza Psicólogo em Belo Horizonte

27 respostas

6 FEV 2022

Boa noite zack
O primeiro passo já foi lançado tu conseguiu identificar os teus pensamentos e falar de modo que tu seja entendido.
A terapia irá lhe fazer muito bem para entender os acontecimentos da sua vida.
Não necessariamente precisa voltar todas as informações que já foram conversados nestas 10 sessões anteriores.
Tu tens um futuro te esperando, orgabize seus objetivos e siga em frente com muita saúde mental.
Psicóloga Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

6 FEV 2022

Olá Zack! Novamente, grato por escrever. Certamente teus descritos, representando a melhor verdade possível, implica que você é uma pessoa altamente sensível, muito exigente consigo mesmo. O outro dia que você escreveu, salvo engano, foi na mesma direção. Não dá para ser perfeito, não dá para estar acima dos outros. O bem e o mal são dois extremos; a pureza de um deles não existe. Será preciso você se humanizar. Somente escrever aqui já é algo muito importante, mas será preciso você ir para a prática. Precisará contar com a ajuda de um psic[pologo por um período bem superior a dez sessões, mas mais importante será você com a ajuda científica desse profissional, reorganizar rotina teórica sim, mas especialmente prática para que resgate tempero bom para um ser humano. É possível verificar em você uma série de qualidades, mas é preciso que você seja menos rigioroso, menos exigente consigo mesmo, menos colocador de possibilidades tão superiores a serem cumpridas, justamente por você.
Estaremos a disposição para aprofudamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento) até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

6 FEV 2022

A terapia tem que trabalha como vc faz sua vinculação, ou seja, o seu sistema de apego. Quer ele seja apago inseguro ansioso ou evitativo. A abordagem EMDR tem bons resultados no trabalho com o sistema de apego.

Roberly Freitas Vaz Psicólogo Psicólogo em Goiânia

36 respostas

6 FEV 2022

B noite Zack. Vc entra em várias contextualizações. Mas se tentar resumir parece q sua cabeça está é muito confusa. Não sabe o q pensar. Sentir. Talvez vc esteja procurando muitos erros p vc. Se julgando tanto. Vc é jovem, deve procurar por terapia sim.
Por pouco tempo vc n vai ver resultado,
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

6 FEV 2022

Oi, Zack
Quando sentimos que estamos sofrendo, de alguma forma precisamos acolher esses sentimentos desagradáveis para que assim possamos compreendê-los como sinais de que algo vai mal e precisa de nossa ajuda para mudar. Acredito que o primeiro passo já tenha sido dado, assumir isso para si mesmo e vir buscar algum profissional.
Mas é preciso compreender com mais calma a troco de que quero ser agradável a todo mundo. Afinal, nenhum sintoma sintoma se mantém sem algum tipo de ganho.
Vale a pena buscar algum profissional novo para te ajudar nesse caminho, não desista de encontrar alguém que possa te fornecer esse contato de suporte para expressão e consequente compreensão.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha