Como lidar e curar a abstinência da dependência emocional?

Feita por >Sa · 9 jul 2021 Dependência emocional

acho que to tendo abstinência da dependência emocional,quero muito lidar com isso e no momento não tenho condições de pagar um terapia pois estou desempregada e gostaria de saber se tem algo que eu possa fazer pra me ajudar nesse momento que estou lidando.

A melhor resposta 17 JUL 2021

Sa procure ajuda profissional na sua cidade. Existe atendimento gratuito. Tipo Caps ...
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 JUL 2021

oi! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que vou lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

12 JUL 2021

Oi, Sa. Espero que esteja bem.

Ter consciência de que algo precisa ser mudado é o primeiro passo para a mudança.

O autoconhecimento é importante nesse processo, pois ele te possibilita reconhecer os aspectos que envolvem essa dependência emocional.

Ainda, por meio dele, torna-se possível desenvolver novos repertórios de comportamentos/pensamentos para que você consiga lidar melhor com eventuais situações que possa vivenciar.

Sobre o valor da psicoterapia, há profissionais que realizam o atendimento com um valor social :)

Com carinho, Thais Eduarda.
Psicóloga Clínica - 12/20934

Anônimo-390224 Psicólogo em Curitiba

3 respostas

11 JUL 2021

Oi Sa...
Enquanto não está podendo fazer psicoterapia pode cuidar de si mesma.
Cada um tem a solução dentro de si .
Primeiro precisa se curar da dependência afetiva, não depender de ninguém, gostar de si mesma, amar a si mesma, fazer as pazes contigo mesma, perdoar-se e, mesmo que ninguém te ame, voce deve amar a si mesma.
Voce não veio aqui para agradar ninguém, veio para agradar a si mesma, para fazer o bem a si mesma, para gratificar-se.
Deus (Vida) te deu a liberdade e o livre arbítrio para te conduzir, fazer as tuas escolhas... Para a vida nada é certo e nada é errado. Tudo podes experimentar ... tudo é aprendizagem. Estamos aqui para aprender e usufruir desta vida e não para sofrer, nem para ficar dependente de outros.
Aqui chegando, encontrou o mundo pronto e ele impõe a necessidade de adaptação a ele, e te coloca limites, condições, regras, leis... tudo o que é do sistema (família, educação, religião, sociedade, ....) te cobra para seres da forma como eles querem, ao contrário da vida.
Quem voce escolhe? Voce quer ser fiel a vida ou ao sistema?
Tenha coragem e tome uma decisão.
Se escolher a vida, terás a garantia de realização e felicidade, mas terá apenas de adquirir flexibilidade para lidar com o sistema.
Se escolher o sistema, terá que se adaptar a ele, ficar dependente dele, anular o teu objetivo de vida.
Quem é voce? De onde voce veio? Qual o teu objetivo de vida? Quais os teus talentos? Procure desenvolver habilidades para exercer os teus talentos que por meio deles conseguirá dinheiro para te sustentar também.

5817 respostas

11 JUL 2021

Olá Sa! Grato por perguntar. Certamente será preciso você prestar atenção na vida, especialmente na tua vida, mas também na vida das outras pessoas. Olhar aspectos como as habilidades, de imaginar, sentir cheiro, ver, interpretar, memorizar, manusear, escrever, ler, falar, sorrir, abraçar, sonhar, planejar, dentre muitas outras.
Desempregada, você pode estar, sem trabalho não! Procure um trabalho, não escolha, faça-o com dedicação, seja ele de que nível for, seja com o menor valor pago. Depois, aos poucos você íra evoluindo.
Depender dos outros, pode ter componentes saudáveis, circunstaciais e temporários.
Sendo possível contate um psicólogo público ou viabilize o contato de um de nos.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - o Brasil apresenta o pior índice de mortes do mundo. Façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos.
Estaremos com alegria, dedicação e ética à disposição.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.