É possível deixar de ser chorona?

Feita por >Lea · 6 dez 2022 Abordagem psicológica

Desde sempre me emociono por qualquer coisa, fico com olhos marejados quando alguém me conta algo triste que aconteceu e a própria pessoa nem está emocionada...e eu fico. Passo muita vergonha. Não consigo nem contar nada que acontece comigo de feliz ou triste que derrubo lágrimas pra contar e isso me atrapalha, envergonha. Eu choro por tudo, de pequeno a grande, triste ou feliz...queria tanto mudar isso. Tem jeito?

A melhor resposta 16 DEZ 2022

Olá, Lea!
Se você se emociona facilmente com as coisas, talvez seja porque você é uma pessoa mais sensível. Não há nada de errado com isso. Essa pode ser simplesmente uma característica sua.
Pensar em mudar isso em você, só é um caso a pensar, se isso te trouxe algum prejuízo. Caso contrário, será apenas assumir essa característica como algo seu e não se comparar com outras pessoas e ser feliz, simplesmente!

Sexóloga Walkíria Fernandes Psicólogo em Belo Horizonte

2 respostas

20 DEZ 2022

Oi, Lea. Você já ouviu falar em traço de caráter? Um deles é o oral (o mais emotivo). Você deve ter em alta porcentagem. É um jeito de funcionar e não é errado não, mas você pode trabalhar mais pra canalizar essas emoções, entender-se mais. Tem gente que é mais frio, que não chora quase, guarda tudo dentro de si. Você pode entender mais sobre seu funcionamento e seus recursos (como , por exemplo, conexão com o outro, a comunicação) fazendo análise com um analista corporal. Eu sou analista também. Caso se interesse, estou à disposição.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

13 DEZ 2022

Oi Léa.. Pelo que menciona em seu texto, suas emoções tomam conta de você independente de ser algo alegre ou triste, o que a torna uma pessoa emotiva. Mas se esse comportamento tras desconforto demais gerando um prejuizo em sua vida, então sim é possivel mudar. Busque ajuda de um profissional para entender como você funciona internamente e modificar os comportamentos que atrapalham você na sua jornada. Um abraço!

Brenda Lima Psicólogo em São Paulo

39 respostas

8 DEZ 2022

Olá, Lea
Se é algo que te incomoda, você pode mudar sim. Sugiro que inicie terapia para conseguir melhor compreender seus sentimentos e sensações, o que irá ajudar a se controlar. Fico à disposição caso queira conversar.

Maíra Priscinotti Sahão
CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

7 DEZ 2022

Olá, Lea, te agradeço pela oportunidade de tentar te ajudar.

Pelo seu relato aparentemente você é uma pessoa emotiva, seja na alegria seja na tristeza sua emoção se expressa pelas lágrimas. O chorar em si não é necessariamente um problema a ser resolvido, isso só se torna um problema se isso atrapalha sua vida, se esse emocionar-se te desgasta, te traz prejuízo, e sendo uma reação emocional, o trabalho a ser feito é entender essa intensidade para que ela possa condizer com sua verdade interior, com quem você é no todo. Então sim, tem jeito (:

Espero ter podido ajudar um pouco, Lea, e fico à disposição para adentramos nesta emoção.
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

7 DEZ 2022

é preciso fazermos uma avaliação e ver desde quando essas emoções afloradas acontecem.... não se vivencia a vida apenas a partir de emoções , quando isso acontece é preciso você procurar ajuda urgente antes que caia em depressão.

Carlos Onofre Façanha Dantas Psicólogo em Ceará

9 respostas

7 DEZ 2022

Lea!
Voce tem que parar de se julgar.
Se emocionar não é nada ruim, demonstra que tem forte empatia, sentimentos, nada vergonhoso.
Mas precisa saber que o sentimento é seu e o que sente não é seu.
Então, precisa expressar, compartilhar o sentimento... se guarda dentro de voce, é como represar água... uma hora estoura a represa e a devastação pode ser enorme.
Pelo teu bem, pela tua saúde emocional e domínio das emoções é bom que compartilhe o sentimento com alguém da tua confiança, que te respeite e respeite o teu sentimento. Pode também contar com a Psicoterapia e aproveita para entender mais sobre voce mesma, para não se colocar como vítima das situações.
Ser sensível é bom, mas precisa saber ter domínio de suas emoções.
São recursos que tem e precisa saber aproveitar em teu benefício.
Abraços

5817 respostas

7 DEZ 2022

Oi Lea! Que bom que você escreveu! Chorar pode significar muitas coisas. Geralmente acontece quando experimentamos sensibilidade forte de grande alegria, de grande tristeza, de grande conquista, de sensação de descontrole ou impotência. Uma forma para começar a ponderar isso, na tua história específica será revisitar com você, a construção da tua história e identidade. Certamente você poderá aperfeiçoar, amadurecer, acrescentar formas mais abrangentes para você, na direção do sentir, abranger e interpretar as coisas.
Chorar não é questão de parar ou não, é questão de aprimorar a forma de expressar ou reagir o que se sente nas situações. Conforme vamos vivendo, querendo ou não, vamos modificando essa dimensão. Você não deve manter a sensação de que o choro é inadequado e atrapalhador.
Com a assessoria científica de um psicólogo, será possível avaliação, reflexão e direcionamento mais adequados.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8607 respostas

7 DEZ 2022

Olá Léa.
Sim, é possível.
Ser sensível é diferente de ser emocionalmente frágil.
Devemos ser empáticos para poder ajudar, não esponjas.
Sugiro avaliação psicológica para identificar os motivos da fragilidade.
Estou a disposição para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro