Como meu marido pode deixar de ser imaturo?

Feita por >Thais · 14 dez 2020 Terapia de casal

Ola,

Percebo no meu marido uma pessoa muito imatura. Faz birra com frequência, flerta com outras mulheres, joga a culpa das coisas em mim, emburra quando temos alguma visão diferente sobre as coisas ou quando não faço o que ele quer.

Quero saber se imaturidade tem solução, se é possível ele mudar.
Não aguento mais isso.

Obrigada,

A melhor resposta 15 DEZ 2020

Olá Tlima! Grato por escrever. Imaturidade implica ainda não estar no ponto de colher, saborear. O principal e mais eficaz meio de aprendizado é o exercício prático temperado com os desconfortos de precisar se virar. Você está fazendo ele se virar? Para responder a tua questão precisaríamos de muitas outras respostas que demandarão tempo de pesquisa a ser feita em caminhada científica com psicólogo. Cabe lembrar que a imaturidade encontra, às vezes, terreno fértil na pessoa com a qual se convive, outras vezes não. A imaturidade pode durar para sempre o desconforto, não. Em outras palavras: não havendo espaço para posturas imaturas ele irá procurar outros espaços ou amadurecerá.
Será prudente aprofundar a reflexão em posicionamento profundo e detalhado com psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

20 DEZ 2020

Olá Thais! Obrigada por sua participação.
A imaturidade tem solução, basta seu marido querer isso. Pense: há muito tempo ele tem esse padrão e pelo que você conta, ele ganha muitas coisas sendo assim, então para que ele irá mudar? Porém, se é uma coisa que incomoda você, deve olhar como essas atitudes a afetam e, se vai querer continuar sendo afetada e contribuir com as birras de seu marido. Caso queira saber mais sobre padrões de comportamento e mudanças, um psicólogo sistêmico poderá ajudá-la.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

15 DEZ 2020

Há explicações para o comportamento de cada pessoa. Portanto, é sempre importante a ajuda de um profissional (Psicólogo), para ajudar não somente a interpretar e explicar melhor esse comportamento, o que já é o início para uma possível mudança, mas também, e muito importante, a forma como você se sente diante do comportamento da pessoa referida como imatura.

Camila Souza Psicólogo em Volta Redonda

3 respostas

15 DEZ 2020

Thais possível mudar é sempre é.. mas entenda vc não é obrigada para atende -lo como mãe. verifique tb sua autonomia emocional
Se precisar de ajuda profissional sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

14 DEZ 2020

Oi Thais,
Cabe um diálogo franco com ele. Você precisa se colocar no lugar de esposa e pontuar o que incomoda. Te aconselho a fazer psicoterapia para se fortalecer emocionalmente.
Me coloco a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo