Dei espaço demais para meu namorado ou ainda sou imatura?

Feita por >flávia · 25 jul 2021 Terapia de casal

Oi gente! Infelizmente venho ficando angustiada com o comportamento do meu namorado. Namoramos há quase 4 anos e desde o início me esforço para ser compreensiva e dar liberdade a ele, pois nos outros relacionamentos que tive eu fui imatura. Só que chegou a um ponto de ele NUNCA me avisa s obre nada do dia dele inclusive único horário que nos falamos é a noite antes de dormir e ele vem a minha casa 1x por semana para dormir. Eu acho que dou muito espaço pra ele, mas toda vez que converso sobre o que me incomoda ele diz que não dou espaço nem liberdade a ele. Ele sai pra se divertir fazer passeios etc e só me conta bem depois. O que me incomoda mais é que se fosse eu, ele ficaria extremamente bravo. Já conversamos mas ele não entende meu lado, insiste em achar que é ciúmes enquanto do fundo do meu coração eu digo que não é. Na verdade sinto que estou no escuro sem enxergar nada, sem nunca saber de nada. Deixei a liberdade dele ir longe demais no relacionamento ou o problema ainda é minha maturidade?

A melhor resposta 26 JUL 2021

Oi, Flávia. Sinto que esteja passando por isso.

Evidentemente você está se sentindo insegura, isso pode ser resultado de uma baixa autoestima, mas aliado a isso, pode ser que seu namorado não lhe passe muita segurança. Quando você diz que ele sai para se divertir e você fica sabendo muito tempo depois, no entanto, se o contrário acontecer, você é mal vista, julgada, etc., certamente essa relação também não caminha bem.

Me parece que você tenta ser compreensível e aberta, o contrário de ser controladora e se hoje seu parceiro atravessa todos os limites dessa relação, talvez você não deva se culpar por "dar espaço demais para ele". São dois lados de uma mesma moeda, você tem olhado para isso e procurando culpa e responsabilidade apenas em você. Perceba na sua pergunta "Dei espaço demais para meu namorado ou ainda sou imatura?", será mesmo que a culpa é apenas sua?

Estruturar sua autoestima e autonomia vai ser muito importante neste processo, mas não deixe de considerar que sua relação pode não ser das mais saudáveis e isso pode estar minando sua segurança e sua voz.

Se for possível, procure acompanhamento psicológico e fortaleça sua rede de apoio, pessoas de fora podem perceber melhor as situações e nos dar um suporte necessário.

Se precisar de algo mais, me coloco à disposição.

Forte abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

17 AGO 2021

Ola! Eu posso lhe ajudar. Se você estiver precisando de ajuda e quer ser atendido é so agendar comigo que irei responder o mais rapido que puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 JUL 2021

Bom dia Flavia.
Você precisa trabalhar sua autoestima.
Sentir-se-á mais segura para conversar com ele.
Sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar desapego de pessoas.
Estou à disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

26 JUL 2021

Olá Flavia! Grato por escrever. A questão pode abranger muitas frentes: Amadurecer é uma frente a investir, mas também ponderar se há afinidade entre vocês dois é outra frente. Em que medida você estará se respeitando? As pessoas, tendem, na atualidade, a se comunicar, de forma virtual com muita frequência. Isso precisa ser ponderado: o ideal é que as pessoas não tivessem o compromisso e a obrigação de se falarem todos os dias, mas precisaria ser recíproco. Passear e se divertir é algo para a vida toda: criança, adolescente, jovem, adulto, idoso: todos precisam e devem.
Você precisa se sentir bem na relação, primeiro consigo mesma, depois, com a outra pessoa.
Será enriquecedor você aprofundar e detalhar essas questões com assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos religiosos, de maioria de falsos políticos, até de alguns falsos cientistas, sigamos instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

26 JUL 2021

Flávia, o diálogo precisa de de compreensão e entendimento, não apenas de fala.... sugiro terapia.

Ana Rique Psicólogo em Recife

45 respostas

26 JUL 2021

Flávia,
O amor é construído não com controle, mas com liberdade e diálogo.
Voces estão namorando, se conhecendo para, um dia casar. Então comecem a conversar sobre que vida voces querem para voces dois, que tipo de diálogo querem manter, querem ser fingidos ou sinceros, querem expressar sentimentos ou não... voces estabelecem as regras de como querem prosseguir juntos e depois, cada um deve dar a liberdade ao outro,
Na liberdade é testado o caráter e fica sabendo quem é quem.
Namoro é para se conhecer e estabelecer odos de vida juntos.