Marido grosso, imaturo, omisso, desrespeitoso... o que fazer?

Feita por >Dona Dea · 7 mai 2020 Terapia de casal

18 anos e 2 filhos pequenos. É agradavel e engracado qdo tudo s encaixa ao seu olhar e com pessoas de fora. Ja m envergonha e xinga na frent d outros e d meus filhos. Essa semana m xingou horrores porq nao quis triturar o alho d jeito q ele queria. Ja m deixou sozinha qdo passei por uma dor terrivel, minha irma e um taxista m levaram ao hospital no colo, e descobri q tive uma gravidez ectopica e entupida de 3 litros d sangue no corpo. Nao seu mais o q faço... me ajudem por favor

A melhor resposta 8 MAI 2020

Olá Dona Dea.
Insultos, ridicularização, humilhação, constrangimento, entre outros, são algumas das situações, definidas como violência psicológica, na lei Maria da Penha.
Penso que é melhor se informar mais sobre o que acontece com mulheres que se submetem a constantes agressões. Mesmo que ele não seja violento fisicamente, está sendo emocionalmente. Com o tempo você poderá sofrer doenças físicas e psíquicas por se submeter a esta situação, além de prejudicar a educação de seus filhos.
A resposta do que você deve fazer está dentro de você, converse com pessoas de sua confiança para conseguir ter clareza de sua vontade e decisões, e se possível procure ajuda psicológica.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

8 MAI 2020

Olá Dona Dea! Seu texto coloca uma insatisfação com a qualidade da interação com o marido, mas outros elementos podem enriquecer as informações, ofertando melhores subsídios para construir uma modificação dessa realidade. Será muito importante você poder aprofundar o levantamento das informações sobre suas queixas e a história da convivência, associada ao panorama de possibilidades. Para tanto será enriquecedor você poder detalhar as informações a um psicólogo. Nas proximidades de você, conte com pessoas ponderadas, amadurecidas, de extrema confiança sua para viabilizar saídas. Coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8609 respostas

8 MAI 2020

Dona Dea. Acredito que os motivos que a levaram escrever para o portal sejam por pensamentos que você vem tendo há algum tempo. E provavelmente não seria tão fácil assim tirá-lo da sua vida ou então tentar uma conversa. Acredito que o principal nesse momento, seja que você busque por uma rede de apoio, tanto de familiares e pessoas que confia e de ajudas profissionais. Espero que em algum momento, você encontre forças para construir uma nova vida com os seus filhos.

Arianne F. B. Gonçalves Psicóloga Psicólogo em Campinas