Como lido com a imaturidade do meu marido?

Feita por >Asm · 15 mai 2023 Terapia de casal

Estou bem chateada, me sentindo pra baixo com certas situações do meu marido. Já disse a ele como me sinto com cada ação dele, mas nada muda.
Meu marido é 6 anos mais novo que eu, a gente tem uma boa relação, mas ele age como uma criança muitas vezes, e muitas vezes na frente dos pais dele e isso me envergonha muito, as vezes tenho a sensação que não temos Futuro. Ele faz birra, fica emburrado sempre que discordo dele ou não faço algo como ele que, por exemplo, sou autônoma se eu trabalho até tarde ele emburra e discute, se eu trabalho pouco ele emburra e discute, tudo desagrada ele, não dá pra saber o que ele quer. Hoje me disse que voltaria pra casa caminhando, eu ofereci de buscá-lo 3x e ele não quis, mas quando chegou em casa ficou emburrado na frente dos pais, mal olhou na minha cara, não falou comigo. Ele trabalha a noite e eu de dia, então eu falei tchau e sai sem nenhuma resposta.
Estamos morando com os pais dele até nossa casa ficar pronta, e mesmo ele sabendo que temos muitas despesas ele ainda gasta muito com lanche direto, me disse que ia parar no mesmo dia me fez comprar 150,00 de bolachas pra beliscar a noite e no mesmo dia comprou outro lanche, fez um plano de telefone pra mãe dele pra pagar o resto da vida sem me falar nada, gasta com as coisas e quando chega o tempo de pagar ou olhar quanto gastou ele diz que sou eu que gasto tudo, fica me questionando onde está o dinheiro, mesmo sabendo que é conta dele também, que é padaria, farmácia, coisas de mercado que ele pega sem eu saber mesmo combinando de não pegar mais nada.
Teve várias discussões que ele alterou a voz comigo, foi grosso sem ter nem razão, na frente de pais e avós. Eu me sinto sem direção,pq estamos fazendo uma casa, temos um carro, eu amo ele, mas n gosto das atitudes dele, me sinto desrespeitada e infelizmente ele não me escuta. Já foram várias tentativas de conversar. Não sei o que fazer, eu tento ir me moldando na vida dele p ver se ele para de tirar minha paz, tentei uma época fazer tudo como ele queria mas nada tá bom pra ele, sempre emburrado e caçando briga, parece que gosta de brigar.

A melhor resposta 31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 MAI 2023

Entendo que você esteja se sentindo chateada e desanimada com as situações que envolvem o comportamento do seu marido. É frustrante quando expressamos nossos sentimentos e preocupações, mas as mudanças não ocorrem.
É fundamental que você continue a expressar seus sentimentos e preocupações ao seu marido, mas é igualmente importante entender que a mudança comportamental pode exigir um processo mais profundo de autoexploração e trabalho terapêutico individual ou em casal. É possível que seu marido esteja lidando com dificuldades emocionais ou imaturidade, o que pode estar afetando sua capacidade de lidar com as situações de forma madura e equilibrada.
Além de incentivar seu marido a buscar apoio terapêutico, também é importante cuidar de si mesma. Concentre-se em suas próprias necessidades e bem-estar emocional. Procure atividades que lhe tragam alegria e satisfação, bem como amigos e familiares com quem possa compartilhar suas preocupações. É importante não se perder em tentativas de se moldar às expectativas dele, pois isso pode comprometer sua própria identidade e felicidade.
Lembre-se de que é fundamental estabelecer limites saudáveis e comunicar suas expectativas em relação ao relacionamento. Se você sentir que seu bem-estar emocional e respeito estão sendo constantemente comprometidos, é necessário avaliar cuidadosamente se essa é uma relação saudável para você a longo prazo. Às vezes, mesmo com o amor presente, é preciso considerar a possibilidade de buscar caminhos separados se o relacionamento se tornar insustentável.
É romantismo acreditar que o amor supera tudo, principalmente quando a sua felicidade está no outro lado da balanço, em contrapeso com o amor no relacionamento que não vai bem e te entristece reiteradamente.
Porém, cada situação é única e requer uma reflexão profunda sobre o que é melhor para você e seu bem-estar emocional. O apoio de um psicólogo, pode ser valioso nesse processo para auxiliar na compreensão dos aspectos emocionais e inconscientes e na tomada de decisões mais conscientes e saudáveis.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

19 MAI 2023

ASM
Naturalmente o homem é sempre mais infantil do que a mulher e se ele é mais novo do que voce, piorou as coisas...
Qual é o objetivo da tua vida? Qual é o objetivo da vida dele?
Não estamos aqui para casar, ser pai ou mãe, criar filhos, embora possamos ser isso tudo, mas, antes estamos aqui nos realizar, focar o nossoobjetivo de vida.
Voce precisa ser voce mesma e precisa se valorizar e não esperar por ele. Ele é que precisa te acompanhar se quiser ficar contigo.
E, cuidado para não bancar com as despesas todas... Marido precisa ser o provedor da casa e não voce, por mais que voce possa ajudar nas despesas... ajudar, mas não bancar.
Proponha dialogar para ajustar as coisas entre voces dois, mas, jamais passe a régua ao nível dele... mantenha o teu ponto de vista.
Sugira sim a possibilidade de fazerem Terapia de Casal e se ele NÃO concordar, voce terá que fazer novas escolhas se não quiser adoecer. E, de nada adianta voce se condicionar a ele, não resolve, ele sempre vai se sentir inferior a você.
O orgulho e a infantilidade falam mais alto.
Abraços

5899 respostas

16 MAI 2023

Olá Asm! Obrigado por escrever. Sempre precisamos muito cuidado, muita responsabilidade para ponderar reflexões a partir dos textos que vocês escrevem. Sabemos que os textos, por maior que sejam, não conseguem contemplar todas as riquezas de cada aspecto da vida de vocês. Talvez a questão envolva outras imaturidades: a tua escolha de marido, a decisão ser colocar-se como esposa, nessas condições. Quanto tempo fará que estão casados? Qual a lógica, nesse caso, para casar-se com marido seis anos mais novo, sem antes conhecer os aspectos relatados no texto? Qual será tua profissão autônoma? Antes dele, como estava tua autoconfiança? Questões envolvendo insensatez com dinheiro e alimentos, leva geralmente a doenças, obesidade, descontrole financeiro. Será preciso interromper essas coisas.
Vamos amadurecer reflexão?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.