É possível deixar de ser homossexual?

Feita por >Bruna · 26 set 2016 Orientação sexual

Olá! Quero deixar de ser homossexual. Essa vida não dá certo mim, é dolorosa. Eu tento e tento e quando acho que tô feliz e que as coisas tão se direcionando, eu caio. Não sei se o problema tá em mim ou é espiritual, não sei. Me sinto cansada e cansada de tentar. Me vejo sozinha, e desamparada. Tô perdida!

A melhor resposta 28 SET 2016

Bruna,
A vida sempre dá certo. O que torna doloroso conviver, seja com o que for é nossa percepção das coisas, nosso modo de olhar e ver o que está ao nosso redor. Falo com muita tranquilidade com você porque nessas última décadas de trabalho já me deparei com queixas como a tua e o resultados foram bem compensadores. Compensador porque outras garotas e garotos conseguiram compreenderem mais e mais a questão da sexualidade, da escolha sexual, sobre o sexo e sobre o gênero que são sinônimos mas coisas diferentes. Todo mundo acha que sabe do que está falando e vão falando e nos deixando confusos, amargurados e depressivos. Acabam não ajudando (embora queiram ajudar) e criam mais barreiras.
Muito importante mesmo que você encontre alguém para conversar sobre isso o mais breve possível. Não deixe para amanhã, não postergue essas questões. Essa é uma parte extremamente importante de sua vida e merece ser tratada com atenção, com carinho, principalmente por você mesma.
Até mais.

Psicólogo Rogério Fortunato da Rocha Psicólogo em São Paulo

9 respostas

3 OUT 2016

Olá Bruna td bem? Então o assunto é bem complexo, pois talvez vc esteja atribuindo suas insatisfações em sua escolha sexual, talvez sem antes analisar todo o contexto.
Imagino que sua situação não esteja bem, porém antes de tomar qualquer tipo de atitude tente entender o todo, caso vc perceba que está situação esteja te deixando muito angustiada, recorra à uma ajuda de um profissional para poder te ajudar nesta questão. Espero ter podido te ajudar, desejo a vc boa sorte!.

Psicóloga Andréa Evangelista Psicólogo em São Paulo

20 respostas

3 OUT 2016

Olá Bruna!

Acredito que você precise distinguir se as questões que emergem como mais relevantes são pertinentes a sua sexualidade ou sua dor, pois me parecem duas questões bem diferentes.
Sugiro que procure um psicólogo para lhe ajudar na distinção desses pontos.

Grata,
Munyck Borges

Munyck Aguiar Borges Psicólogo em Cabo Frio

4 respostas

28 SET 2016

Olá Bruna. Crise existencial todo mundo passará na vida, agora, conflito quanto a própria orientação sexual ao ponto de querer "optar" por outra, cabe uma autoanálise profunda. Você gosta de quem você é hoje? (no sentido ser social, profissional, afetivo familiar). Você tem objetivos-planos-projetos de vida que valorizam suas qualidades? (cabe aqui a reflexão sobre quais são suas qualidades, seus traços força). Adotar uma nova orientação sexual é a solução definitiva para todos os seus problemas-conflitos internos e externos? As vezes basta se afastar das pessoas que não te querem bem, que não te aceitam e ou concordam com sua opinião. A orientação sexual é a bússola que aponta para onde seu desejo sexual irá se manifestar. E isto ocorre em várias fases da vida (observe quantos homens e mulheres se "revelaram" homossexuais após os 40 anos, após uma vida hetero com casamento, filhos, sucesso financeiro entre outros). Experimente então estudar um pouco a respeito da sua própria educação sexual. Que valores foram empregados, que discurso foi ouvido, que pessoas foram exemplo-referencia. O desejo sexual se movimenta, hora com mais, hora com menos controle de nossa racionalidade. Movimente-se então através de sua intuição e emoção. Leia, assista, converse, interaja sobre as questões da sexualidade humana que são ainda mais profundas no que refere as manifestações espontâneas da afetividade, da orientação, do convívio social e por aí vai. Fico a disposição. Att, Marcos Santos

Marcos Santos Psicólogo em Blumenau

25 respostas

28 SET 2016

Olá Bruna,
Sim é possível porque tem um desejo e quando traçamos um objetivo e trabalhamos para alcança-lo torna possível. Tem um caminho a percorrer, mas vai chegar lá, o importante é o primeiro passo.
Já tive pacientes com esse desejo e tivemos sucesso no resultado.
Procure um(a) psicólogo(a), com certeza vai ajudá-la nessa e em outras questões que até podem ter favorecido chegar nessa condição
Sucesso

27 SET 2016

Olá Bruna.
Um psicólogo irá percorrer com você os caminhos das tuas angústias e juntos poderão encontrar a resposta que tanto busca.
Um abraço.

Aline Rodrigues de Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

15 respostas

27 SET 2016

Olá, Bruna! A sua orientação sexual tem que estar de acordo com aquilo que você sente e acredita. Trabalhar essa questão antes de tomar qualquer atitude que retire sua liberdade de escolha pode ser um caminho delicado a trilhar. Assim, acredito que deva tratar a sua situação com a devida atenção que ela merece, procurando uma psicoterapia. Estou à disposição.

Abs,

Siomara Souza - Salvador-Ba

Siomara Souza Psicologia Psicólogo em Salvador

8 respostas

27 SET 2016

Olá Bruna. Acredito que quando se quer alguma coisa, devemos correr atras do nosso objetivo para alcançá-lo, principalmente quando se trata do nosso bem estar. Procure um profissional na área da psicologia que possa te auxiliar neste processo de conhecimento pessoal.

Edna Rocha - Porto Belo - SC

Edna Sandra Rocha Psicóloga Psicólogo em Bombinhas

29 respostas

27 SET 2016

Olá Bruna,

Homossexualidade não é bem uma escolha, concorda?! é uma pena a sociedade ser tão preconceituosa em relação a este tema. Mas o primeiro passo é se aceitar e ter confiança em si mesma. Faça uma psicoterapia comportamental. Ela te ajudará bastante neste aspecto. Espero ter ajudado.

Jane Gabriele Wenceslau Cocovich Psicólogo em Belo Horizonte

6 respostas

26 SET 2016

Bruna, boa tarde. Procure um psicanalista bom na tua cidade. sem dúvida, ele vai te ajudar com essa questão e é possível sim você reconstruir tua opção sexual. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

26 SET 2016

Bruna, as escolhas são feitas por você. E só você decide quem levará para a cama.
Mas você pode investigar de onde vêm tais escolhas.
quanto a ser espiritual, creio que isto seja só uma explicação fácil para um problema nada fácil. E mesmo nela, você tem parcela de responsabilidade. Afinal, o espírito é seu, tanto quanto o corpo.
que tal aprofundar estas questões com um psicanalista?
abraço pra você.

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios