É possível voltar a ser como era anos atrás, ou melhor desistir?

Feita por >Bob · 15 fev 2022 Habilidades sociais

Tenho quase 40 anos e sempre fui uma pessoa calma e, até um certo ponto, alegre. Sempre tive baixa auto estima, o que sempre me fez ficar mais isolado/calado. Mas durante a infância e adolescência escondia isso com bom humor.

Mas devido a vários acontecimentos e decepções ao longo da vida, hoje eu ando sem paciência para as coisas do dia a dia e meu estado normal é desânimo com tudo. Dias tristes nunca foram tão recorrentes como tem sido nos últimos anos (antes pandemia já estava ruim). Nos últimos 17~20 anos tive várias crises que me deixaram dias ou até semanas profundamente triste e desanimado.

Cansei de tudo já. Nada da certo, nunca fui bom suficiente para ninguém, todas as pessoas que foram próximas me decepcionaram de alguma forma.. Incluindo meus próprios pais.

Com minha família não consigo ter algum diálogo direito mais. Tudo que faço está sempre ruim ou errado. Só recebo críticas e nenhum reconhecimento. Já desisti de ter até mesmo simples conversas como “como foi meu dia” com eles.

Já com relação a trabalho, único motivo que me faz aturar meu emprego é porque, como tenho trabalhado de casa, consigo em alguns momentos ficar totalmente sozinho. Sem ninguém falando comigo ou do meu lado.

A vontade que tenho é de ficar isolado sem contato com ninguém para o resto da vida. E sei que isso não tem haver com pandemia pois é sentimento antigo que só tem aumentado cada vez mais.

Seria errado eu tentar viver sozinho e isolado de tudo e todos (minha vontade é de mudar para outro país bem longe e bem isolado)? Ou devo esquecer esse sentimento e tentar (como?) voltar a ser a pessoa que eu era uns 20 anos atrás (antes de tudo começar a falhar)?

Ps: Ao longo da vida tive diversas decepções, por conta disso não confio mais em ninguém e não me abro com ninguém. As poucas vezes que confiei ou tentei me abrir, me dei muito mal. Por esse mesmo motivo também, nunca visitei um psicólogo e nem acho que conseguiria.

A melhor resposta 16 FEV 2022

Olá, Bob.

Li seu relato com muita atenção. Você nos escreve falando do seu sentimento de desapontamento. Você gostaria de ter relações melhores com as pessoas, dentro e fora do seu seio familiar, e indo além você gostaria de ter uma relação consigo melhor.

Penso o quanto deve ser difícil o que você está passando neste momento. Você parece ter vivido vários lutos em suas relações. Você também faz várias perguntas, nestas, suas dúvidas tem um laço com a solidão, uma solidão para não se machucar. Seria assim?

Tu me contas, que pensas até em conversar com um psicólogo, mas, dado a sua experiência, percebes, que talvez possas se decepcionar e isto é tão duro para ti que não te permite tentar. Gostaria de explicar o que é psicoterapia, vou imaginar que não conheças, A psicoterapia é um convite ao autoconhecimento e à evolução de si. É uma possibilidade para cuidar de si. Durante o processo você se dará oportunidade de refletir sobre tudo àquilo que sua vontade permitir e validará o seu melhor caminho à sua maneira.

Olha, se um dia, dentro do seu esforço você se permitir a conversar com um psicólogo, desejo fortemente, que você se sinta confortável e seguro para falar de si.

p.S: "Se desistir for uma possibilidade, desiste de desistir!"

Um grande abraço,
Hugo Henrique Carvalho de Souza

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

22 FEV 2022

Voce está cansado... de ti também? E se o problema for a fata de amor-próprio? Voce não veio aqui para adaptar-se a outros, fazer coisas para os outros, veio aqui para se realizar, ser feliz à tua maneira. Cansou de tudo... porque está fazendo o que os outros querem, não o que voce quer. Voce não tem que ser suficiente aos outros, precisa ser suficiente para si mesmo, para o seu trabalho, para o seu bem-estar. Voce veio através dos teus pais, mas não é deles; eles propiciaram a existência física, é grato por isso, mas a realização de ti, só depende de ti mesmo e não pode contar com a ajuda de ninguém, é uma conquista sua.
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para te auto conduzir... por que não é isso?
Faça Terapia para se conhecer, ampliar a tua consciência e buscar os resultados que voce almeja.
Tudo é possível, desde que queira.

5817 respostas

18 FEV 2022

Bob seus sintomas são a maioria de depressao. Busque ajuda profissional.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 FEV 2022

Olá
É muito difícil voltarmos a sermos quem era, conhece a história de que um homem não entra duas vezes no mesmo rio? Nem o homem nem as águas do rio são as mesmas.
Mas isso não quer dizer que você não pode ser feliz. É claro que é possível. Mas para isso necessitamos de uma atitude reflexiva de avaliar como foram esses últimos 20 anos e o que podemos fazer para levar uma vida diferente.
Considere se abrir, aos poucos, com um profissional. Te garanto que ele não vai te julgar e vai fazer o possível para não te decepcionar também.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

16 FEV 2022

Oi Bob,
Essa vontade que predomina em se isolar, me parece que é a forma que encontrou para se proteger.
É fundamental nesse momento, fazer uma avaliação psicológica para avaliar o quadro de depressão. Muito provável que você irá precisar de ajuda de um psicólogo e psiquiatra.
A psicoterapia é um espaço acolhedor, sem julgamento. Fico a disposição caso queira se aprofundar.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

16 FEV 2022

Olá Bob! Que bom que você escreveu. Escreveu porque quer e acredita em saídas. Certamente você poderá contar e confiar em um psicólogo. Estudamos para sermos empáticos, acolhedores, respeitosos, guardadores de sigilo sobre as particicularidades de cada um, compreensivos.
Viver sozinho e isolado é um caminha que não dá certo, limita muito a vida, empobrece a plenitude da vida. Arme-se de coragem, persistência, disciplina, regularidade, veja nossos perfis, escolha um de nos, e matenha-se em consultas semanais, pelo menos, por alguns meses. Certamente você desenvolverá um laço de confiança e poderá contar com nossa ajuda científica. Aquele pessoa de antes dos vinte anos, está viva em você.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.