É normal um psiquiatra passar 5 remédios de uma vez para o transtorno bipolar?

Feita por >Thamara · 2 jul 2020 Transtorno bipolar

Faz alguns anos que abandonei o tratamento, pelo motivo de estar engordando com os remédios. Agora tive que procurar o médico com urgência pois está impossível viver em sociedade. Eu li a bula de alguns e fiquei com medo de misturar todos eles, pois tem um que a reação é convulsão. Eu não sei o que eu faço. Eu não entendi porque são 5 remédios, alguns deles engordam e outros não engordam. Enfim, to ficando doida com isso... Tenho transtorno bipolar

A melhor resposta 6 JUL 2020

Olá Thamara! Obrigada por sua pergunta.
Seu médico teve motivos para prescrever todos esses medicamentos. Se você está insegura em ingerí-los, na próxima consulta, pergunte a ele suas dúvidas, assim poderá ficar tranquila e fazer o tratamento corretamente.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga Clínica
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

3 JUL 2020

Olá Thamara! Você não descreveu aqui os cinco remédios, nem os fundamentos para a administração deles, apresentada pelo psiquiatra. O transtorno bipolar também apresenta temperos diferentes em cada uma de seus portadores. Permita-nos, que saibamos mais sobre você, sobre a tua história, sobre os medicamentos que ele te receitou, sobre os fundamentos apresentados por ele. A leitura da bula, muitas vezes, gera interpretações sobre os possíveis efeitos colaterais, como forma de defesa do laboratório, nem sempre como forma de esclarecimento ao usuário do medicamento.
Estou à disposição para compreender melhor e de forma mais específica sua questão e sendo possível, te ajudar na conduta técnico-cientifica que toca ao psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.