Me perdi e não consigo saber quem realmente sou

Feita por >Nanda · 29 out 2019 Crise existencial

É bastante desconfortável você acordar e não saber quem realmente é. Você faz suas tarefas diárias e não enxerga sentido em continuar fazendo-as. A vida é difícil, e jamais fui desatenta a isso. Mas neste último ano, as coisas não estão mais tendo foco e nem objetivo. Pensamentos autodestrutivos não são novidade, e episódios de automutilação tbm não. De vez em quando, me entristeço por não ter O apoio daqueles que mais preciso: minha família. Sei que não sou certinha e muito menos a mocinha da história, mas de vez em quando, eu só queria conversar e desabafar, sem me sentir egoísta ou ingrata. Não escolhi nada de ruim que aconteceu, ninguém escolhe. Só queria ajuda, um conselho, um consolo. Tive consultas com o psiquiatra, e este, me disse que sofro de transtorno bipolar. Meus pais acharam um escândalo e não compraram o medicamento indicado pelo médico. Me senti muito envergonhada de retornar ao consultório e hoje em dia, meu tratamento tem sido lutar contra pensamentos ruins. Mas vivo. Mesmo não querendo. Mesmo parecendo ser ingrata a Deus por minha vida, sei que ele sabe o que passo. Só queria conversar, queria viver como uma pessoa normal.

A melhor resposta 13 MAI 2022

Oi Nanda.
A vida não é fácil e nem difícil. A vida é exatamente aquilo que fazemos dela. E nós fazemos aquilo que fomos condicionados a fazer. Tudo está dentro de um contexto de pensamentos e emoções que chamamos de mente. Nós nos identificamos com a mente e acreditamos que somos a mente, ou seja, acreditamos que somos nossos pensamentos e sentimentos.
A vida realmente começa quando iniciamos nossa libertação das ilusões. Só então serermos capazes de enxergar nosso EU REAL.
Nanda, olhe para você como um ser admirável, como uma criatura de Deus que está nesse mundo para a alegria e a felicidade. Dessa forma a vida começara a fluir por você e você fluirá pela vida. Então a fantástica e séria brincadeira da vida começa.

Consultório de Psicoterapia Regressiva Pedro do Nascimento Psicólogo em Curitiba

71 respostas

29 JUN 2020

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia junguiana possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz.
Atenciosamente,
Aline DeCoster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

5 NOV 2019

Nanda tudo bem?
Você faz tratamento com psicólogo? Porque seria interessante ter esse acompanhamento semanal para seu desenvolvimento emocional, não adianta só tomar medicações.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

30 OUT 2019

Oi Nanda... Bem vinda ao mundo da realidade, ao mundo da possibilidade de ser o que quiseres.
Não é novidade não saber quem és. Acontece que você nasceu para ser o que a pretendia ser antes de nascer.
Só que você se tornou o que os outros quiseram que você fosse e a resposta da vida está sendo o não ter foco e nem objetivos, pensamentos autodestrutivos, automutilações, tristeza.
Não seja o que os outros querem. Seja o que tu quiser ser, da forma como você quer e te agrada. Tens que ser boa para contigo e não não com outros. Você veio através dos pais, mas não és deles. Você pertence à vida e deves construir a ti mesma para agradar a você e não aos outros. Claro que podes conseguir isso usando de diplomacia para conseguir coisas, mas não ao ponto de se anular para agradar aos outros.
Aos poucos, vai estudando e trabalhando para seres autônoma e não depender de ninguém, tanto financeiramente como afetivamente. Tua liberdade é mais importante que tudo. Com ela podes fazer o que quiser.
Você só precisa de você mesma. Procure amar a si mesma, aprenda ter orgulho de si mesma.
Precisas sim de alguém para desabafar, uma amiga, amigo ou Psicoterapeuta. Só cuida para não seres explorada. Quando somos carentes, facilmente nos cegamos e as pessoas invadem o nosso espaço.
O Objetivo é descobrir quais talentos tens. São ferramentas que a vida te deu. Através destes, podes transformar eles em habilidades que te darão trabalho e dinheiro para a tu independência. Coloque foco nisso. Se precisar de ajuda, solicite.