Sou são ou sou louco?

Feita por >Wenderson · 22 nov 2021 Problemas psicológicos

Boa tarde, passo no Psiquiatra desde os meus 16 anos, hoje com 22 anos me vejo perdido em tanto diagnóstico, na UBS em que frequento meu diagnóstico a um tempo atrás era Esquizofrenia, porém, trocaram para Bipolar, só que quando eu fui internado eu estava com ideação suicida, inclusive sai do emprego com apenas 1 mês registrado, fui para UBS com essa tal ideação suicida como um pedido de socorro, acabei sendo transferido para UPA, chegando lá fui internado, o que mais me intriga é que sai de lá com um F60, e a médica dizendo no relatório que eu sou manipulador, eu melhorei no primeiro dia de internação e fiquei os outros 5 dias tranquilo, acabei agredindo um dos funcionários, pois queria me dar medicamento que me deixava mais agitado e foi basicamente isso. Como já dizia no filme "Garota, Interrompida", sou sã ou sou louco? Que mundo é esse em que vivemos? Quais são os mares? Que tempos são esses? Teve uma vez que um Psicologo me fez uma pergunta interessante "Sera que você não gosta de estar depressivo?", lembro que eu tinha apenas 17 anos e dei risada e disse que eu estava depressivo, hoje eu reflito sobre isso. No final das contas eu juntei tudo e eu pareço com a Susanna do filme, dizem que tenho atitudes manipuladoras e essa variação de humor da suposta bipolaridade, só que no caso dela é borderline, o que eu devo fazer? Sinto vontade de parar tomar os medicamentos e esquecer esse negocio de médicos e psicólogos e ao mesmo tempo sinto vontade de pedir minha internação eterna, pois não guento viver aqui fora, aqui na jaula, não consigo parar em um emprego, não consigo amigos, não quero ter namorada, a médica vem tentando me apavorar dizendo que se eu parar de tomar os medicamentos vou acabar em demência, EU REPITO SOU SÃ OU SOU LOUCO? Quero viver internado, quero viver sem medicamentos, quero água, quero vinho, quero ser rico, quero ser pobre. Hoje vivo com a minha avó, a Psiquiatra disse que se ela morrer eu vou para um hospital psiquiátrico, o que fazer, quero desistir, quero viver, quero sorrir, quero chorar, que mundo mais displicente para mim, que vontade de ser louco, mas que vontade de parar de tomar esses remédios e ser sã. Prazer, sou sã ou sou louco?

A melhor resposta 24 NOV 2021

Olá Wenderson! Grato por escrever. Uma certa porção de loucura e sensatez está presente em todos nós. Pelo relato, não podemos ver dados mais sólidos. Imaginamos porém, as vivências indicadas nos teus escritos. Você, salvo engano, está modificando direções de forma muito rápida, sem dados sólidos, para as modificações. Para um querer maior, é preciso acontecer renúncias a quereres mais imediatos. Quando quero me tornar psicólogo, faço vestibular que não escolhi, passo cinco ou seis anos em período integral estudando conteúdos, muitos deles que não escolhi, convivo com colegas professores, que talvez não desejasse. Tudo isso em busca de uma meta: ter o direito e os saberes para atuar como psicólogo. Após me formar tenho que encontrar forma de sobrevivência inicial, fazer especialização, completar estudos, conseguir supervisão, psicoterapia didática, psicoterapia pessoal. Grandes objetivos requerem grandes renúncias, flexibilidade, tolerância, em nome da meta.
Usei o exemplo da forma de construção da carreira de psicólogo clínico, para ilustrar a ideia de que é preciso estabilidade para lidar com frustrações, de tal forma a poder dar continuidade a projetos de vida que sustentem estabilidade interna e social.
Estou à disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços virtuais: Creiamos na Ciência, vacinemo-nos!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8630 respostas

24 NOV 2021

Olá Wenderson, acertar o diagnóstico é algo importante mas também complicado. Você já citou 4: esquizofrenia, bipolaridade, borderline, depressão. Os 4 são bem diferentes entre si, mas deixando isso de lado, você traz questões que me deixaram curioso: por que essa coisa de buscar uma resposta destes "profissionais da saúde mental"? entendo a ideação suicida e algumas dificuldades que você citou, mas me interessou você se perguntar tanto sobre se você é louco ou são, se você é normal ou anormal. Parece que você se endereça aos Outros da Saúde Mental pra que eles respondam a pergunta da sua vida: "afinal, quem sou eu??" Garanto que os diagnósticos não vão dizer muita coisa de você, mas iniciando uma psicanálise, se aprofundando na história de sua vida, na história de seus dramas familiares, com certeza você vai encontrar uma resposta muito mais verdadeira, singular e profunda sobre você. Um abraço, e estou à disposição se quiser iniciar esta jornada.

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

23 NOV 2021

Wenderson,
Sim, voce quer apenas viver, ser feliz, ter o seu trabalho, ganhar o teu próprio sustento, se responsabilizar por si mesmo.
Se não se adapta nos empregos, inventa um trabalho, seja criativo contanto que através dele consiga dinheiro e ocupação e ser feliz;
Ninguém nasceu para ser empregado, nasceu para ser autônomo, ser livre. Cada um se emprega porque quer.
Saiba que a vida te dá a liberdade e o livre arbítrio para tu mesmo se conduzir e ser responsável pelas tuas escolhas e decisões.
O sistema sim te coloca em limites, te dá proibições, diagnósticos, te encaixa em diagnósticos, te aliena, te julga, te coloca em medo, ameaças.
Voce escolhe em quem acreditar: na vida ou no sistema? Se escolher o sistema terá que fazer o que ele manda e te coloca.
O sistema te encaixa na Bipolaridade, ou na Esquizofrenia, ou numa Neurose, ou até mesmo numa Loucura... contanto que consuma medicamentos, pessoas saudáveis não consomem medicamentos...
Se escolher a vida, será responsável por ti mesmo e terá que usar de muita flexibilidade e jogo de cintura para não se deixar enrolar pelo sistema, terá que driblar o sistema para realizar a si mesmo.
O que voce é mesmo? Louco? Ou saudável? O que voce prefere? Cada um é o que decidir ser.
Mas te é conveniente fazer Psicoterapia para ser auxiliado neste início ou retomada da vida!