Esses pensamentos estão me deixando doente e louco, como posso esquecer?

Feita por >luh · 12 mai 2021 Problemas psicológicos

Estou tendo problemas com os pensamentos obsessivos e intrusivos, por exemplo: vejo notícias de pessoas mortas e acho q elas vão me possuir e dominar meu corpo, o que me leva a muita preocupação e chego a ter muitas crises de choro pq acredito neles, ou as vezes penso que quando morrer vou reencarnar em algum objeto ou animal e isso fica em minha cabeça toda hora, falo pra mim mesmo q são apenas pensamentos mas a minha cabeça me faz acreditar q isso realmente vai acontecer, estou ficando doente por conta desses pensamentos, não consigo ter uma vida normal por causa deles, eu só queria esquecer eles de uma vez, não aguento mais, minha cabeça sempre inventa problemas e desculpas e da voz a eles e sou obrigado a justificar esses pensamentos para que eles não aconteçam, isso alivia por um tempo mas esses pensamentos voltam novamente e sou obrigado a justificar eles novamente, é como se fosse um ciclo vicioso, não consigo sair deles, eu não aguento mais, tenho medo de q eles piorem e eu fique completamente louco

A melhor resposta 30 JUN 2021

ola! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei responder rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

17 MAI 2021

Luh
Sim, são pensamentos obsessivos de origem emocional. Sua mente os produz e não há como evitar. O cérebro é uma máquica que produz estes pensamentos de acordo comas memórias gravadas, reais ou fictícias.
Precisa se habilitar em não fixar estas imagens/pensamento, conforme vem, deixá-las ir. Caso fixe, aí elas te levam junto.
Para compreender e dominar, precisa de um processo psicoterapeutico para tornar-se dono de si mesmo e não escravo da sua mente.

5817 respostas

16 MAI 2021

Boa tarde Luh, espero que esteja bem!

Nós criamos a nossa realidade a partir do que criamos em nossa mente. E nossa mente se alimenta daquilo que assistimos, vemos, ouvimos, escutamos, experimentamos, etc. Primeiramente você precisa se perguntar como você tem alimentado sua mente, ou seja, quais os estímulos externos que você está permitindo que cheguem em sua mente. Minha sugestão é que você comece a alimentar sua mente de coisas boas, de bons estímulos, de informações úteis para seu crescimento e para seu desenvolvimento pessoal.
Um dado importante para que eu pudesse dar uma indicação mais detalhada, seria sua idade. De qualquer forma, pelo relato desses pensamentos contínuos, é altamente recomendado que você busque auxílio de um psicólogo especializado que possa te acompanhar por um tempo. É altamente recomendado também, já que todos estamos suscetíveis a esse descontrole mental, que você busque práticas que aliviem essa carga mental, e ajudem a acalmar sua mente, como a prática diária e sistemática de meditação, além da prática de atividade física regular.
Não deixe que os produtos de tua mente te assustem, pois é você quem os produz, aprenda a controlar sua mente e seu comportamento, existem técnicas e ferramentas precisas para isso, e a ciência da psicologia pode te auxiliar muito nesse processo.
Espero ter te ajudado e desejo que fique bem! Não deixe de procurar ajuda de um psicólogo assim que for possível para você.
Abraços!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

13 MAI 2021

Olá Luh! Grato por escrever. Para uma posição mais consistente precisaremos de mais dados. Com os dados apresentados, certamente duas coisas estão acontecendo: você está sem rotina ocupacional significativa, assim como está precisando construir vínculos de interação regular real, ao vivo, em cores, com pessoas sensatas e éticas.
Será bastante enriquecedor e importante você passar por uma avaliação científica com um psicólogo, para que se possa pensar as mais adequadas medidas e encaminhamentos.
Cabe sempre lembrar que o ser humano precisa dormir razoavelmente, alimentar-se, tomar água, ter rotina que contemple os aspectos mais importantes da vida. Na atualidade um aspecto que tem sido muito negligenciado é a interação real, regular e significativa com pessoas.
Outro aspecto de profunda importância é a falta do cansaço corporal em atividades úteis, construtivas e integradas á cultura. Por fim, uma frente que jamais pode ser esquecida e ter plano de vida com objetivos claros e ações em busca da realização dos mesmos.
Abraços virtuais (em temos de altíssimo índice de pandemia, fechamento total (lockdown) por quinze dias para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

13 MAI 2021

Olá Luh, compreendo como deve ser difícil para você conviver com esses pensamentos constantemente!
A minha abordagem Gestalt Terapia compreende que esses pensamentos surgiram de algum lugar, é preciso ressignificar o início desse fenômeno para então trabalhar em cima da veracidade desses pensamentos, diminuindo a frequência e intensidade de acordo com seu processo em busca de autoconhecimento, estou à disposição.
Larissa Lopes - Psicóloga CRP 02/23558

Larissa Lopes Psicóloga Psicólogo em Jaboatão dos Guararapes

15 respostas

13 MAI 2021

Olá, Luh.

Obrigada pela sua coragem de trazer esse seu relato que me parece realmente angustiante.

Ponto importante, o fato de você questionar se essas ideias e pensamentos aparentam denotar algum tipo de "adoecimento" já te coloca na posição de alguém com disponibilidade para cuidar e olhar para esses aspectos de maneira atenta.

Recomendo fortemente a busca por atendimento com profissionais da área de saúde mental, seja generoso com você mesmo e se dê a chance de ser cuidado.

Espero ter contribuído.
Abraço,
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo

125 respostas

13 MAI 2021

Olá, os pensamentos não tem como controlar, mas temos como ajudar com que eles parem de vir e enfraquecer eles. Você precisa de psicoterapia, procurar um psicólogo é essencial para isso. Sou Psicólogo cognitivo comportamental, essa técnica ajuda a identificar os pensamentos para modificá-los. Sozinho, sem técnicas, não tem como eles pararem de vir. É necessário entender porquê eles vêem e como eliminar eles. Fico a disposição.

Anônimo-388125 Psicólogo em São José dos Campos