É normal ter magoado pessoas, errado, mas se sentir com rancor e magoa delas?

Feita por >CAMILA medeiros · 12 jun 2023 Abordagem psicológica

Estava refletindo ha pouco e me senti triste de ter magoado algumas pessoas... antes disso eu so sentia raiva delas e rancor, como se estivessem me abandonado, e não conseguia, e as vezes não consigo, ver onde errei. Por quê? É normal? Faz algum sentido sentir raiva e rancor ou é porque não consigo/não aceito ver os meus erros do passado? Ainda me sinto em auto cobrança comigo mesma. Errei com muita gente e elas podem não ter sido empaticas comigo também.

A melhor resposta 26 JUN 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

14 JUN 2023

Boa tarde Camila, espero que você esteja bem!!
Bora lá para a sua pergunta!! Todos nós sentimos raiva, rancor ou mágoa, faz parte do ser humano, e está tudo bem!! Todos os sentimentos são válidos e fazem parte do nosso processo de evolução como pessoas. A princípio realmente parece existir uma questão aí de baixa tolerância tanto em relação aos erros dos outros quanto aos seus próprios. Existem muitas questões que podem explicar isso, autoestima baixa, culpa excessiva, até mesmo entender como você enxerga esses sentimentos, como eles são presentes na sua vida, etc.
O acompanhamento profissional vai te ajudar a entender melhor essas suas questões, talvez seja uma boa opção você procurar ajuda para trilhar esse caminho.

Raquel Guimarães Psicólogo em Goiânia

10 respostas

13 JUN 2023

Olá Camila, tudo bem? Acredito que todos os sentimentos que você tem sobre essa situação são válidos, pode ser que você tenha dificuldades em aceitar seus erros e se perdoar ou pode ser que essa dificuldade esteja em aceitar os erros dos outros, perdoá-los ou até mesmo encerrar a relação com eles, de qualquer forma, trabalhar seu autoconhecimento poderá ajudar você nessa questão. Um abraço

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia