É normal ficar remoendo os erros do passados?

Feita por >Renato · 2 jul 2017 Psicologia clínica

Muitas vezes por até a concentração no trabalho, me pego o dia inteiro pensando e remoendo o que já fiz de errado (nunca fui uma má pessoa, mas já cometi erros, sou humano), e se esse erro veio a prejudicar uma pessoa. Fico buscando resposta por horas de algo que ocorreu há 5, 7 ou 10 anos atrás, até gerar dores de cabeça, no estômago e um dia de trabalho sem desgrudar daqueles pensamentos e da tela do celular buscando explicações no Google. Tenho medo de adoecer, de ter prejudicado alguém, de ter magoado alguém etc, n]ao sei mais o que faço para poder ter o controle sobre meus pensamentos, minha vontade é arrancá-los com as mãos e substituí-lo por pensamentos bons e agradáveis.

A melhor resposta 3 JUL 2017

Olá Renato!
Pelo seu pequeno relato, você não se trata de uma pessoa rancorosa e sim possui indicativos de um quadro de ansiedade (pensamentos intrusivos, recorrentes e ruminações fazem parte do quadro).
Mesmo racionalmente sabendo que por ser humano é aceitável errar, não consegue tolerar tais possibilidades de eventos passados e teme os danos de seus atos.
É indicado que busque ajuda de um psicólogo para compreender oque motivou o quadro e também faça uma avaliação psiquiátrica para verificar a necessidade de tratamento medicamentoso.
A ausência de tratamento além de causar prejuízos na concentração e trazer esse mal estar, pode somatizar trazendo prejuízos no estômago como mencionou - gastrite por estresse, etc.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

3 JUL 2017

Olá, Renato!
Me parece que vc carrega excessos de culpas por algo que vc nem sabe ao certo o que é, por isso fica procurando no seu passado algum fato que possa justificar essa preocupação. Sentir culpa é normal e saudável, demonstra que sentimos empatia pelo outro e que estamos dispostos a reparar algo que fizemos ou falamos e que pode ter magoado alguém. Mas quando essa culpa passa a paralisar nossa vida e aparece com frequência, é um sinal de alerta para procurar ajuda. Entender o motivo de tanta cobrança e de tanta culpa vai ter ajudar a ressignificar o modo como vc enxerga as situações do seu passado. Muitas vezes vc está maximizando acontecimentos que, se vistos a partir de uma nova perspectiva, não são tão relevantes a ponto de causar tanto sofrimento para vc.
Boa sorte!

Psicóloga Juliana Muniz Psicólogo em Rio de Janeiro

4 respostas

3 JUL 2017

Renato podemos chamar de pensamentos intrusivos que estão lhe afetando. São acontecimentos do passado se fazendo presente interferindo na sua vida. Uma terapia em TCC ou EMDR irá ajudá-lo a se distanciar desses pensamentos, fazendo-o viver o presente. É possível sim.

Denise de Melo Peixoto Psicólogo em Recife

19 respostas

3 JUL 2017

Olá Renato
São pensamentos disfuncionais obsessivos. A terapia irá ajudá lo a identificar esses pensamentos e reestruturar.
Procure um psicólogo o mais breve possível.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

3 JUL 2017

Boa noite Renato.
É importante que você procure acompanhamento psicológico para trabalhar esse sentimento de culpa, que pelo que pude perceber, tem interferindo em seu dia a dia.
A psicoterapia pode lhe auxiliar a desenvolver seu autoconhecimento e criar possibilidades de ação diante do que lhe provoca incômodo.
Espero ter ajudado, me coloco a disposição.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville