É normal mudanças de personalidade quando seu humor muda?

Feita por >Anônimo · 28 jan 2019 Desenvolvimento pessoal

É como se eu tivesse várias personalidades para cada uma das minhas emoções, se me deixam com raiva, me torno agressivo, inconsequente e uma grande necessidade de machucar físico ou psicológicamente qualquer pessoa, é como se eu me tornasse outra pessoa que sente prazer em ver os outros sofrerem, e quando isso acontece, logo depois fico meio "pra baixo" que não gosta de machucar os outros e se arrepende do que fez, enquanto com raiva me falta empatia, na tristeza tenho de sobra, todo mundo é assim? Também não consigo me aproximar dos meus familiares, não vejo minha mãe como minha mãe, não consigo ter intimidade com ela para falar sobre coisas mais íntimas, geralmente sou uma pessoa bem calma, quase como se nada me magoasse ou me enraivasse, mas as vezes é como se eu perdesse o controle, é como se eu tivesse várias pessoas na minha cabeça, tive uma infância meio chata, e também tenho um passado de automutilação, enfim, essas coisas são normais? Querer machucar as pessoas e não sentir empatia, e as vezes ser sensível com algumas pessoas?

A melhor resposta 29 JAN 2019

Olá, o importante não é estabelecer aqui até onde esse comoortamento é ou não norma, e sim enterder o que está por trás deste comportamento de agressivo de raiva e apatia. Entretanto, posso perceber que você desenvolveu mecanismo de defesa disfuncional e imaturo para lidar com situações estressoras, até porque a raiva só prejudica a quem sente. E quanto a sua ausência de aproximidade e afeto com a sua mãe, não foi do nada que gerou-se, pode está ligada a sua história de vida com ela. Para ambos entendo que seria bom para a sua saúde mental, já que você traz como algo que o está incomodando a ponto de causar desequilíbrio emocional, procurar ajuda de psicólogo para entender e desenvolver formas de solucionar estas demandas em sua vida.
Espero ter ajudado, a Psicóloga Ussénade.
Boa sorte, precisando é só me procurar.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

29 JAN 2019

Boa tarde,

Essas reações que você está experimentando não são mudança na sua personalidade, pois todos nós reagimos de forma diferenciada a cada situação da vida. Provavelmente você está se sentindo confuso com porque não compreende bem essas mudanças.

Já os aspectos de teu relacionamento parecem bem negativos e não são coisas simples de serem trabalhadas. Procura uma psicoterapia. Vai te ajudar.

Atenciosamente, Jefferson Florencio Torres

Jefferson Florencio Torres Psicólogo em Caruaru

8 respostas

29 JAN 2019

Ao que parece vc está bastante confuso. Sugiro procurar um psicólogo, de sua confiança, para que esta possa te ouvir, te entender e trabalhar, junto a vc, suas dificuldades e dúvidas
Att

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo